sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Fim do prazo

Termina nesta sexta-feira campanha para atualizar caderneta de vacinação


ABr
 / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Termina nesta sexta-feira (30) a Campanha Nacional de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. Devem comparecer aos postos de saúde crianças menores de 5 anos e crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.

De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação – sobretudo entre adolescentes. Ao todo, 350 mil profissionais participam da campanha.

Ainda segundo a pasta, estão sendo disponibilizadas vacinas contra a tuberculose, o rotavírus, o sarampo, a rubéola, a coqueluche, a caxumba e o HPV, entre outras. Como a vacinação é feita de forma seletiva para a população-alvo, não há meta a ser alcançada.

Mudanças no calendário

Em janeiro deste ano, o ministério alterou o esquema de quatro vacinas: a poliomielite, o HPV, a meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente.

O esquema contra a poliomielite passou a ser de três doses da vacina injetável (2, 4 e 6 meses), mais duas doses de reforço com a vacina oral. Até 2015, o esquema era de duas doses injetáveis e três orais.

Já a vacinação contra o HPV passou de três para duas doses, com intervalo de seis meses entre elas para meninas saudáveis de 9 a 14 anos. Meninas de 9 a 26 anos que vivem com HIV devem continuar recebendo o esquema de três doses.

No caso da meningocócica C, o reforço, que era administrado aos 15 meses, passou a ser feito preferencialmente aos 12 meses, podendo ser feito até os 4 anos. As primeiras duas doses continuam aos 3 e 5 meses.

A pneumocócica sofreu redução de uma dose e passou a ser administrada em duas (2 e 4 meses), com um reforço preferencialmente aos 12 meses, mas que pode ser recebido até os 4 anos.

Programa Nacional de Imunizações

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações oferece cerca de 300 milhões de imunobiológicos, entre vacinas e soros – incluindo todas as doses recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.
Polêmica

Fachin dá 10 dias para Temer e Congresso explicarem MP do Ensino Médio


Estadão Conteúdo
MP que reforma o ensino médio brasileiro foi publicada pelo governo Temer na última sexta-feira / Foto: Agência Brasil
MP que reforma o ensino médio brasileiro foi publicada pelo governo Temer na última sexta-feiraFoto: Agência Brasil
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin decidiu nesta quinta-feira (29) pedir explicações ao presidente Michel Temer e ao Congresso Nacional sobre a controversa medida provisória que institui a reforma do ensino médio. O pedido do ministro foi feito no âmbito da ação direta de inconstitucionalidade movida pelo PSOL, que quer suspender imediatamente os efeitos da medida.

"Tendo em vista a relevância da matéria debatida nos presentes autos e sua importância para a ordem social e segurança jurídica, adoto o rito positivado no artigo 12 da Lei nº 9 868/1999, a fim de possibilitar ao Supremo Tribunal Federal a análise definitiva da questão", comunicou o ministro em seu despacho.


O PSOL apresentou o pedido de medida cautelar para suspender imediatamente a MP, até o julgamento definitivo da ação. A lei citada por Fachin prevê que, havendo pedido de medida cautelar, o relator poderá submeter o processo diretamente ao tribunal, que terá a faculdade de julgar definitivamente a ação. Não há, ainda, previsão para o assunto ser discutido pelos ministros do STF.

"Desse modo, e tendo a dimensão democrática acima delineada, a partir de fundamentos constitucionais, requisitem-se informações, no prazo comum de 10 (dez) dias, à Presidência da República, ao Congresso Nacional, por meio de suas duas Casas, bem como à Comissão Mista de Deputados e Senadores (...), para examinar a medida provisória objeto da presente ação direta", informou Fachin.

Depois da prestação de esclarecimentos por parte da Presidência da República e do Congresso Nacional, Fachin pediu que a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentem as suas manifestações.

Requisito 

Segundo o PSOL, embora o tema tratado pela medida provisória seja "relevante", a edição da MP não cumpre o requisito constitucional da urgência. "Na ausência do referido requisito constitucional, deve a medida provisória ser considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal", sustenta a legenda.

O PSOL alega ainda que a medida provisória está "repleta de vícios materiais que impedem a vigência de sua totalidade". "Ela desrespeita o amplo acesso à educação, a cidadania enquanto fórmula para a igualdade cívica e, sobretudo, dificulta a redução das desigualdades ao promover verdadeiro retrocesso social", diz a peça.

A MP que reforma o ensino médio brasileiro foi publicada na última sexta-feira (23). O texto mantém os trechos polêmicos que retiram a obrigatoriedade das disciplinas de Artes e Educação Física nesta etapa, embora o Ministério da Educação (MEC) garanta que elas seguirão na grade curricular pelo menos até a definição da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), no ano que vem.
Hospital

Polícia investiga suspeito de exercer medicina ilegalmente em Caruaru


NE10 Interior
Suspeito teria tentado transferir paciente de Cupira para o HMV, em Caruaru / Foto: reprodução/TV Jornal
Suspeito teria tentado transferir paciente de Cupira para o HMV, em CaruaruFoto: reprodução/TV Jornal
Um homem foi detido nessa quinta-feira (29) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, suspeito de exercer a medicina ilegalmente. Mário de Almeida Torolo, 35 anos, teria sido descoberto após tentar transferir um paciente de Cupira para o Hospital Mestre Vitalino (HMV).

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, foi constatado que o nome do profissional não constava no registro do Conselho Regional de Medicina (Cremepe). A segurança do hospital foi acionada e o homem - que não tem ligação com o HMV - foi levado para a delegacia.
No local, a Polícia Civil identificou que o suposto médico teria apresentado documentos no nome de André Luiz de Oliveira. Mário de Almeida foi autuado por exercer a profissão de médico sem autorização legal e uso de identidade falsa para obter vantagem.
De acordo com a polícia, Mário de Almeida foi ouvido e liberado após pagamento de fiança. Ele vai responder aos crimes em liberdade e o caso segue sendo investigado.
Segundo o Sindicato dos Médicos de Pernambuco, o suspeito teria se formado na Bolívia, mas não estaria habilitado para a prática na profissão, uma vez que teria sido reprovado no exame de revalidação de diplomas expedidos por instituições de ensino estrangeiras.
Colisão

Acidente entre quatro veículos deixa dois feridos na BR-101


JC Trânsito
Colisão ocorreu no sentido Recife / Foto:Hugo Henrique/Cortesia
Colisão ocorreu no sentido RecifeFoto:Hugo Henrique/Cortesia
Um acidente aconteceu na manhã desta sexta-feira(30) e deixou duas pessoas feridas no km 53 da BR-101, no bairro de Paratibe, no município de Paulista, no Grande Recife. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na colisão estavam envolvidos dois caminhões, um veículo Palio e uma motocicleta.
A colisão aconteceu por volta das 6h40. Os dois feridos foram o condutor e o passageiro da moto. Não há informações sobre o estado de sáude das vítimas. Ainda segundo informações da PRF, a dupla de feridos pegou a contramão enquanto fugia de uma ação policial.
Os outros veículos envolvidos no acidente apresenaram apenas danos materiais.

Serviço

Em caso de acidente, o motorista ou as testemunhas devem entrar em contato com os órgãos de trânsito dos municípios. Na Região Metropolitana do Recife, os principais telefones são:
LocaisTelefone
Recife0800.081.1078
Olinda(81) 3305.1021
Jaboatão0800.281.2099
Cabo(81) 3521.6763
Paulista(81) 98181.2070
Camaragibe(81) 3458.2983
BRs191
PEs190
Quando há vítimas192 e 193
Polêmica

Presidente filipino se compara a Hitler e diz querer matar milhões drogados


Agência Estado
Presidente afirmou querer matar 3 milhões de drogados / Foto: AFP
Presidente afirmou querer matar 3 milhões de drogadosFoto: AFP
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, elevou o tom retórico nesta sexta-feira (30) em relação à sua própria política anticrime, comparando a si mesmo com Hitler e afirmando querer matar 3 milhões de usuários de drogas.

Duterte emitiu seu novo alerta aos traficantes e usuários de drogas ao retornar à sua cidade natal de Davao, após uma visita ao Vietnã, onde discutiu uma campanha antidrogas com líderes locais.

Ele afirmou que suas ameaças públicas de mortes contra suspeitos são feitas para intimidá-los e desencorajar a atividade. Desta vez, no entanto, ele mencionou ter sido "comparado a um primo de Hitler", para depois dizer. "Hitler massacrou 3 milhões de judeus... Existem 3 milhões de viciados (nas Filipinas). Eles existem. Eu teria prazer em matá-los."

Ao passo que as vítimas de Hitler eram inocentes, Duterte afirmou que seus alvos eram "todos criminosos", e que se livrar deles era "acabar com o problema das drogas em meu país e salvar a próxima geração da perdição". 

Para o governo alemão, os comentários do dirigente filipino são inaceitáveis. "É impossível fazer qualquer comparação com as atrocidades únicas do Holocausto", afirmou o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Martin Schaefer. Fonte: Associated Press.
Crise

Taxa de desemprego sobe a 11,8% no trimestre até agosto, mostra Pnad do IBGE


É o maior resultado já registrado pelo Pnad / Foto: Marcos Santos/USP Imagens
É o maior resultado já registrado pelo PnadFoto: Marcos Santos/USP Imagens
A taxa de desocupação no Brasil ficou em 11,8% no trimestre encerrado em agosto de 2016, o maior resultado já registrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). A série histórica da pesquisa foi iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em igual período do ano passado, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 8,7%. No trimestre encerrado em julho deste ano, o resultado ficou em 11,6%.

O resultado divulgado nesta sexta-feira, 30, ficou dentro das expectativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que estimavam uma taxa de desemprego entre 11,40% e 11,90%, com mediana de 11,70%.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 2.011 no trimestre até agosto de 2016. O resultado representa queda de 1,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 177 bilhões no trimestre até agosto, queda de 3% ante igual período do ano anterior.

Desde janeiro de 2014, o IBGE passou a divulgar a taxa de desocupação em bases trimestrais para todo o território nacional A nova pesquisa substitui a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que abrangia apenas as seis principais regiões metropolitanas, e também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anual, que produz informações referentes somente ao mês de setembro de cada ano.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Paralisação

Greve dos bancários já dura 23 dias, terceira maior desde 2004


ABr
Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real. / Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real.Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A greve dos bancários, que entrou nesta quarta-feira (28) em seu 23º dia, já é a terceira mais longa desde 2004, quando a paralisação chegou a 30 dias. Em 2013, a segunda maior do período, a greve teve 24 dias. Ontem, após reunião com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), o Comando Nacional dos Bancários disse que os representantes dos bancos sinalizaram com um novo modelo de acordo, que passará a ter validade de dois anos, em vez de um, como ocorreu nos últimos anos.

“O acordo de dois anos pode ser uma boa alternativa, desde que traga ganho para os bancários”, disse Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários. Em nota, a Fenaban disse que a negociação continuará hoje. Segundo os bancários, uma reunião está marcada para as 15h.

Os trabalhadores reivindicam reajuste de 14,78%, sendo 5% de aumento real, considerando inflação de 9,31%;participação nos lucros e resultados (PLR) de três salários acrescidos de R$ 8.317,90; piso no valor do salário mínimo do Dieese (R$ 3.940,24), e vales alimentação, refeição, e auxílio-creche no valor do salário mínimo nacional (R$ 880). Também é pedido décimo quarto salário, fim das metas abusivas e do assédio moral.

Atualmente, os bancários recebem um piso de R$ 1.976,10 (R$ 2.669,45 no caso dos funcionários que trabalham no caixa ou tesouraria). A regra básica da participação nos lucros e resultados é 90% do salário acrescido de R$ 2.021,79 e parcela adicional de 2,2% do lucro líquido dividido linearmente entre os trabalhadores, podendo chegar a até R$ 4. 043,58. O auxílio-refeição é de R$ 29,64 por dia.

A proposta dos bancos, apresentada no último dia 9, foi de um reajuste de 7% para os salários e benefícios, somado a um abono de R$ 3.300 a ser pago em até dez dias após a assinatura do acordo. O reajuste seria aplicado também no PLR.

“A proposta apresentada traduz o esforço dos bancos por uma negociação rápida e equilibrada, capaz de atender às demandas por correção salarial e outros itens da Convenção Coletiva, com um modelo ajustado à atual conjuntura econômica”, disse em nota, na noite de ontem, a Fenaban.

Um balanço feito no fim do dia de ontem pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região informa que 913 locais de trabalho, sendo dez centros administrativos e 903 agências fecharam nesta terça-feira (27) na base do sindicato, com mais de 32 mil trabalhadores aderindo à greve.
Violência

Homem é morto a tiros em Jupi, no Agreste


NE10 Interior
Corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru / Foto: reprodução/TV Jornal
Corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de CaruaruFoto: reprodução/TV Jornal
Um homem foi assassinado a tiros na noite dessa terça-feira (27) em Jupi, no Agreste de Pernambuco.

De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu na Rua Projetada, no Alto dos Santos. Não há informações sobre suspeitos nem os motivos para o crime.

A vítima apresentava várias perfurações pelo corpo e estava sem documentos. Mais tarde, o homem foi identificado como Alexandro da Silva Carvalho, 31 anos.

O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru, também no Agreste. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Vaticano

Papa diz que responsáveis por bombardeios na Síria prestarão contas a Deus


AFP
Papa fez apelo a consciência das pessoas / Foto: AFP
Papa fez apelo a consciência das pessoasFoto: AFP
O papa Francisco denunciou nesta quarta-feira (28) o aumento da violência na Síria e fez "um apelo à consciência dos responsáveis por bombardeios, que terão que prestar contas a Deus".

"Seguimos recebendo notícias dramáticas sobre a situação da população de Aleppo, à qual me sinto unido no sofrimento, mediante a oração e a proximidade espiritual", declarou o pontífice argentino em sua audiência semanal na Praça de São Pedro.

Com um tom grave, expressou "sua profunda dor e sua viva preocupação com o que acontece nesta cidade já martirizada, que afeta mulheres, crianças, idosos, jovens, todos".

"Reitero a todos o apelo para se comprometer com todas as forças na proteção de civis, uma obrigação imperativa e urgente", acrescentou.

O exército sírio tomou na terça-feira (27) o controle de um bairro rebelde do centro de Aleppo, após vários dias de intensos bombardeios que deixaram muitos mortos.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Policial é preso no momento que recebia dinheiro de assalto no Recife


Publicado em 27.09.2016, às 09:05 

Por TV Jornal

Reprodução/TV Jornal
Um policial militar foi preso suspeito de receber dinheiro roubado de uma casa lotérica em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, nesta segunda-feira (26). O PM, que não teve o nome divulgado, e mais quatro suspeitos foram encontrados no Córrego da Guabiraba, na Zona Norte do Recife.
O grupo estava com R$ 12 mil em dinheiro, R$ 10 mil em cheques, dois revólveres, uma moto e um veículo roubado. "Prendemos dois suspeitos. Eles confirmaram o assalto e disseram que iam dividir o dinheiro com pessoas que estavam aguardando. Fomos até o local específico e encontramos uma mulher e dois homens, um deles o policial militar", contou o delegado Geraldo da Costa.
Os cinco suspeitos foram levados para a Central de Plantões e autuados em flagrante. Os dois que participaram do assalto vão responder pelo crime e os demais por associação criminosa e receptação, já que com um deles estava um carro com queixa de roubo.


Crítica

Chefe da Otan diz que ataques em Aleppo são violação do direito internacional


AFP
Ataques à capital da Síria deixam mortos todos os dias / Foto: AFP
Ataques à capital da Síria deixam mortos todos os diasFoto: AFP
Os ataques na cidade síria de Aleppo constituem uma "violação flagrante do direito internacional", acusou nesta terça-feira (27) o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, que convocou a Rússia a fazer "esforços confiáveis" para restaurar a trégua.

"Os chocantes ataques de Aleppo são moralmente inaceitáveis e uma violação flagrante do direito internacional", estimou Stoltenberg, à margem de uma reunião de ministros da Defesa da União Europeia (UE) em Bratislava.

Stoltenberg não identificou o regime sírio ou seu aliado russo como os responsáveis por estes bombardeios dos bairros rebeldes da segunda cidade síria que deixaram dezenas de civis mortos.

Mas esta denúncia é feita depois que as potências ocidentais criticaram ferozmente a Rússia pela violência dos ataques. Os Estados Unidos acusaram Moscou de "barbárie" e a Grã-Bretanha e a França alegaram que eram crimes de guerra.

A Rússia considerou "inaceitável" esta retórica.

Stoltenberg disse que a violência "ressalta a importância de encontrar uma solução diplomática e pacífica para a crise na Síria".

"Junto-me aos apelos da comunidade internacional à Rússia para que faça esforços confiáveis para restaurar a suspensão das hostilidades, que permita a entrada de ajuda humanitária a Aleppo e crie as condições necessárias para que as negociações (de paz) auspiciadas pela ONU sejam retomadas", acrescentou.
Eleições 2016

Caruaru tem chance real de ter segundo turno pela primeira vez


Ana Maria MirandaNE10 Interior
Críticas se intensificam com a proximidade do dia da votação, no próximo domingo (2) / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Críticas se intensificam com a proximidade do dia da votação, no próximo domingo (2)Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Após atingir a marca de 209,8 mil eleitores, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Caruaru, no Agreste de Pernambuco, pode ter segundo turno pela primeira vez em 2016. As chances de isto acontecer são grandes na cidade, uma vez que há quatro fortes candidatos à prefeitura: o atual vice-prefeito e ex-vice-governador de Miguel Arraes, Jorge Gomes (PSB); o deputado estadual e ex-prefeito por dois mandatos Tony Gel (PMDB); a deputada estadual e filha do ex-governador de Pernambuco João Lyra Neto, Raquel Lyra (PSDB), e o delegado Erick Lessa (PR). 

Ex-gestor operacional da Polícia Civil da Diretoria Integrada do Interior 1 (Dinter-1), Lessa - alagoano - é a novidade do pleito deste ano. Ele se apresenta como alternativa aos três grupos que governaram a cidade nas últimas cinco décadas e tem aparecido em segundo lugar em pesquisas de intenção de voto divulgadas no município. Tony Gel aparece em primeiro.

A cidade conta ainda com os candidatos Rivaldo Soares (PHS), Eduardo Guerra (Psol) e Jefferson Abraão (PCB), que não estão coligados com nenhum partido e exercem papel tímido na campanha. Soares chegou a ensaiar uma desistência de concorrer no pleito, por falta de apoio e recursos, mas acabou voltando atrás.

De acordo com a cientista política e professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Ana Maria Barros, a existência do segundo turno é importante porque possibilita ampla discussão dos projetos de governo de vários candidatos, mesmo com as restrições da lei eleitoral. "Pelas pesquisas e pelo crescimento das candidaturas tudo indica que haverá segundo turno, e será um segundo turno bastante competitivo", afirma. Apesar de as pesquisas indicarem Tony Gel no segundo turno com Raquel ou Lessa, a professora acredita que a eleição só vai se decidir no dia 2 de outubro: "Em eleição, sempre pode ter supresas".

O clima político na cidade era considerado morno no início da campanha, mas nas últimas semanas, as críticas se intensificaram, tanto no guia eleitoral como em debates realizados pela imprensa local. Jorge Gomes usa o fato de Tony Gel ter renunciado à prefeitura em 2008, o que fez com que o então presidente da Câmara de Vereadores Neguinho Teixeira assumisse a administração da cidade: Neguinho acabou sendo preso. Lessa aproveita a propaganda para responder a críticas direcionadas a ele, uma delas, a de que ele seria um "forasteiro". 

A campanha também foi marcada pela presença de lideranças políticas em Caruaru. Oministro das Cidades, Bruno Araújo, e o senador Armando Monteiro Neto (PTB), subiram no palanque de Raquel Lyra. O pai da candidata participou de eventos ao seu lado, mas deixou para aparecer no guia eleitoral na penúltima semana. 

Apesar de ser do PSB, Jorge não teve o apoio público do governador Paulo Câmara, que não participou de eventos do prefeiturável, ao contrário do que aconteceu em Petrolina, no Sertão, onde Paulo participou de caminhada ao lado de Miguel Coelho (PSB). Já o prefeito José Queiroz (PDT) está presente na propaganda de Gomes desde o início, com o mote "Foi Zé que fez e Jorge também". O filho do ex-governador Eduardo Campos, Pedro Campos, esteve na convenção que homologou sua candidatura.

Tony Gel tem o apoio do vice-governador Raul Henry (PMDB), do deputado federal Jarbas Vasconcelos (PMDB) e do senador Álvaro Dias (PV). Lessa recebeu a ex-senadora Marina Silva na inauguração do comitê dele e no guia eleitoral.
Protesto

Em mais uma manifestação, moradores protestam por vítimas de atropelamento na Zona Sul


JC Trânsito
Os dois sentidos da Avenida Desembargador José Neves foram bloqueados / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Os dois sentidos da Avenida Desembargador José Neves foram bloqueadosFoto: Diego Nigro/JC Imagem
Na manhã desta terça-feira (27), mais um protesto promovido por moradores bloqueou o trânsito nos dois sentidos da Avenida Desembargador José Neves. O grupo reivinidica justiça pela morte por atropelamento de Adriano Francisco da Silva e Isabela Cristina de Lima. Eles também buscam a instalação de uma lombada eletrônica na via.
Com entulhos queimados, os manifestantes interditaram o fluxo de veículos no sentido Via Mangue. Já no sentido Piedade os moradores carregavam bandeiras e interditaram o tráfego. Segundo informações da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), três carros da Polícia Militar acompanharam a manifestação.

Por volta das 9h30, uma viatura do Corpo de Bombeiros chegou na Avenida Desembargador José Neves para realizar a limpeza e a liberação da via, no sentido Via Mangue. Na última semana, a CTTU declarou em nota que até o final de setembro uma lombada eletrônica será instalada no local.

Relembre o caso

Na noite de 13 de agosto, Adriano Francisco da Silva, de 19 anos, e Isabela Cristina de Lima, 26, foram atropelados na Avenida Desembargador José Neves. De acordo com a Polícia Civil, o responsável pelo atropelamento seria Pedro Henrique Machado Villaconta. Segundo testemunhas, o condutor teria sido dispensado sem fazer o teste do bafômetro. Contra ele ainda pesava um histórico de infrações já registradas.
Esse é o sexto protesto que ocorre no local devido ao atropelamento dos dois jovens. Os dois primeiros pela manhã e durante a noite do dia 15 de agosto. O terceiro no último dia 19, o quarto no último dia 21. O quinto ocorreu na noite de ontem (26).

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Sítio Laranjeira

Jovem perde a perna após acidente com máquina em Jurema


NE10 Interior
José Ailton da Silva, 23 anos, ficou com o membro preso na máquina até chegar no Hospital Regional do Agreste / Foto: reprodução/TV Jornal
José Ailton da Silva, 23 anos, ficou com o membro preso na máquina até chegar no Hospital Regional do AgresteFoto: reprodução/TV Jornal
Um jovem de 23 anos perdeu a perna direita no último sábado (24) após um acidente com um triturador forrageiro no Sítio Laranjeira, em Jurema, no Agreste de Pernambuco.
José Ailton da Silva, 23 anos, ficou com o membro preso na máquina até chegar no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, onde foi feita a remoção, em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

De acordo com o serviço social da unidade de saúde, o rapaz passou por cirurgia e está em recuperação. O estado de saúde é estável.

Policial militar é assassinado por colega de farda

Morte aconteceu em Bom Conselho, no Agreste de Pernambuco



Mon Sep 26 08:26:00 BRT 2016 - da Folha de Pernambuco
PM/Divulgação
Cabo Sérgio Siqueira foi sepultado em Arapiraca
Um cabo da Polícia Militar (PM) foi morto com um tiro no peito ao ser confundido com um assaltante, em Bom Conselho, no Agreste pernambucano. De acordo com o 9º Batalhão da PM, uma viatura da corporação havia sido acionada para conter uma dupla armada que estava realizando assaltos pela região. Os relatos da população informaram aos PMs que os homens foram vistos com uma moto próximos a um supermercado conhecido na área. Ao chegar ao local, a equipe se deparou com dois homens de armas em punho. De imediato, o policial na viatura disparou, acertando o cabo Sérgio Siqueira, 34 anos, que também estava à procura dos assaltantes. Segundo a Associação dos Cabos e Soldados, de janeiro a maio deste ano, nove PMs morreram em serviço ou em decorrência da profissão no Estado.
“Recebemos a denúncia e passamos a efetuar rondas. O efetivo da guarnição avistou duas pessoas armadas. Um dos policiais de serviço rapidamente efetuou um disparo, atingindo uma delas no pei­­­­to”, contou o comandante do 9º BPM, coronel. Ao per­­­­­ceberem que o suspeito baleado, na verdade, se tratava um colega de farda, a equipe levou o cabo Sérgio para o Hos­­­­pital Regional Don Mou­­­ra, em Garanhuns. De lá, ele teve que ser transferido para o Hospital da Restauração, no Recife, mas não resistiu ao ferimento.
O caso será investigado pela própria Polícia Militar, que abrirá uma sindicância para apurar se houve erro durante a abordagem policial. Ainda segundo o comandante, os po­­­­liciais envolvidos na ocorrên­­­­cia, que tiveram as identidades preservadas, foram apresentados à Delegacia de Garanhuns. Eles prestaram depoimentos e foram liberados.
O presidente da Associação dos Cabos e Soldados de Pernambuco, Nadelson Leite, lamentou o ocorrido e disse que ainda é cedo para avaliar a postura dos PMs. “Em uma situação em que um suspeito está com uma arma em punho. Fica difícil saber se atira primeiro ou espera ser atingido”, argumentou. Em nota, a PM também lamentou a morte do cabo. No entanto, questionada sobre a sindicância que vai apurar o caso, a PM disse que somente se posicionará nesta segunda-feira (26), após levantar mais detalhes do corrido. O cabo Sérgio Siqueira era servidor público há 12 anos. O corpo dele foi sepultado, no domingo (25), em Arapiraca, Alagoas, onde residia.