Espaço
Próxima missão da NASA para Marte está confirmada para maio de 2018
NE10
InSight vai desvendar segredos da subsuperfície de Marte.Foto: NASA.
Inicialmente prevista para março deste ano, a missão InSight, da NASA, está confirmada para maio de 2018. O lançamento está previsto para o dia 5, com chegada ao Planeta Vermelho sete meses depois. Trata-se de um sismógrafo que vai perfurar cinco metros abaixo da superfície marciana para medir a temperatura do planeta e estudar a susuperfície.
Com isso, os cientistas querem estudar não apenas Marte mas a evolução dos planetas rochosos - os outros são Mercúrio e Vênis, além da Terra. A primeira data do lançamento não pôde acontecer por conta de um vazamento de vácuo num dos instrumentos, o SEIS (Experimento Sísmico para a Estrutura Interior).
"É gratificante saber que estamos a avançar com esta missão importante para nos ajudar a entender melhor as origens de Marte e de todos os planetas rochosos, incluindo a Terra", disse o diretor de Missões Científicas da Agência, Geoff Yoder, num comunicado.
O atraso de dois anos tem um motivo bem específico. Lançamentos para Marte só devem ocorrer quando há um alinhamento entre ele e a Terra, situação que acontece a cada 26 meses. A consequência ruim é que o valor da missão, que estava nos US$ 675 milhões ganhou um acréscimo de US$ 153, o que pode atrasar outros projetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário