Recife tem pior trânsito em horário de pico no País, aponta pesquisa
A capital pernambucana fica na frente de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro
Recife aparece em primeiro lugar da lista, com tempo de 1,86 nas viagens
Foto: Luiz Pessoa/JC Imagem
JC Online
O tempo de locomoção de quem trafega no Recife de carro em horários de pico é, em média, 86% maior do que nos momentos sem engarrafamento. O resultado é do Índice 99 de Tempo de Viagem (ITV 99), realizado pelo aplicativo de transporte urbano 99, que também mostrou que a capital pernambucana tem o pior trânsito entre as cidades brasileiras nos horários entre as 7h e 10h e entre as 17h e as 20h.
Recife aparece em primeiro lugar da lista, com tempo de 1,86 nas viagens. Em seguida, vêm Porto Alegre (1,77), Belém (1,76), Barueri (1,74), Rio de Janeiro (1,71) e São Paulo (1,70). Os dados foram coletados em viagens feitas pelo aplicativo, em carros particulares, entre junho e agosto de 2017. As cidades foram divididas em microrregiões e o índice foi calculado para a média de deslocamentos no horário de pico.
Região com trânsito lento
Cada cidade recebeu um mapa com um recorte específico, dividida em hexágonos. Cada viagem iniciada em um destes hexágonos e destinadas a qualquer outro lugar demora, em média, uma determinada quantidade de tempo a mais em horário do pico do que se o tráfego estivesse livre.
No Centro do Recife, por exemplo, em um bairro como o Recife Antigo, as rotas são bastante lentas. Em média, as viagens que começaram na região demoraram 81% a 102% a mais nos momentos de trânsito intenso do que quando estava livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário