domingo, 30 de setembro de 2018

Visita a mercado e carreata abrem o domingo de Paulo Câmara no Grande Recife

Ainda neste domingo o governador passa por Garanhuns e Lajedo, no Agreste pernambucano

Primeiro compromisso do governador foi no Mercado de Paratibe, em Paulista / Foto: Andrea Rêgo Barros/ Divulgação
Primeiro compromisso do governador foi no Mercado de Paratibe, em Paulista
Foto: Andrea Rêgo Barros/ Divulgação
Da editoria de Política

O início da última semana de campanha do governador Paulo Câmara (PSB), que concorre à reeleição, começou cedo e contemplou regiões distintas do Estado. Nesta manhã e durante parte da tarde, o socialista direcionou todos os seus esforços para a Região Metropolitana do Recife. No restante do dia, Paulo dedica-se a atos públicos no Agreste pernambucano, nas cidades de Garanhuns e Lajedo.


O primeiro compromisso do domingo (30) foi no Mercado Governador Eduardo Campos, situado no bairro de Paratibe, em Paulista. O governador chegou ao prédio pouco depois das 8h30, acompanhado de aliados como o deputado federal Fernando Monteiro (PP), a deputada estadual Laura Gomes (PSB) e o prefeito da cidade, Júnior Matuto (PSB). Pedro Campos, filho de Eduardo, também acompanhou a visita.
Durante a passagem pelo equipamento – que foi requalificado a partir de uma parceria da prefeitura com o governo estadual –, Paulo enfatizou investimentos da sua gestão para os mercados pernambucanos e afirmou ter consciência de que o Estado ainda precisa melhorar no quesito segurança pública. “A gente sabe que tem que avançar na segurança. Mais de 5 mil homens foram contratados nos últimos quatro anos para reforçar o policiamento em todos os prédios públicos e eu vou continuar fazendo isso nos próximos quatro anos”, declarou o governador.

Avaliando o curso da sua campanha à reeleição, o socialista disse estar satisfeito com o que foi construído até o momento. Paulo garantiu, ainda, que não deve mudar sua estratégia nos próximos dias, inclusive em relação às críticas que tem dirigido ao seu principal oponente, o senador Armando Monteiro (PTB). 

CARREATA

Saindo de Paulista, Paulo participou de carreata da Frente Popular em Olinda. Participaram do evento nomes como a deputada federal Luciana Santos (PCdoB), o prefeito Professor Lupércio (SD) e o deputado federal Augusto Coutinho (SD). O governador ainda com agendas em São Lourenço da Mata, no Grande Recife, e nas cidades de Garanhuns e Lajedo, no Agreste do Estado.

Mulher é atacada pelo marido com dez golpes de faca em São Lourenço da Mata

O marido da vítima a atingiu com golpes no tórax, pescoço e costas

Crime aconteceu na rua Primavera, em São Lourenço da Mata / Foto: Reprodução/ Google Street View
Crime aconteceu na rua Primavera, em São Lourenço da Mata
Foto: Reprodução/ Google Street View
JC Online

Uma mulher identificada como Elizabeth da Silva, de 35 anos, foi atingida com dez golpes de faca na manhã deste domingo (30). O crime aconteceu na rua Primavera, bairro Capibaribe, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife.
Elizabeth estava em casa quando seu marido, identificado por Antônio Fernando da Silva Cardozo, 47, a atingiu com golpes nas costas, pescoço e tórax. 

Motivação

Segundo informações do 20º Batalhão da Polícia Militar, o homem alegou que atacou Elizabeth porque ela estava o traindo. 


Estado de saúde

A vítima foi levada ao Hospital Getúlio Vargas, localizado no bairro do Cordeiro, no Recife, com quadro estável. Já o agressor, levado para a Delegacia de Polícia de Camaragibe para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Sport goleado na estreia de Milton Mendes

Sport perde para o Atlético-MG por 5x2 e segue na vice-lanterna
Atlético-MG venceu o Sport por 5x2 no Independência / Estadão Conteúdo
Atlético-MG venceu o Sport por 5x2 no Independência
Estadão Conteúdo
JC Online

Novo técnico, velhos problemas. Na estreia de Milton Mendes, o Sport foi goleado pelo Atlético-MG por 5x2, no Estádio Independência, num dia em que o sistema defensivo voltou a falhar. Especialmente o zagueiro Durval, expulso ainda no primeiro tempo. Foi a nona derrota seguida como visitante do Leão, ainda vice-lanterna do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, o Sport se mantém em 19º, com 24 pontos. Mas agora a podendo ter a desvantagem ampliada para os times fora da zona de rebaixamento, ao final da rodada. Já o Galo, com 45, segue em sexto.
Num duelo que começou em alta velocidade. Com o Leão chegando na área rival no primeiro minuto. Levando o troco em seguida, com Chará chutando com perigo. Dois minutos depois, o atacante desperdiçava outra oportunidade, mandando para fora.
O Sport marcava de forma mais agressiva, na frente. E não abria mão de atacar. Encarando o melhor ataque do Brasileirão. Mas deixando espaços. Aos 5 minutos, o clube pernambucano abriu o placar, com o zagueiro Leonardo Silva cabeceando contra o próprio gol, após cobrança de escanteio. A reação do Galo foi imediata. Com Chará aproveitando as brechas na marcação, além de sua velocidade. Aos 7, aproveitou erro de Hernando para invadir a área e deixar Elias livre para empatar.

Mesmo com o empate, o Sport seguiu tentando atacar, sem consertar os espaços deixados nas laterais. Especialmente na direita. Chará, auxiliado por Cazares, ganhava todas. E numa jogava semelhante ao primeiro gol, aos 24 minutos, o colombiano tentou servir Ricardo Oliveira. Desequilibrado, Durval tocou a bola com mão. Pênalti marcado e bem convertido por Fábio Santos. Era o início da sequência de gols dos mineiros. E de falhas do camisa 4 rubro-negro. Dois minutos depois, Sander falhou e Durval foi facilmente driblado na área por Emerson, que fez golaço. Em seguida, o zagueiro tinha a bola dominada. Mas esperou pela chegada de Magrão, sem avistar a aproximação de Cazares, que tomou e tocou para o gol vazio. Logo depois, o xerife fez falta dura e tomou o segundo cartão, sendo expulso.
A partir daí, o Sport se fechou, com a entrada da Raul Prata na vaga de Rafael Marques.
Na segunda etapa, o time mineiro iniciou em busca de mais gols. Com mais posse de bola e volume de jogo. Já o rubro-negro, mais precavido, seguiu fechado. Saindo menos em contra-ataques. No primeiro, aos 11, diminuiu o placar. Após cruzamento de Raul Prata, Michel Bastos desviou de cabeça, sem chances para Vítor.
O Atlético-MG voltou a forçar. Aproveitando a marcação desencontrada dos volantes Marcão e Jair. Aos 18, Magrão evitou gol de Chará, em chute à queima-roupa. Aos 24, no entanto, Ronaldo Alves errou o bote e deixou Ricardo Oliveira livre para marcar o quinto. Fechando a goleada

Aos 89 anos, morre a cantora Angela Maria

Segundo o marido, a ‘Rainha do Rádio’ faleceu em decorrência de uma infecção

Angela Maria morreu vítima de uma infecção / Foto: André Nery / Acervo JC Imagem
Angela Maria morreu vítima de uma infecção
Foto: André Nery / Acervo JC Imagem
JC Online

Morreu em São Paulo na manhã deste domingo (30) a cantora Angela Maria, aos 89 anos. A notícia foi confirmada em vídeo pelo marido da artista, o empresário Daniel D’Angelo, em um vídeo postado nas redes sociais. “Ela teve uma trajetória de 34 dias no hospital. Estava sofrendo muito e hoje nos deixou”, afirmou.
Angela Maria estava internada em uma unidade do Hospital Sancta Maggiori, localizada no bairro do Itaim Bibi, zona sul da capital paulista. O velório da cantoria será realizado a partir das 10h da manhã no Cemitério Congonhas, também na zona sul de São Paulo. O enterro está marcado para as 16h.


Trajetória

Nascida em Conceição de Macabu, no Rio de Janeiro, Angela era casada com Daniel D’Angelo desde o fim dos anos 1970. Ela deixa quatro filhos: Ângela Cristina, Lis Ângela, Rosângela e Alexandre.
Com o primeiro disco gravado em 1951, Angela começou a carreira na música cantando no coro de uma igreja. Conhecida como “Rainha do Rádio”, interpretou sucessos como “Não tenho você”, “Babalu” e “Moça Bonita”. Em 2017, a cantora lançou o álbum “Angela Maria e as Canções de Roberto e Erasmo”, onde dá voz a músicas dos compositores.

Cruzamento da gentileza: simpatia e educação que fazem a diferença no trânsito

Agente de trânsito e limpador de vidros são reconhecidos por encarar o cotidiano com sorrisos estampados nos rostos e serem exemplos de gentileza

Edvan Gomes faz do cruzamento da Rua da Aurora com a Avenida Norte um lugar especial / Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Edvan Gomes faz do cruzamento da Rua da Aurora com a Avenida Norte um lugar especial
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem
Caio Campos
Do JC Online
Começar o dia e encarar o trânsito não é uma tarefa fácil. Muitas são as reclamações sobre o tráfego recifense, mas no cruzamento da Rua da Aurora com a Avenida Norte, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife, os condutores encontram um diferencial. Ali, há um oásis de gentileza, protagonizado pelo agente de trânsito Edvan Gomes, de 55 anos, e o limpador de vidros Wellington Lopes, de 34 anos.
Sempre com um sorriso no rosto, Edvan Gomes, agente de trânsito há 12 anos, costuma cumprimentar todos que por ele passam, seja dando ‘bom dia’, fazendo um aceno ou ajudando quem precisa atravessar as vias. “Eu fico até surpreso, uma coisa tão simples. Às vezes você dá um bom dia, uma saudação, é uma coisa tão natural. Aos poucos percebi que isso tomou uma proporção cada vez maior, até pensava ‘será que é comigo mesmo?’. As pessoas param, tiram foto e parabenizam. Eu fico muito grato, mas acho que não é pra tanto”, conta o agente ao sorrir sem jeito. “Aqui recebo muita coisa, como manga, água de coco, bolo, café e procuro dividir com os outros, distribuir para pessoas que precisam mais”, acrescenta.
Edvan acredita que sua motivação vem da educação, considera que ser gentil é algo que sempre traz um retorno. “É muito importante a gente ser bem recebido. Estamos aqui na porta da nossa casa, da nossa prefeitura. Eu fico satisfeito e alegre de receber essas pessoas e é isso que me motiva, causar um bem-estar. Uma vez um rapaz chegou e agradeceu pelo gesto, pela energia e começou a chorar, me abraçou. Eu até me emocionei, porque eu não imaginava essa amplitude de um gesto tão simples”, relembra.
Quem passa pelo cruzamento logo percebe que a reação da população é espontânea e positiva. Quando um semáforo abre, diversas buzinas podem ser ouvidas, mas não de alerta ou irresignação, mas, sim, de agradecimento. O condutor Elias Celestino, de 54 anos, passa todos os dias pela Rua Aurora e não deixa de cumprimentar o agente de trânsito. “A conduta dele é muito boa, ele é muito íntegro no que faz, uma pessoa firme, tem conhecimento daquilo que faz, camarada. Costumo responder sempre e vejo que muitos carros também buzinam, ele é um referencial. A presença dele é muito importante”, afirma.
José Ferreira, de 67 anos, acha o trabalho de Edvan muito bonito e diz que sempre dá um abraço nele, quando passa com sua bicicleta.


Gratidão

Embora o destaque pessoal, Edvan Gomes não esquece dos outros agentes que “estão na luta”. “Existem muitos companheiros que mereciam esse reconhecimento. As pessoas olham com carinho pra mim, e eu sou grato, mas tem gente empenhada em fazer um bom trabalho, colocar esse trânsito que tá meio complicado numa melhor posição, inclusive dentro das repartições, nos setores”, diz o agente.

A Cidade do Recife conta com um total de 500 agentes de trânsito, externos e internos, informa a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Segundo o órgão, vias como a Avenida Agamenon Magalhães e a Avenida Norte contam, cada, com 12 agentes atuando nos principais cruzamentos. 

Dever de ‘pai’

Quando questionado sobre se aplica multas, Edvan se mostra firme no seu posicionamento.
“Fico temeroso quando a gente é visto com muito carinho, porque me sinto como se fosse punir um filho. Mas eu dou multa sim, pois uma conduta errada no trânsito é um perigo. O Código de Trânsito Brasileiro é para preservar a vida. Quando você faz uma determinada irregularidade, isso pode causar um dano que pode chegar a ser fatal. Eu procuro separar as coisas, educar na hora de educar, mas dar a ‘palmada’ quando for preciso. Um avanço de sinal, por exemplo, é criminoso, é um atentado contra a vida dos outros e a do próprio condutor”, pontua.
O agente destaca, ainda, que a educação das crianças é fundamental para um trânsito melhor. “Precisamos de um trabalho frequente nas escolas, pois as crianças podem impedir que os pais cometam alguma irregularidade ao apontar um erro, e elas serão os motoristas melhores no futuro”, sustenta Edvan.

GALERIA DE IMAGENS

Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Guga%20Matos/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20S%E9rgio%20Bernardo/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20S%E9rgio%20Bernardo/JC%20Imagem
Próximas


“A gente só colhe aquilo que planta. Se a gente plantar o bem, colhe o bem”

Quem também está presente no ‘Cruzamento da gentileza’ é o limpador de vidros Wellington Lopes, de 34 anos. Receptivo com todos, Wellington conta que está naquele ponto há mais de 20 anos, sempre alegre. “Minha motivação é viver. Agradeço muito a Deus por ter me dado essa disposição e alegria, porque problema todo mundo tem, se a gente deixar se dominar por isso, não vamos para canto nenhum. Os problemas, como diz no popular, eu pego e boto debaixo do pé. O rico, que é o rico, tem problema e não sabe lidar. A gente que é pobre tem que aprender, porque é todo santo dia. Aqui é outra vida já, é meu pão de cada dia. A gente só colhe aquilo que planta, se a gente plantar o bem, colhe o bem. Eu trabalho desse jeito”.
Wellington fica no cruzamento todos os dias, entre 6h e 8h, momento em que se organiza e segue para sua outra ocupação, oportunidade que conseguiu graças ao seu desempenho no sinal. Ele se distingue por sua abordagem, perguntando se os condutores aceitam a limpeza e agradecendo pela resposta, seja positiva ou negativa, desejando bom dia e bençãos. “Eu comecei próximo ao Shopping Tacaruna, mas lá começaram a ter perturbações, aí vim pra cá e comecei a molhar os carros. Mas aí me aconselharam a chegar pedindo, ao invés de molhar logo. Realmente foi bem melhor’, relatou o rapaz, que no meio da entrevista parou para cumprimentar um condutor que acenou para ele: “Bom dia, meu patrão. Vá com Deus”.
“O ruim desse trabalho é que muita gente discrimina, porque, realmente, a violência está demais e muita gente aproveita, mas termina prejudicando quem quer trabalhar e precisa, um pai de família. Por causa de uns, todos terminam pagando. Mas, até agora, aqui, graças a Deus, só foi alegria”, completa.

Manifestantes fazem carreata pró-Bolsonaro na Zona Sul do Recife

Centenas de carros tomam conta da Avenida Boa Viagem

Centenas de carros tomaram conta da Avenida Boa Viagem / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Centenas de carros tomaram conta da Avenida Boa Viagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
JC Online

Faltando exatamente uma semana para o primeiro turno das eleições de 2018, apoiadores do candidato a presidência Jair Bolsonaro realizam carreata na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Promovida pelo PSL e pelo candidato a deputado federal Luciano Bivar, o ato deste domingo (30) teve início em frente ao hospital da Aeronáutica e seguirá pela Avenida Boa Viagem até o comitê do partido, no bairro do Pina. 
Para Bivar, que também é coordenador da campanha de Bolsonaro em Pernambuco, o ato reúne "o povo" de forma "espontânea". "Olha, isso é uma militância espontânea, não é promovida por deputado A, B, C ou D, isso é o povo, uma militância absolutamente espontânea", disse o candidato que é um dos organizadores do evento.
"Então eu tenho absoluta convicção que o povo está cansado disso que está aí, dessa bandalheira, chegou o momento agora decisivo, se você quer um governo pirata ou um outro governo que vai preservar nossa cultura, nossa religiosidade, preservar uma economia de mercado, enfim é uma opção que o brasileiro vai fazer agora: ou a colonização, o socialismo totalitário ou um País livre, onde vai se incentivar aquele que produz nesse País", completou Bivar que participou ativamente das negociações de filiação de Bolsonaro ao PSL.

De acordo com Érika Siqueira, uma das coordenadoras do evento, a carreta mostra o desejo de mudança da população. "A expectativas são as melhores para esse ato. A gente está aqui na avenida para mostrar que a gente quer Jair Bolsonaro, a gente quer mudança. Jair Bolsonaro representa para o Brasil uma quebra de sistema", afirmou.

GALERIA DE IMAGENS

Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Diego%20Nigro/JC%20Imagem
Próximas

Outros atos

Também neste domingo (30), militares organizam uma carreata em apoio ao candidato do PSL a presidência da República. O ato liderado pelo Coronel Marcos Koury, se encontrou na Av. Mascarenhas de Morais e promete se unir a carreata organizada pelo candidato a deputado federal Luciano Bivar (PSL) na Avenida Boa Viagem, área nobre da capital pernambucana.  
Segundo o Coronel Koury, da Força Aérea Brasileira, o evento é totalmente apartidário, e contará com a participação de oficiais militares da aeronáutica, coronéis, da população civil, representantes da maçonaria, católicos e evangélicos. Nesse sábado (29), a organização do evento declarou apoio a Bruno Araújo (PSDB) e Mendonça Filho (DEM), candidatos ao Senado que não confirmaram presença na mobilização em apoio a Bolsonaro.

sábado, 29 de setembro de 2018

Contas de luz continuam com tarifa mais alta em outubro

Desde junho, as contas de luz estão no patamar 2, o que acarreta cobrança extra de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh)

Conta com bandeira vermelha incluem cobrança extra de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos / Foto: Arquivo/Agência Brasil
Conta com bandeira vermelha incluem cobrança extra de R$ 5 a cada 100 kWh consumidos
Foto: Arquivo/Agência Brasil
ABr

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quinta-feira (28) que vai manter a cobrança extra na conta de luz no patamar mais alto em outubro.


Desde junho, as contas de luz estão na bandeira vermelha, patamar 2, o que acarreta cobrança extra de R$ 5 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a agência, a cobrança será mantida porque ainda são desfavoráveis as condições hidrológicas e por causa da queda no nível de armazenamento dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN).
De acordo com a Aneel, apesar da queda do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), o cenário hidrológico foi desfavorável e não se vislumbrou melhora significativa do risco hidrológico (GSF, na sigla em inglês). “O GSF e o PLD são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada”, informou a agência.
Nos quatro primeiros meses do ano, vigorou a bandeira verde, sem cobrança extra na conta de luz. Em maio, vigorou a bandeira tarifária amarela, em que há adicional de R$ 1 na conta de energia do consumidor a cada 100 kWh consumidos.
Em junho, quando decidiu adotar a bandeira vermelha no patamar 2, a Aneel disse que a decisão foi tomada em razão do fim do período chuvoso e da redução no volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

Sistema

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. No patamar 1, o adicional nas contas de luz é de R$ 3 a cada 100 kWh; no 2, de R$ 5.

Dicas de economia

Para evitar aumento significativo nas contas, a Aneel faz algumas recomendaçoes aos consumidores, entre as quais de banhos mais rápidos para quem usa chuveiro elétrico, e optar por temperatura morna ou fria.
A agência sugere também a diminuição no uso do ar condicionado e que, quando o aparelho for usado, não se deixem portas e janelas abertas. Além disso, é preciso manter limpo o filtro do aparelho. Outra sugestão é que o consumidor fique atento ao tempo em que a porta da geladeira fica aberta e que nunca se coloquem alimentos quentes em seu interior.
Outras dicas são juntar as roupas para serem passadas de uma só vez e não deixar o ferro ligado por muito tempo e, em caso de longos períodos de ausência de casa, evitar que os aparelhos fiquem no sistema stand-by (em espera). Nesse caso, o mais indicado é retirá-los da tomada.

Fux derruba autorização para Lula dar entrevista da prisão

A permissão para a entrevista havia sido dada pelo ministro Ricardo Lewandowski, também do STF
O ministro do STF Luiz Fux / Foto: STF
O ministro do STF Luiz Fux
Foto: STF
Rafael Moraes Moura, do Estadão Conteúdo

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, decidiu na noite desta sexta-feira, 28, suspender a autorização para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conceda entrevista a jornalistas mesmo preso na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A permissão havia sido dada pelo ministro Ricardo Lewandowski, também do STF.
A decisão de Fux vale até o julgamento do caso pelo plenário da Suprema Corte, que poderá referendar ou não o posicionamento do ministro. Ainda não há previsão de quando o processo será apreciado pelos 11 ministros da Corte.
"Defiro a liminar, ad referendum do plenário, com fulcro no art. 4º da Lei nº 8.437/92, para suspender (…) os efeitos da decisão proferida nos autos da Reclamação n.º 32.035, até que o colegiado aprecie a matéria de forma definitiva. Por conseguinte, determino que o requerido Luiz Inácio Lula da Silva se abstenha de realizar entrevista ou declaração a qualquer meio de comunicação, seja a imprensa ou outro veículo destinado à transmissão de informação para o público em geral", determinou Fux.

"Determino, ainda, caso qualquer entrevista ou declaração já tenha sido realizada por parte do aludido requerido, a proibição da divulgação do seu conteúdo por qualquer forma, sob pena da configuração de crime de desobediência (art. 536, § 3º, do novo Código de Processo Civil e art. 330 do Código Penal)", completou Fux.

O petista está preso na superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, após ser condenado a 12 anos de um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá.

Afronta

A determinação de Fux atende a pedido do Partido Novo, que pediu que Lula não fosse autorizado a dar entrevistas antes das eleições, sob a alegação de que a decisão de Lewandowski afronta o princípio republicano e a legitimidade do pleito.
"Não se pretende com a presente ação impor qualquer tipo de censura. Muito longe disso, o que se pretende é que a entrevista não seja realizada antes das eleições. Não se trata apenas do fato de que ele está em cárcere. Outras entrevistas já se deram em cárcere", sustentou o partido Novo.
O partido alegou que faltam menos de 10 dias para o primeiro turno, que Lula tentou concorrer à Presidência da República e que a coligação "O Povo Feliz de Novo" insistiu por muito tempo em apresentá-lo como se fosse candidato ao Palácio do Planalto.
Pela manhã, o ministro Ricardo Lewandowski havia autorizado Lula a conceder entrevista à colunista Mônica Bergamo, do jornal "Folha de S.Paulo".

Em Pernambuco, os candidatos a governador receberam R$ 13,5 milhões para campanhas

Concorrendo ao Executivo, os candidatos que mais receberam foram Paulo Câmara (PSB) e Armando Neto (PTB)

Dani Portela foi uma das candidatas ao governo do Estado que recebeu menos recursos. Até agora, a campanha dela recebeu R$ 62 mil / Foto: Reprodução/TV Jornal
Dani Portela foi uma das candidatas ao governo do Estado que recebeu menos recursos. Até agora, a campanha dela recebeu R$ 62 mil
Foto: Reprodução/TV Jornal
Angela Fernanda Belfort

Os sete candidatos a governador de Pernambuco já receberam R$ 13,574 milhões para gastarem nas suas campanhas, segundo as informações disponibilizadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até as 17 horas de ontem. Esses recursos serão gastos até o primeiro turno das eleições que vai ocorrer no próximo domingo (07). Somente para o leitor ter uma ideia, essa quantia daria para comprar 387 carros populares na faixa dos R$ 35 mil cada. Ou seja, seria mais de um veículo por dia durante mais de um ano. E todo esse dinheiro será gasto em 45 dias, período que vai durar a atual campanha iniciada no dia 16 de agosto. E, no Estado, nenhum dos candidatos a governador chegou a receber o teto estabelecido pelo TSE que é de R$ 9,1 milhões. Até agora, o governador Paulo Câmara – que tenta a reeleição – é o que mais recebeu, totalizando R$ 7,6 milhões para a sua campanha.

Os maiores gastos de Paulo Câmara foram: R$ 2,5 milhões com serviços terceirizados, R$ 1,3 milhão com materiais impressos, R$ 500 mil bancaram testes ou pesquisas eleitorais e R$ 528 mil foram empregados na locação de bens móveis, de acordo com o TSE. O socialista também recebeu R$ 1,165 milhão de pessoas físicas, que representaram 15,28% do total recebido. O PSB doou R$ 6,4 milhões para a campanha da reeleição. O próprio candidato também fez uma doação de R$ 10 mil para sua própria campanha.

O segundo candidato a governador no recebimento dos recursos foi o senador Armando Monteiro (PTB) , totalizando R$ 5,2 milhões, sendo R$ 3,061 milhões do seu partido, o que corresponde a 58,13% do total. As pessoas físicas doaram R$ 1,4 milhão, o que correspondeu a 27,84% do total. Ele doou R$ 400 mil para a sua própria campanha.
O terceiro que mais recebeu recursos foi o advogado Maurício Rands (PROS) com R$ 651,1 mil, dos quais 98,29% foram doados pela sua legenda. Os demais candidatos a governador receberam muito menos, porque são de partidos pequenos. Os dois principais fundos (o eleitoral e o partidário) que bancam as campanhas deste ano são formados por recursos públicos com dinheiro dos contribuintes. Para os recursos dos fundos, a definição de quanto cada partido vai receber é feita pelo TSE baseada no número de deputados federais e senadores eleitos. Também é possível doação de pessoas físicas.

Em Pernambuco, os candidatos ao chefe do Executivo que receberam menos foram Dani Portela (PSOL) com R$ 60,2 mil, Julio Lossio (Rede) que recebeu R$ 31,2 mil, Simone Fontana (PSTU) que obteve R$ 32,1 mil e Ana Patrícia Alves que contabilizou R$ 600. “É possível fazer uma campanha com poucos recursos. Defendemos que as campanhas devem ser cada vez mais baratas. Gastar R$ 9,1 milhões para eleger um governador é um abuso contra o contribuinte”, diz o coordenador da campanha de Dani Portela, Jesualdo Campos. Para ele, uma campanha deveria custar, no mínimo, R$ 5oo mil que seriam suficientes para bancar o guia eleitoral, o transporte, o material impresso e a equipe de assessoria ao candidato.


“A discussão agora é sobre se os valores dos tetos estabelecidos de gastos são altos ou baixos com base nessa campanha. Quando se fixa um teto, a tendência é gastar até esse limite. É importante ver quais foram os principais gastos, se eles correspondem à realidade, verificar no caso das empresas não serem laranjas etc”, resume o coordenador do Movimento Transparência Partidária, Marcelo Issa.

SENADO

Na disputa ao Senado, os candidatos que disputam o pleito no Estado receberam cerca de R$ 9,5 milhões, concentrados em quatro candidaturas. O líder nos recursos recebidos é o deputado federal, Mendonça Filho (DEM) que obteve R$ 2,9 milhões. O segundo lugar ficou com Bruno Araújo que recebeu R$ 2,4 milhões, seguido por Jarbas Vasconcelos com R$ 2,2 milhões e Humberto Costa com 1,8 milhão. O professor Hélio Cabral (PSTU) recebeu zero na atual campanha. (ver quadro ao lado). Todos gastaram menos do que o teto para a campanha ao Senado no primeiro turno que é de R$ 3,5 milhões.
Os maiores gastos dos candidatos ao Senado foram com impressos e equipes para fazer o guia eleitoral. O ex-ministro da Educação Mendonça Filho contratou R$ 492 mil em material gráfico e o ex-ministro das Cidades, Bruno Araújo, contratou R$ 502,6 mil em material impresso. Os dois também informaram uma despesa de R$ 136 com o aluguel de táxi aéreo. A reportagem do JC contactou as assessorias de todos os candidatos a governador e dos senadores Mendonça Filho, Bruno Araújo e Humberto Costa. A assessoria de Humberto informou que os gastos estão em cumprimento à legislação eleitoral.

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

Lewandowski autoriza que Lula conceda entrevista para jornal

A entrevista para a Folha de S. Paulo será a primeira concedida pelo ex-presidente desde que foi preso, no dia 7 de abril

Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro / Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert
Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro
Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert
JC Online

Nesta sexta-feira (28), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva a conceder entrevista para a Folha de São Paulo, de acordo com informações do Jota Info. Essa será a primeira vez que o petista falará diretamente com a imprensa desde o dia 7 de abril, quando foi preso.
Outros pedidos de entrevistas haviam sido negados anteriormente pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Desta vez, o pedido foi feito pelo jornal Folha de S. Paulo com base na lei de imprensa. A entrevista será conduzida na carceragem da Polícia Federal, onde o petista cumpre pena.

Lula foi condenado a 12 anos e um mês por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Nessas eleições, o ex-presidente tentou entrar na disputa como candidato pelo PT, mas foi julgado inelegível e teve que ser substituído por Fernando Haddad, até então seu vice.

Polícia divulga detalhes de operação contra assaltos a bancos na RMR

A quadrilha foi presa na Operação Pentágono, criada para combater assaltos às instituições financeiras

A prisão aconteceu quando um adolescente e três homens estariam se preparando para explodir caixas eletrônicos / Foto: Reprodução/ PM
A prisão aconteceu quando um adolescente e três homens estariam se preparando para explodir caixas eletrônicos
Foto: Reprodução/ PM
JC Online

A Polícia Militar divulgou na manhã desta sexta-feira (28) detalhes da prisão de três homens e apreensão de um adolescente que seriam especializados em roubar bancos. Segundo a Polícia Militar, a quadrilha foi presa na Operação Pentágono, recentemente criada para combater os assaltos às instituições financeiras. 
A prisão aconteceu na noite dessa quinta-feira (27), quando um adolescente e três homens estariam se preparando para explodir caixas eletrônicos em Porto de Galinhas, no Ipojuca, Região Metropolitana do Recife (RMR), na madrugada desta sexta-feira. Policiais militares do Batalhão de Radiopatrulha capturaram primeiro o trio, que estava sondando o local onde iriam cometer o crime, na Rua Bejupirá.

O grupo estava com dois revólveres calibre 38 com 12 munições, uma espingarda calibre 12 com sete munições, balaclavas e luvas em um veículo. Eles indicaram a localização do quarto suspeito, no bairro da Cohab, do Cabo de Santo Agostinho, também na RMR, e o efetivo o encontrou com uma pistola calibre .380 com 15 munições.

Apoio

Ainda de acordo com a Polícia Militar, os infratores ainda poderiam contar com o apoio de outros cinco homens, que ainda não haviam chegado ao local no momento da prisão. No entanto, isso vai ser confirmado após as investigações, que ficarão a cargo da Polícia Civil. 
PRODUTORA-FANTASMA

Empresa paga com verba de campanha de Bolsonaro só existe no papel, diz revista

A produtora, que deveria ter sede no centro de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, recebeu R$ 240 mil para produção de vídeos para TV

O endereço da produtora, de nome Mosqueteiros Filmes Ltda, recebeu visita da reportagem da revista Época, que encontrou apenas uma casa vazia com anúncio de venda / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O endereço da produtora, de nome Mosqueteiros Filmes Ltda, recebeu visita da reportagem da revista Época, que encontrou apenas uma casa vazia com anúncio de venda
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Estadão Conteúdo

Uma produtora de vídeo que existe apenas no papel, no centro de Petrolina,  no Sertão de Pernambuco, recebeu R$ 240 mil para produzir vídeos para TV e redes sociais da campanha do candidato do PSL ao Planalto, Jair Bolsonaro. Conforme reportagem da revista "Época", o valor corresponde a cerca de 20% do total gasto na campanha pelo candidato até agora.
O endereço da produtora, de nome Mosqueteiros Filmes Ltda, recebeu visita da reportagem da revista, que encontrou apenas uma casa vazia com anúncio de venda. Os donos do imóvel disseram que a produtora alugou um escritório lá há muito tempo, mas que saíram há anos - e que não sabiam nem se a produtora ainda existia.


Outra agência produz o material de campanha

O questionamento é o fato de outra agência estar, na verdade, respondendo pelas peças, a 9ideia, que tem sede em João Pessoa, na Paraíba - que é agência publicitária, não produtora de filmes, desta forma não poderia atuar na campanha com os vídeos.

Segundo os responsáveis pela 9ideia, eles não têm envolvimento algum com a campanha de Bolsonaro, mas funcionários da agência estariam trabalhando na elaboração das peças do candidato do PSL
Procurada, a advogada Karina Kufa, indicada pela equipe de Bolsonaro para esclarecer a questão, disse que não há irregularidades na contratação. Questionada sobre o fato de funcionários da 9ideia prestarem serviço para a campanha, Karina disse que se trata de um problema trabalhista, o que seria problema da empresa e não da campanha.

Chineses buscam oportunidade de investimento em Pernambuco

Encontro Brasil-China foi realizado pelo consulado chinês no Recife e Governo de Pernambuco

Representantes de 23 empresas chinesas de 8 setores participaram do evento / Foto: Divulgação
Representantes de 23 empresas chinesas de 8 setores participaram do evento
Foto: Divulgação
Adriana Guarda
Em um curto intervalo de três meses, a recém-empossada cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing, fez três visitas ao Porto de Suape. Impressionada com o complexo, prometeu trazer uma missão de empresários chineses para conhecer Pernambuco. A promessa se cumpriu na quinta-feira (27) com a realização do Encontro de Negócios Brasil-China, que reuniu 40 empresários locais e 23 empresas chinesas. Se depender da disposição dos asiáticos, obras de infraestrutura que não saíram do papel ou ficaram pelo caminho poderão ser destravadas. Companhias do setor de infraestrutura demonstraram interesse na obra viária do Miniarco, nos terminais de contêineres e de minério de Suape e na ferrovia Transnordestina.
“Ela (Yan Yuqing) assumiu o consulado há apenas três meses, mas quis conhecer Suape de perto. Considero que suas visitas foram muito mais do que consulares, foram visitas de negócio. Tanto que estamos aqui recebendo representantes de importantes empresas chinesas”, diz o presidente de Suape, Carlos Vilar. Do evento de ontem participaram companhias dos setores de infraestrutura, tecnologia da informação, seguros e finanças, eletrodomésticos, equipamentos industriais, energia renovável, equipamentos de saúde e logística.
Antes do início da rodada de negócios, os chineses assistiram a apresentações sobre as oportunidades de negócios em Pernambuco, a infraestrutura do Porto de Suape e as normas da Receita Federal. Bastante atentos às apresentações, os chineses anotavam tudo em mandarim. Em seguida, as companhias presentes fizeram rápidas apresentações sobre seus perfis de negócios e a rodada teve início. O evento aconteceu no 10º andar do prédio da administração portuária de Suape, com a presença do anfitrião Carlos Vilar e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Antonio Mario Pinto.
“Estou feliz em assumir meu compromisso de trazer os empresários chineses a Pernambuco. Nos últimos anos as relações comerciais entre Brasil e China vêm aumentando, mas é preciso expandir isso para além de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os chineses estão em busca de projetos para investir e o Estado oferece grandes oportunidades. O segundo terminal de contêineres e o terminal de minério são ativos de interesse. Temos a Cosco Shipping Line, uma grande empresa chinesa da área de logística marítima que pode decidir investir aqui. Além disso, os bancos chineses também poderão financiar projetos de interesse”, afirma Yan Yuqing. A cônsul também destacou que três bancos chineses investiram na construção do Porto de São Luís e também já aportaram recursos no Ceará.

TRANSNORDESTINA

O representante da gigante da construção chinesa CCCC destacou o interesse do grupo de investir em rodovias e ferrovias. O secretário Antonio Mario informou sobre projetos que podem ser tocados no modelo de concessão, a exemplo do Minicarco (via alternativa ao Arco Metropolitano entre os municípios de Abreu e Lima e Igarassu para desafogar o trânsito no polo de desenvolvimento norte do Estado). O estudo de viabilidade começou a ser realizado pelo consórcio cearense Assist-Comol, mas ficou pelo caminho. O Miniarco é um investimento de R$ 180 milhões (R$ 160 milhões do empreendedor e R$ 20 milhões de contrapartida do governo do Estado) para uma estrada de 14,4 quilômetros. “Temos esse débito com a Jeep, que precisa utilizar essas estradas para escoar sua produção e os chineses podem ser parceiros nesse projeto”, aposta.
O secretário diz que os empresários chineses chegaram a questionar a possibilidade de ir a Brasília agendar reunião no Ministério dos Transportes para discutir as possibilidades de parceira no projeto da Transnordestina. Com obras paralisadas desde 2016, a ferrovia de 1.753 km já recebeu investimento de R$ 6,2 bilhões, mas só teve 600 km concluídos até agora. “Eles estão interessados no terminal de minérios, mas o empreendimento só se viabiliza com a chegada da ferrovia ao porto. Se sair o pacote completo vai ser bom”, afirma Vilar.

PROJETOS ABANDONADOS

Além das obras de infraestrutura, o Complexo de Suape também tem a oferecer áreas vendidas ou arrendadas para empresas que são concluíram seus projetos ou saíram do mercado. A diretoria mapeou 25 que estão nessa situação, a exemplo da Impsa, Jaraguá, Fiber Glass, Maxpet, Terranor, Wärtsilä e outras. “São empresas já prontas ou com alguma estrutura que podem ser substituídas por outras”, sugere Vilar.

Posto do Bradesco é alvo de explosão em Condado PE

Segundo moradores, os suspeitos chegaram em três veículos, sendo duas caminhonetes, e explodiram o posto de atendimento por volta das 4h desta sexta (28)

O posto de atendimento ficou totalmente destruído / Foto: Cortesia
O posto de atendimento ficou totalmente destruído
Foto: Cortesia
JC Online

Um posto de atendimento do Bradesco foi alvo de explosão na madrugada desta sexta-feira (28) em Condado, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. De acordo com a 3° Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), a ação aconteceu por volta das 4h onde os alvos foram os caixas eletrônico do estabelecimento, localizado na Avenida Quinze de Novembro.
Segundo os moradores, cerca de 10 suspeitos chegaram ao local em três veículos, sendo duas caminhonetes, efetuaram a explosão nos dois caixas eletrônicos do posto de atendimento, assustando os moradores do município. Segundo a PM, não houve troca de tiros e nem feridos.


Testemunhas informaram que os caixas eletrônicos que ficam no estabelecimento teriam sido abastecidos na tarde dessa quinta-feira (27). Ainda não se sabe qual foi a quantia levada pelos suspeitos. 

O Instituto de Criminalística (IC) já foi acionado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Porto de Galinhas

Um adolescente de 17 anos foi apreendido e três homens foram presos enquanto se preparavam para explodir caixas eletrônicos em Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, Grande Recife, na noite dessa quinta-feira (27). Policiais do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha abordaram o grupo em um carro, no Centro, após notarem a atitude suspeita. Armas e duas bananas de dinamite foram encontradas no veículo.
A quadrilha pretendia explodir caixas eletrônicos do Banco 24 Horas e da Caixa Econômica Federal, localizados a cerca de 100 metros da delegacia.
Os suspeitos maiores de idade foram identificados como João Vitor, 21, Willams Daniel, 19 e Isaías Aníbal. Um quarto homem conseguiu fugir. Além das duas bananas de dinamite, foram apreendidos um revólver calibre 38, uma espingarda calibre 12, uma pistola 380, toucas ninja, luvas e munições.
O grupo e o material apreendido foram levados para a delegacia de Porto de Galinhas.

Economia: Estado providencia mais energia para fábrica da Fiat, que busca ampliar produção

O consórcio de empresas liderado pela TSEA/Toshiba vai iniciar, até o final deste mês, as obras do sistema de suprimento de energia em 230 kV do parque industrial da FCA (Fiat Chrysler), em Goiana, na Região Metropolitana.

Será implantada uma linha de transmissão de 32 km, com uma subestação seccionadora de 230 kV e uma subestação transformadora de 230 kV/13,8 kV que, entre outros benefícios relacionados à qualidade da energia fornecida, permitirá à FCA ampliar a sua produção.

O Governo do Estado informou que está investindo cerca de R$ 84 milhões nesse projeto, que deve ser concluído no prazo de 16 meses.

“Para que o consórcio da TSEA/Toshiba assumisse a execução dos serviços, foi necessária a assinatura de um novo contrato com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDEC), uma vez que a primeira empresa desistiu de tocar o projeto”, informou a gestão.

O novo contrato foi assinado nesta sexta-feira (21), para que o sistema de suprimento de energia possa ser implantado já a partir deste mês.

Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Antonio Mario de Abreu Pinto, com essa obra, o Governo também está viabilizando a instalação de uma subestação de 230 kV/69 kV de 300 MVA da Rede Básica do Sistema Interligado Nacional de energia elétrica.

Ele lembra que essa obra participou do leilão de transmissão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em dezembro do ano passado, e deverá ser concluída até 2021.

Ainda de acordo com o secretário Antonio Mario, com essa nova conexão com a Rede Básica, haverá melhoria nas condições de suprimento de energia para toda a Mata Norte de Pernambuco e a Mata Sul da Paraíba.

“Com essa importante obra do Estado, a Zona da Mata Norte vai ganhar muito e poderá atrair novos investimentos para alavancar o seu desenvolvimento, como é o desejo de todos nós”, disse Antonio Mario.

Representando as empresas do consórcio estavam os diretores da TSEA/ Toshiba, Paulo Benites; da Rolim Engenharia, Franklin Rolim; da Engevix Engenharia, Rafael Gama Sales; e da Fram Capital, Nicolas Gutierrez Londoño.