sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Confira os 33 municípios com reforço de segurança a partir desta sexta

Até o dia 25, mais de 3,8 mil policiais militares vão fortalecer segurança em centros comerciais

Diariamente, cerca de dez mil PMs são lançados no policiamento ostensivo / Hélia Scheppa/Divulgação
Diariamente, cerca de dez mil PMs são lançados no policiamento ostensivo
Hélia Scheppa/Divulgação
Cidades

Os centros comerciais de 33 municípios pernambucanos vão receber reforço no policiamento ostensivo a partir desta sexta até o dia 25. Ao todo, 3.812 policiais militares vão trabalhar em jornadas extras, a pé e motorizados, para garantir mais segurança a clientes e comerciantes durante as compras de Natal, que costumam crescer nessa época do ano. A Operação Papai Noel, como denominada, foi anunciada ontem à tarde, em coletiva à imprensa na Secretaria de Defesa Social (SDS), em Santo Amaro, área central do Recife.


“Nosso objetivo é diminuir a quantidade de roubos e furtos e trazer mais tranquilidade para quem está comprando e para quem está vendendo”, salienta o secretário da SDS, Antônio de Pádua. As estatísticas do órgão mostram a necessidade de tal preocupação. De janeiro a outubro foram 102.972 ocorrências de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), em geral roubos e furtos, uma média de 10,2 mil por mês.
O maior reforço acontece nos centros comerciais mais movimentados, como no Recife, onde 992 PMs trabalharão nas suas folgas. “É o dobro dos lançamentos diários”, salienta o diretor de planejamento operacional da PM, coronel Roberto Santana. Somando com os da Região Metropolitana são 1.632 militares a mais. Em Caruaru, há um acréscimo de 512 e em Santa Cruz do Capibaribe, de 166.
O coronel assegura não estar reduzindo efetivo em outros locais e diz que o reforço se dará mediante pagamento adicional, fora do Programa de Jornada Extra de Segurança (PJES), que agrega 5.411 PMs trabalhando, voluntariamente, em seus horários de folga. A média de lançamentos diários no Estado é de dez mil militares.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Recife), Eduardo Catão, participou da coletiva e falou da importância da medida para o comércio, que já está sentindo os efeitos da Operação Cerne, que reforçou o policiamento ostensivo no Centro da capital.

DEMANDA

A média de pessoas em circulação no Centro do Recife é de aproximadamente 800 mil, em dias normais. Nessa época do ano chega a 1,1 milhão”, destaca. “No início do mês, a expectativa de crescimento nas vendas seria de 4%, mas a partir de conversas com lojistas e clientes, o sentimento de segurança tem feito o comércio ficar mais aquecido. Com isso, a nova expectativa da CDL é de que as vendas cresçam em até 7% em relação ao mesmo período de 2016”.
A Operação Papai Noel se dará nos horários de maior fluxo comercial. Duplas de policiais atuarão a pé em locais estratégicos, enquanto equipes motorizadas farão rondas pelas regiões. O reforço é para os 14 municípios do Grande Recife, oito do Agreste, sete do Sertão e quatro da Zona da Mata.

Antônio de Pádua lembra que, no Agreste, onde há polos comerciais de confecções, está mantida a Operação Têxtil, bem como os reforços que já acontecem no litoral e na Avenida Agamenon Magalhães, na capital.

MUNICÍPIOS COM REFORÇO

A Operação Papai Noel trará reforço para os 14 municípios da RMR, 8 do Agreste, 7 do Sertão e 4 da Zona da Mata:
Recife: O 11º, 12º, 13º, 16º e 19º Batalhões, assim como a Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur)destacarão efetivo para a ação
RMR: A operação será realizada nos municípios de Olinda (1º BPM e Ciatur), Jaboatão dos Guararapes (6º e 25º BPM), Paulista, Abreu e Lima, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Araçoiaba (17º BPM), Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca (18º BPM), Camaragibe, São Lourenço da Mata (20º BPM) e Moreno (25º BPM)
Agreste: O reforço se dará em Gravatá (5ª Companhia Independente da Polícia Militar - CIPM), Caruaru (4º BPM), Garanhuns (9º BPM), Pesqueira (8ª CIPM), Belo Jardim (15º BPM), Surubim (22º BPM), Santa Cruz do Capibaribe e Toritama (24º BPM)
Zona da Mata: Receberão efetivo extra os municípios de Goiana (3ª CIPM), na Mata Norte, e Palmares (10º BPM), Vitória de Santo Antão e Escada (21º BPM), na Mata Sul
Sertão: Terão o policiamento fortalecido os municípios de Arcoverde (3º BPM), Petrolina (5º BPM), Ouricuri e Salgueiro (8º BPM), Serra Talhada (14º BPM) e Afogados da Ingazeira (23º BPM), assim como Santa Maria da Boa Vista (7ª CIPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário