segunda-feira, 24 de julho de 2017

'DEM será um dos partidos mais importantes do Brasil', afirma Mendonça Filho

Para ministro da educação, legenda poderá chegar a 50 deputados após migrações de parlamentares de outras legendas

Declarações foram feitas após evento de liberação de recursos em Catende / Foto: Divulgação/MEC
Declarações foram feitas após evento de liberação de recursos em Catende
Foto: Divulgação/MEC
Mariana Araújo
O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), afirmou, que a ampliação do bloco de deputados do DEM com a possível chegada de parlamentares do PSB, da ala dissidente, transformará o DEM em um dos partidos mais importantes do Brasil. A expectativa é que a legenda, hoje com 29 deputados, alcance a marca de 50 parlamentares.
"Esse bloco é nacional. Isso vai significar que do DEM voltará a ser um dos partidos mais importantes do Brasil. A gente imagina com que o partido possa ter até 50 parlamentares na Câmara Federal", disse o ministro, na manhã desta segunda-feira (24), em Catende, durante anúncio de obras de reconstrução de escolas e creches dos municípios pernambucanos atingidos pelas enchentes deste ano. Foram liberados R$ 22,7 milhõespara as escolas atingidas.
"Há uma dissidência, que não é de hoje, que tem se agravado no PSB, que envolve cerca de 15 deputados do PSB. Essa dissidência tem permitido que os deputados observem o horizonte partidário e dentro dessa realidade, contemplem e avaliem do DEM como uma alternativa. A gente está em conversas com esses grupos para que a gente possa ou não avançar em um momento adequado", completou o ministro.


Para Mendonça Filho, a migração de parte da bancada socialista trará reflexos também na base de apoio para as eleições estaduais de 2018. "Isso trará desdobramentos para a realidade pernambucana. Mas eu não tenho pressa com relação a isso, minha agenda hoje é a agenda administrativa, cuidar da educação, trabalhar pelo Brasil e trabalhar pela educação de Pernambuco, que é o que estou fazendo", acrescentou o ministro.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), esteve em Pernambuco recentemente conversando com integrantes da bancada socialista pernambucana, incluindo o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB).
Mendonça também afirmou que o DEM ainda não trabalha com a possibilidade de Maia vir a ser o presidente da República. Nesta terça (25), a admissibilidade da denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer (PMDB) será colocada em votação na Câmara. Mendonça deverá, assim como todos os ministros que são parlamentares, ser exonerado para votar favoravelmente a Temer.
"Não, não há essa discussão. A gente tem o respeito à Constituição, o respeito à avaliação do Congresso Nacional, a quem caberá fazer as avaliações com relação ao andamento de toda a polêmica envolvida nos últimos dias. No momento atual, a gente continua firme manifestando o apoio ao presidente Temer", declarou Mendonça.

EVENTOS

O evento de liberação de recursos reuniu prefeitos de Catende, São José da Coroa Grande, Barreiros, Palmares e Ribeirão, beneficiadas nesta liberação. Além desses, também estiveram presentes os gestores de Gameleira, São Benedito do Sul, Jaqueira, Barra de Guabiraba e Cortêz, também atingidas, mas que não receberam recursos nesta leva. Segundo o ministro, as prefeituras que não foram contempladas, não apresentaram projetos e podem ser incluídas nas próximas liberações.
Depois de Catende, Mendonça irá a Caruaru anunciar as obras para as escolas municipais atingidas pelas chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário