quinta-feira, 6 de julho de 2017

Em dois anos Volvo só terá novos modelos híbridos ou elétricos

Tradicional fabricante sueca anunciou que a partir de 2019 não vai lançar mais nenhum modelo com motor apenas à combustão

Os novos Volvos serão totalmente elétricos ou híbridos como o XC90 Drive-E que já está à venda no Brasil / Divulgação
Os novos Volvos serão totalmente elétricos ou híbridos como o XC90 Drive-E que já está à venda no Brasil
Divulgação
Editoria de Veículos

A montadora Volvo anunciou ontem, na Suécia, que os lançamentos de carros da marca produzidos a partir de 2019 só sairão de fábrica com motor híbrido ou elétrico. Isso não quer dizer que versões só a gasolina ou diesel desaparecerão imediatamente. A ideia de fazer veículos exclusivo com motores “verdes” só vale para novos projetos a partir de 2019. Os que já existem e são vendidos com motor a gasolina e diesel continuarão sendo comercializados e terão sua produção descontinuada gradativamente no Brasil e no exterior.
Uma prova é que a marca acabou fazer o lançamento mundial do novo XC 60. O carro chega em agosto ao Brasil, inclusive, com motor a gasolina. A configuração movida a diesel está programada para chegar no próximo ano, assim como a híbrida. Uma outra questão é o XC40, SUV compacto previsto para desembarcar no próximo ano - provavelmente - com motor a gasolina. Mas é indiscutível que o anúncio da Volvo representa um dos movimentos mais significativos de um fabricante de automóveis ao apostar na eletrificação e destaca – mais de um século após a invenção do motor a combustão interna – que os motores elétricos estão preparando o caminho para um novo capítulo na história. “As pessoas exigem cada vez mais carros eletrificados e queremos responder às necessidades atuais e futuras dos nossos consumidores, que poderão escolher qualquer modelo Volvo que desejar”, diz Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars.

ELÉTRICOS

A Volvo apresentará um portfólio de carros eletrificados em toda sua gama de produtos, abrangendo carros totalmente elétricos e híbridos. Serão lançados cinco carros totalmente elétricos entre 2019 e 2021, três dos quais Volvo e dois veículos de alta performance da Polestar, a nova divisão de alto desempenho da Volvo. Os detalhes dessa iniciativa serão anunciados posteriormente. O comunicado da marca diz que isso significa que, no futuro, não haverá carros Volvo sem motor elétrico, já que os modelos com propulsor a gasolina serão gradualmente eliminados e substituídos por veículos aprimorados com opções eletrificadas.

A iniciativa destaca o compromisso da Volvo de minimizar seu impacto ambiental e, assim, tornar as cidades do futuro mais limpas. A fabricante sueca está focada em reduzir as emissões de carbono de seus produtos, assim como de suas operações, neutralizando a atividade de suas fábricas até 2025.
A Volvo planeja vender 1 milhão de carros eletrificados até 2025. “Essa estratégia nos permitirá atingir esse objetivo”, dizem os executivos da marca.Em nosso País, a montadora sueca Volvo comercializa cinco modelos distintos: o esportivo V40, V60, o sedã S60, os utilitários esportivos XC60 e o XC 90. O mais barato da linha da Volvo é o V40, vendido por R$ 120 mil. O mais caro da família é o grandalhão XC 90 Excellence, vendido por R$ 500 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário