sábado, 31 de março de 2018

Bolsonaro quadruplica faltas na Câmara dos Deputados, segundo pesquisa

Deputado faltou mais em relação a 2016 por compromissos da pré-candidatura

Bolsonaro tem faltado mais às sessões na Câmara / Foto: Agência Brasil
Bolsonaro tem faltado mais às sessões na Câmara
Foto: Agência Brasil
JC Online
Com informações da Folha de S. Paulo
A agenda lotada de viagens de Jair Bolsonaro (PSL-RJ), em que se coloca como futuro candidato à Presidência do país, tem afetado a presença do político enquanto deputado na Câmara Federal, em Brasília. É o que mostra um levantamento feito pelo Jornal Folha de S. Paulo, publicado na edição deste sábado (31).
A pesquisa, que faz o balanço de outros parlamentares, constatou que Bolsonaro quadruplicou o número de faltas na Casa em 2017, quando se comparado a 2016. O levantamento consta que o deputado faltou 16 dias dos 119 em que deveria estar presente obrigatoriamente na Casa.

Além disso, o índice apontou que Bolsonaro subiu para 24º em 2017, entre os 412 deputados que cumprem o mandato integralmente desde 2015. Quando se leva em consideração a participação do deputado nas comissões em que é titular, Bolsonaro faltou 70% das sessões, apesar delas não serem obrigatórias.

Levantamento

A reportagem da Folha levantou ainda outros índices, como o de produção.
Da casa legislativa, a pesquisa levou em consideração a análise do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que não teve nenhuma falta sem justificava, e a futura presidenciável pelo PCdoB, deputada estadual Manuela D'Ávila (RS), que faltou em 1,6%, além dos senadores Fernando Collor (PTC-AL) e Alvaro Dias (Podemos-PR), com 1,8% cada.

Juízes defendem prisão em 2ª instância em abaixo-assinado

Juristas fazem ofensiva pela execução de pena após segunda instância

Manifestação em Brasília contra Lula / Foto: Valter Campanato/ABr
Manifestação em Brasília contra Lula
Foto: Valter Campanato/ABr
Estadão Conteúdo


Representantes dos Ministérios Públicos e da magistratura de todo o País planejam entregar um abaixo-assinado pela defesa da prisão após segunda instância aos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na próxima segunda-feira, antevéspera do julgamento do habeas corpus preventivo solicitado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O petista foi condenado a 12 anos e um mês no caso triplex do Guarujá, alvo da Operação Lava Jato.
Mais de 1.000 promotores, procuradores e juízes já haviam assinado o documento até a noite de sexta-feira, 30. Esta é a maior ofensiva de juristas pela execução de pena após segunda instância. Entre os signatários está o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa de Curitiba do Ministério Público Federal.
"Nada justifica que o STF revise o que vem decidindo no sentido de que, juridicamente adequado à Constituição da República, o início do cumprimento da sanção penal se dá a partir da decisão condenatória de segunda instância. A mudança da jurisprudência, nesse caso, implicará a liberação de inúmeros condenados, seja por crimes de corrupção, seja por delitos violentos, tais como estupro, roubo, homicídio etc", diz trecho do abaixo-assinado, sem citar nominalmente o caso do ex-presidente Lula.
Na dia 4, quarta-feira, o plenário da Corte analisará o mérito do pedido de Lula, que espera receber o aval para aguardar em liberdade a análise de todos os recursos que serão apresentados às instâncias superiores, entre elas o próprio STF. Há nove dias, por seis votos favoráveis e cinco contrários, o Supremo concedeu uma liminar assegurando a liberdade do ex-presidente até o julgamento de seu habeas corpus.
Considerada incógnita no julgamento, a ministra Rosa Weber foi quem abriu a votação a favor de suspender eventual ordem de prisão até que o Supremo julgue o mérito do habeas corpus. Seguiram a ministra Marco Aurélio, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Celso de Mello. Negaram Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia.

TRF-4

Em 24 de janeiro, Lula foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4). Foi a segunda condenação do petista - a primeira, determinada pelo juiz federal Sérgio Moro, era mais branda: nove anos e meio de prisão.
A liminar concedida pelo STF impediu com que Moro expedisse ordem de prisão contra o petista, já que a condenação em segunda instância foi confirmada pelos magistrados do TRF-4 em 26 de março. Nessa data, a Corte de apelação da Lava Jato rejeitou o embargo de declaração apresentado pelos advogados do ex-presidente.
Pelo entendimento firmado pelo Supremo em 2016, Lula poderia ser preso após a condenação em segunda instância. É justamente essa garantia que os magistrados participantes do abaixo-assinado querem ver mantida.
Apesar de o julgamento do habeas corpus, em tese, não abrir precedente, o temor é que uma decisão favorável a Lula possa indicar uma tendência do Supremo em rever definitivamente a autorização da prisão em segunda instância.
Há duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adis), sob a relatoria do ministro Marco Aurélio Mello, prontas para serem pautadas sobre a questão no Supremo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

SP registra primeiro caso de febre amarela contraída na zona sul

É a primeira vez que um caso autóctone é registrado nessa região da capital paulista

É a primeira vez que um caso autóctone é registrado nessa região da capital paulista / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
É a primeira vez que um caso autóctone é registrado nessa região da capital paulista
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Agência Brasil

A Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (30) mais um caso de febre amarela autóctone, que é quando a doença é contraída na própria região em que a pessoa mora. O indivíduo infectado é um homem de 72 anos, morador de Parelheiros, bairro da zona sul da capital. É a primeira vez que um caso autóctone é registrado nessa região da capital paulista.
De acordo com a secretaria, o paciente está em tratamento. A cidade soma agora 11 casos de contágio da doença, sendo nove homens e duas mulheres. Em seis desses casos, a doença causou a morte das pessoas infectadas. "Todos os casos registrados são de febre amarela silvestre", ressalta a secretaria. O Brasil não registra casos de febre amarela urbana desde 1942.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a doença, que começou em setembro do ano passado na região norte da capital, foi expandida para outros distritos paulistanos após a confirmação da morte de um macaco por febre amarela no Horto Florestal. Até a última terça-feira (28), foram vacinadas 6,1 milhões de pessoas em São Paulo, o que corresponde a 52,5% da população da cidade. A meta é imunizar 95% dos moradores da capital paulista ainda neste primeiro semestre.
A vacinação continua neste sábado (31), com 70 postos abertos para imunizar a população.

Festa da Pitomba, em Jaboatão, começa neste domingo

Festividade vai durar nove dias. Procissão, às 15h, saindo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, marcará o início das comemorações

Festa terá nove dias de duração, com programação religiosa e profana / Foto: Marcelo Ferreira/PJG/Arquivo
Festa terá nove dias de duração, com programação religiosa e profana
Foto: Marcelo Ferreira/PJG/Arquivo
da editoria de Cidades

Durante nove dias, moradores e visitantes de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, vão comemorar a Festa da Pitomba, que começa neste domingo. A 361ª edição é uma homenagem à padroeira do município, Nossa Senhora dos Prazeres. Atividades religiosas e culturais acontecerão no Parque Histórico Nacional dos Guararapes. Uma procissão, amanhã, saindo às 15h da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Prazeres, com destino ao santuário, marcará a abertura das festividades.
Após o cortejo com a bandeira da santa, haverá uma missa campal. Até o encerramento da festa, no dia 9 de abril, estão programadas outras cerimônias litúrgicas e novenas. Para garantir o melhor fluxo para fiéis que vão participar da procissão, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Acessibilidade interditará a Avenida Guararapes. O bloqueio começa na Avenida Dr. Júlio Maranhão e segue até o Monte dos Guararapes. No restante da semana, agentes de trânsito fiscalizarão e interditarão as vias próximas ao parque.

A segurança da festa será feita por 420 homens, sendo 150 policiais militares, 180 guardas municipais, 90 bombeiros e duas unidades móveis de videomonitoramento, segundo a Prefeitura de Jaboatão. Foi montado um posto médico, com ambulância do Samu e plantão de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e bombeiros civis. Estão programadas ações de saúde e campanhas educativas.

SHOWS

A parte profana da Festa da Pitomba tem início na quinta-feira e vai até a segunda-feira. Serão 21 shows no palco principal, com apresentações a partir das 20h, seguindo até a meia-noite. Entre as atrações, estão Maestro Spok, Gerlane Lopes, Josildo Sá, Adilson Ramos, MC Tróia, MC Elvis, Banda Torpedo, Batista Lima e Fim de Feira, entre outros.

sexta-feira, 30 de março de 2018

MPPE solicita afastamento do prefeito de São Lourenço por improbidade

De acordo com o MPPE, os atos de improbidade administrativa foram cometidos em contratos para a realização de exames médicos e compra de pneus

Em 2017, o TJPE determinou que Pereira e outros servidores fossem afastados das funções por suspeita de desvio de bens / Foto: Reprodução
Em 2017, o TJPE determinou que Pereira e outros servidores fossem afastados das funções por suspeita de desvio de bens
Foto: Reprodução
Da editoria de Política

Pouco mais de dois meses após o prefeito de São Lourenço da Mata, Bruno Pereira (PTB), retomar o comando da cidade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) decidiu, nesta semana, ajuizar duas ações civis públicas solicitando que o gestor seja afastado do cargo. De acordo com o MPPE, o petebista e alguns de seus auxiliares teriam cometido atos de improbidade administrativa em contratos para a realização de exames médicos e compra de pneus.


Em setembro de 2017, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determinou que Pereira e outros servidores fossem afastados das funções por suspeita de desvio de bens e rendas públicas. O vice-prefeito de São Lourenço, Gabriel Neto (PRB), que rompeu com Pereira pouco depois que ambos assumiram o mandato, passou a administrar a cidade. Em janeiro deste ano, contudo, o prefeito recuperou o cargo após decisão do desembargador Alberto Nogueira Virgínio.
Para fundamentar as novas ações, a promotora Mariana Pessoa de Melo Vila Nova utilizou uma auditoria técnica realizada pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). No caso dos acertos firmados entre a a gestão municipal e duas clínicas médicas (um no valor de R$ 960 mil e outro de R$ 750 mil), Vila Nova mostra, por exemplo, que os estabelecimentos, sediados em Bezerros, distante 116 km de São Lourenço, funcionavam no mesmo endereço e que os seus donos são filhos de Eugênio Ferreira da Costa, médico que já havia prestado serviço à prefeitura.

Em relação à compra dos pneus, a promotora afirma que o administrativo municipal restringiu a competitividade do pregão e questiona o modo como a pesquisa de preços foi realizada pelos responsáveis. “A Prefeitura de São Lourenço da Mata, além de realizar pesquisa de preços em única fonte (Portal de Compras Federal) buscou preços em Estados muito distantes do município, o que pode levar a utilizar-se de valores que não refletem a realidade do mercado local”, disparou.

RESPOSTA

Por meio de nota, a Prefeitura de São Lourenço da Mata afirmou que ainda não foi notificada oficialmente acerca das novas ações, mas que seus conteúdos tratam de fatos “já devidamente esclarecidos”. O comunicado ressalta ainda que o prefeito Bruno Pereira não é citado na auditoria do TCE-PE usado como base pela promotora e que este relatório mostra apenas “erros formais” nos processos licitatórios. Por fim, o texto diz que tanto o prefeito quanto os outros citados nos processos estão à disposição das autoridades para prestarem esclarecimentos.

Após prisões de aliados, Temer cancela folga para se reunir com assessores

Expectativa é que Temer se reúna com políticos e assessores para avaliar os impactos das prisões referidas

Na agenda de Temer não consta reuniões até domingo (1). / Foto: EBR
Na agenda de Temer não consta reuniões até domingo (1).
Foto: EBR
JC Online

Após a prisão de três amigos de Michel Temer (MDB), - consequência da Operação Skala - o presidente cancelou os planos de passar o feriado de Páscoa em São Paulo. O novo destino de Temer é Brasília, pra onde irá ainda nesta sexta-feira (30). A expectativa é que, em breve, ele se reúna com políticos e assessores para avaliar os impactos das prisões referidas. Na agenda do presidente, entretanto, não há reuniões marcadas até domingo (1). As informações são do UOL.
O ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi foi preso pela Polícia Federal na manhã dessa quinta-feira, (29). O coronel da PM reserva João Batista de Lima Filho, o coronel Lima, também foi detido. São mais dois nomes importantes próximos ao presidente Michel Temer que foram levados à cadeia pela PF.
As ordens de custódia são do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal no âmbito do inquérito que apura o Decreto dos Portos. O presidente Michel Temer (MBD) é um dos alvos da investigação e está sob suspeita de beneficiar a empresa Rodrimar.


Esquema por mais de 20 anos

O ministro Luís Roberto Barroso apontou a possibilidade de estar em andamento, desde há mais de 20 anos até hoje em dia, um esquema de concessão de benefícios públicos no setor dos portos em troca de recursos privados para fins pessoais e eleitorais.
Essa é uma das principais justificativas para a Operação Skala, realizada nesta quinta-feira (29), apontadas pelo ministro relator do inquérito que investiga o "Decreto dos Portos", assinado por Michel Temer em 2017. Essa avaliação vem de informações que faziam parte de um inquérito já arquivado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que foi resgatado para a investigação atual.

O ministro apontou que, de acordo com o que foi apurado até agora na investigação policial, há "indícios que demonstram a possibilidade de se estar diante de um esquema contínuo de concessão de benefícios públicos em troca de recursos privados, para fins pessoais e eleitorais, que persistiria por mais de vinte anos no setor de portos, vindo até os dias ele hoje".
O ministro diz que "esta percepção decorre, dentre outros elementos de prova, da análise do que foi colhido nos autos do Inquérito 3105, do STF" - inquérito que investigava Temer e havia sido arquivado pelo Supremo Tribunal Federal por decisão do relator Marco Aurélio Mello. As informações desse inquérito arquivado foram resgatadas e trazidas para a investigação atual.

Terceira denúncia na agulha

Interlocutores do Palácio do Planalto classificaram como "um ato espetaculoso" a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, de autorizar a prisão de amigos próximos do presidente Michel Temer. Dizem haver um "complô" para tentar inviabilizar a candidatura de Temer à reeleição.
Deflagrada a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República, com autorização de Barroso, a operação foi vista nos bastidores como um indicativo de que a procuradora-geral, Raquel Dodge, possa apresentar nova denúncia contra o presidente Se isso ocorrer, a avaliação no Planalto é de que as pretensões eleitorais de Temer seriam minadas. Ele teria novamente que se dedicar a barrar o avanço da investigação na Câmara.

Itaquitinga distribui o Peixe da Semana Santa

ITAQUITINGA DISTRIBUI PEIXE NA SEMANA SANTA




Os moradores de Itaquitinga, na Zona da Mata Norte do Estado, que é administrada pelo garanhuense Geovani Oliveira(PMN), devidamente cadastrados como manda os órgãos de fiscalização e controle, receberam na ultima quarta feira o Alimento Sagrado da Semana Santa.
A ação foi Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, com o apoio de vários voluntários de outras pastas que se dedicaram a organizar a distribuição e entrega do peixe que foi acompanhado de feijao e arroz, para as familias que realmente necessitavam do apoio do ente publico. A abrangência também chegou ao Distrito de Chã de Sapé e aos povoados de Inês Tereza, Incra, Carobé de Baixo, de Cima e do Meio, Engenho Santo Antônio, Gurijó e demais áreas onde haviam pessoas em vulnerabilidade social.  A distribuição é também regulamentada por Lei Municipal, aprovada pela Câmara de Vereadores.
"Toda a nossa equipe da Ação Social esteve envolvida na execução desse programa que para nós é muito gratificante, pois diante de tantos desafios vividos pelos gestores atuais, houve a sensibilidade e a vontade do nosso Prefeito Geovani,  de não deixar essas pessoas desamparadas nessa época que nos leva a reflexão sobre  a solidariedade e o amor ao próximo. Graças a Deus a populacao aplaudiu o trabalho realizado por nós e por toda a nossa equipe" , frisou Cecile(Lili), Assistente Social, Gerente de Ações e coordenadora da entrega do peixe as familias.
"A Ação Social esta sempre atenta as necessidades das pessoas e nós buscamos, dentro da legislação e dos programas, cuidar das pessoas." Falou Jassandra Oliveira, Secretária de Assistência Social.

Religião: Grande evento em comemoração aos 100 anos da Assembleia de Deus em PE chega a Goiana

Cerca de 110 ônibus de 26 cidades e mais de 15 mil pessoas deverão se reunir no campo da Quadra Municipal da cidade. Texto: Gabriel Mendonça de Albuquerque

A cidade de Goiana será a segunda a receber a grandiosa estrutura da Celebração do Centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco (IEADPE). Neste dia 31, sábado, a partir das 14h, os portões do Ginásio Municipal Tancredo Neves, na Rua da Soledade, deverão ser abertos para recepcionar mais de 15 mil pessoas no maior evento da igreja já realizado na região. O pré-culto inicia-se durante a tarde, e o culto oficial será realizado às 18h00 no campo da quadra e contará com a presença do pastor presidente, Ailton José Alves, e da diretoria da igreja no estado, além de mais de 110 ônibus de 26 cidades e um grande coral de jovens e adolescentes da igreja em Goiana.

Para a realização de um evento deste porte, foi preparado um estacionamento para a grande quantidade de ônibus. Em parceria com a Prefeitura de Goiana, foi providenciado o espaço do antigo Grêmio da Ponsa para abrigar os ônibus e carros de pessoas de outras cidades que deverão, já confirmadas, participar da festa, outros dois terrenos também foram disponibilizados por empresários da região. Para a regulamentação do evento, foram acionados o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o SAMU, a Prefeitura da cidade e seus departamentos, a Secretaria do Meio-Ambiente, Serviços Públicos e o SESTRAN.

“Espero que todos os nossos visitantes sejam abençoados por Deus e que o nome do Senhor seja glorificado. Que a celebração do centenário, aqui em Goiana, fique como um marco em nossa igreja e também em nossa cidade, que tanto precisa das bênçãos do Deus eterno e imutável”, disse o Presbítero Erivelto Patrício, um dos organizadores do evento, que é coordenado pelo pastor Anísio Francisco, gestor local da Assembleia de Deus em Goiana, juntamente com os Presbíteros Severino Ferreira, Luciano Ferreira e Edinaldo Paulino, como também o Diácono Tharciso Justino, o Auxiliar Ibson Gouveia e o irmão Ronaldo Alves. Mais de 900 pessoas, de diversas áreas, estão envolvidas voluntariamente na organização.

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, fundada em 1918 pelo casal de missionários suecos, Joel Carlson e Signe Carlson, completa 100 anos de história. A organização planejou um ano de festividades nos quatro cantos do estado. Goiana será a segunda cidade a receber a grandiosa estrutura de palco e som, além de mais de 15 mil cadeiras, para um culto de grandes dimensões. O primeiro evento, realizado em Petrolina, reuniu cerca de 30 mil pessoas no pátio de eventos Ana das Carrancas e todo o Vale do São Francisco recebeu a grande festa da Assembleia de Deus na região.

O evento será transmitido ao vivo para a TV, canal 14.1 digital, para Recife e toda a região metropolitana, além do complexo de rádios da Assembleia de Deus que cobre todo o estado, todos gerenciados pela Rede Brasil de Comunicação, emissora da igreja.

A comemoração é aberta ao público e a entrada é gratuita. Depois de Goiana, a cidade de Garanhuns e todo o Planalto da Borborema receberá, no dia 07 de abril, a grande estrutura para a realização das comemorações dos 100 anos da igreja.

quinta-feira, 29 de março de 2018

Aedes: PE investiga 7 mortes e 2.370 casos prováveis de arboviroses

Os dados do 12º boletim de arboviroses consideram os registros de 2018 feitos até 24 de março

Levantamento também revela que 155 municípios pernambucanos estão em risco de surto e alerta de arboviroses / Foto: Pixabay
Levantamento também revela que 155 municípios pernambucanos estão em risco de surto e alerta de arboviroses
Foto: Pixabay
Da Editoria de Cidades

O 12º balanço de 2018 de dengue, chicungunha e zika, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), revela a investigação de sete mortes suspeitas por arboviroses em Pernambuco. As notificações dos óbitos são de municípios do Grande Recife (Moreno, Paulista, Goiana e Jaboatão dos Guararapes - este último tem dois registros), da Mata Sul (Ribeirão) e do Agreste do Estado (Pesqueira). Além disso, um dos óbitos notificados este ano (menino de 1 ano, de Iguaracy, Sertão de Pernambuco) foi descartado como associado a arboviroses.
O boletim epidemiológico também mostra que 2.370 casos de doenças transmitidas pelo Aedes (dengue, chicungunha e zika) permanecem em investigação. Os dados consideram os registros de 2018 feitos até 24 de março.


As outras sete mortes permanecem em análise e serão confirmadas ou descartadas pelo Comitê Estadual de Discussão de Óbitos por Dengue e outras Arboviroses. Segundo protocolo, é feita investigação domiciliar e hospitalar da morte e das informações complementares do quadro clínico dos pacientes.

Municípios em risco

O boletim ainda revela que o índice de infestação predial do 2º ciclo do Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Pela análise, 155 municípios pernambucanos estão em risco de surto de arboviroses e 24 em situação satisfatória. Outras cinco cidades (Buíque, Garanhuns, São Lourenço da Mata, Sertânia e Tracunhaém) não informaram dados.

Contas de luz continuam com bandeira verde em abril, diz Aneel

Com isso, os consumidores não terão que pagar taxa adicional no próximo mês

A bandeira verde sinaliza manutenção de condições de geração de energia favoráveis / Foto: ABr
A bandeira verde sinaliza manutenção de condições de geração de energia favoráveis
Foto: ABr
ESTADÃO CONTEÚDO

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que as contas de luz continuarão com bandeira verde no mês de abril. Com isso, os consumidores não terão que pagar taxa adicional no próximo mês. A bandeira verde está em vigor desde janeiro.
A bandeira verde sinaliza manutenção de condições de geração de energia favoráveis. "Apesar da bandeira verde, é importante que os consumidores mantenham as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica.", informou a Aneel.


O sistema leva em consideração o nível dos reservatórios das hidrelétricas e o preço da energia no mercado à vista (PLD). A bandeira verde continua sem taxa extra. Na bandeira amarela, a taxa extra é de R$ 1,00 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. No primeiro patamar da bandeira vermelha, o adicional é de R$ 3,00 a cada 100 kWh. E no segundo patamar da bandeira vermelha, a cobrança é de R$ 5,00 a cada 100 kWh.

O sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da energia gerada e tem o objetivo de possibilitar aos consumidores o bom uso da energia elétrica - as cores indicam os patamares de preço da energia.
Anteriormente, o custo da energia era repassado às tarifas uma vez por ano, no reajuste anual de cada empresa, e tinha a incidência da taxa básica de juros, a Selic. Agora, esse custo é cobrado mensalmente e permite ao consumidor adaptar seu consumo e evitar sustos na conta de luz. A Aneel deverá anunciar a bandeira tarifária que vigorará no mês de maio no dia 27 de abril.

Paulo assina federalização da Unidade III do presídio de Itaquitinga

Governo Federal passa a ser responsável pela conclusão das obras da prisão de Itaquitinga, que se encontra 62% construída

O investimento é de R$ 25 milhões / Foto: Guga Matos/JC Imagem
O investimento é de R$ 25 milhões
Foto: Guga Matos/JC Imagem
JC Online

O governador Paulo Câmara e o ministro Raul Jungmann assinaram, nesta quinta-feira (29), um termo entre o Governo de Pernambuco e o Ministério da Segurança Pública para a federalização da Unidade III do Centro de Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga.
Com a assinatura do protocolo de transferência, o Governo Federal passa a ser responsável pela conclusão das obras da unidade, que se encontra 62% construída, além de sua administração e manutenção, tornando-a a primeira instalação carcerária federal em Pernambuco.

Investimento

O local irá receber presos do regime fechado e receberá um investimento de R$ 25 milhões. A estrutura e o número de vagas serão adequados pela União, de acordo com as necessidades do novo projeto.

Time reserva do Náutico com respaldo para decisão no Nordestão

Expressinho do Timbu tem 100% de aproveitamento na temporada

Na última semana, Expressinho ganhou do Botafogo-PB e manteve o time vivo no Nordestão / Diego Nigro/JC Imagem
Na última semana, Expressinho ganhou do Botafogo-PB e manteve o time vivo no Nordestão
Diego Nigro/JC Imagem
Diego Toscano
Twitter: @diegotoscanoo
Mesmo com o time reserva, a confiança da comissão técnica, do elenco e até da torcida é bem alta para o duelo desta quinta (29) contra o Altos-PI, pela última rodada do Grupo C da Copa do Nordeste. Isso porque o expressinho do Náutico tem 100% de aproveitamento na temporada, e vai buscar a vagas nas quartas de final do Nordestão.


Foram cinco vitórias, todas na Arena de Pernambuco: América (3x2), Salgueiro (4x0), Afogados (2x1), Flamengo de Arcoverde (1x0) e Botafogo-PB (1x0). Agora, será o primeiro jogo dos reservas longe do Recife.

Os jogadores, porém, não gostam de dividir o elenco entre titulares e reservas. “O time que entra para jogar é o Náutico. Não estamos encarando como time principal e reservas. Isso não existe entre a gente. A equipe já demonstrou isso dentro de campo e vem conseguindo vitórias importantes”, afirmou o volante Josa.

SEM JOGO FÁCIL

Além do Náutico, o Altos-PI também vai com time reserva visando o Estadual. Para os alvirrubros, não significa que o jogo será mais fácil. “É uma equipe bem difícil de jogar contra. Entendo (que os reservas) vão ter uma motivação a mais por estar jogando contra um time grande como o Náutico. Não sei te dizer se é melhor ou pior. Se for a equipe que vem jogando, nós já conhecemos. Se não for, sabemos menos. Independente do time que montarem, temos que estar preparados”, finalizou.

Homem é assassinado a facadas após discussão por causa de casaco



Por TV Jornal 
Reprodução/TV Jornal
Um homem de 21 anos foi assassinado após uma discussão nesta quarta-feira (28), na cidade de Tupanatinga, no Agreste de Pernambuco. A vítima foi esfaqueada várias vezes dentro de um bar e morreu antes do socorro.
Segundo a polícia, Cristiano Bezerra da Silva bebia com outras pessoas, quando teria pego um casaco sem permissão. O proprietário da peça de roupa e outro homem deram início a uma discussão e desferiram várias facadas contra a vítima. A Polícia Civil investiga o caso.

PF prende ex-ministro Wagner Rossi e coronel da reserva Lima Filho

Wagner Rossi e Lima Filho representam mais dois nomes importantes ligados ao presidente Michel Temer

Wagner Rossi é preso pela PF / Foto: ABr
Wagner Rossi é preso pela PF
Foto: ABr
Estadão Conteúdo

O ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira, dia 29. O coronel da PM reserva João Batista de Lima Filho, o coronel Lima, também foi detido. São mais dois nomes importantes próximos ao presidente Michel Temer que foram levados à cadeia pela PF nesta manhã.
As ordens de custódia são do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal no âmbito do inquérito que apura o Decreto dos Portos. O presidente Michel Temer (MBD) é um dos alvos da investigação e está sob suspeita de beneficiar a empresa Rodrimar.
O empresário e advogado José Yunes já está na sede da Polícia Federal (PF) em São Paulo, segundo confirmou a assessoria de imprensa da PF. Yunes, amigo pessoal de mais de 50 anos e ex-assessor palaciano do presidente Michel Temer, teve a prisão temporária decretada nesta quinta-feira.

Mais um preso

Além de Yunes, também já está na sede da PF Milton Ortolan, considerado braço direito do ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi. O ex-ministro foi preso em sua residência, em Ribeirão Preto (SP), às 6h.
A assessoria da Polícia Federal em São Paulo disse que não tem mais informações para divulgar sobre a chamada Operação Scala, visto que a coordenação da ação é da PF em Brasília. A assessoria não soube precisar o número de mandados, mas afirmou que todos os detidos no Estado de São Paulo cumprirão prisão temporária na sede paulista da PF.

Veja o perigo das estradas que levam até Nova Jerusalém

O Jornal do Commercio percorreu mais 500 quilômetros para mostrar a condição das rodovias

Rodovias como a PE-145 apresentam muitos buracos. / Alexandre Gondim / JC Imagem
Rodovias como a PE-145 apresentam muitos buracos.
Alexandre Gondim / JC Imagem
Leonardo Vasconcelos
Um calvário. É isto o que passa o motorista que vai assistir aos espetáculos da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco. Rodovias velhas, desgastadas, escuras, esburacadas e perigosas compõem o martírio de quem pensa em pegar a estrada rumo ao interior nesta Semana Santa. O Jornal do Commercio percorreu mais de 500 quilômetros, de dia e à noite, para mostrar as condições das estradas que levam ao principal evento do período no Estado: o espetáculo da Paixão de Cristo. Quem vai reclama que a pompa da encenação não condiz com a mobilidade até o distrito de Fazenda Nova.
Tanto a rota principal de 180 km (BR-232/BR-104/PE-145) quanto a alternativa, com cerca de 170 km (BR-408/PE-90/ PE-95/BR-104/PE-195). Em ambas nos deparamos com os mais diversos problemas. Os mais graves se concentram na PE-145, no trecho final mais próximo da cidade-teatro e que é passagem obrigatória independentemente do caminho escolhido.
Apesar da distância do início da rodovia no Trevo do Cangaceiro, na BR-104, até Nova Jerusalém ser pequena (apenas 23 quilômetros) grandes obstáculos são vistos. A PE-145 quase não possui acostamento e nos trechos em que existe ele está tomado pelo mato. Falta sinalização vertical e horizontal. O pavimento mais parece uma colcha de retalhos e mais reparos foram feitos às vésperas da temporada de espetáculos.
“Essa situação que você está vendo aí é a mesma o ano inteiro. Só quando chega a época do espetáculo é que eles correm pra fazer esses remendos e ainda por cima malfeitos. Com oito dias os buracos já estão todos abertos de novo. É uma vergonha”, reclamou o condutor de lotação Fabrício Félix.
Problemas também na principal rota para o interior, a BR-232: falhas no pavimento e desníveis em vários pontos. Situação ainda pior no caminho pelas rodovias estaduais. Na PE-95, que liga Limoeiro a Caruaru, a sinalização é até satisfatória, mas na PE-90, de Carpina a Toritama, há muitos buracos e falta acostamento. Condições ideais para a ação de bandidos.


Na lista dos pontos mais inseguros, segundo a Polícia Rodoviária Federal e o Batalhão de Polícia Rodoviária, está a PE-90, entre Vertentes e Toritama. “Assalto aqui é a toda hora. Está muito perigoso e quando chega a Semana Santa é que ninguém tem sossego”, reclamou o ajudante de serviços gerais Mario João da Silva.
Os obstáculos se tornam ainda maiores e perigosos à noite. Em vários trechos nas rodovias estaduais e federais a escuridão é total e fica impossível visualizar buracos e lombadas. “Não importa qual caminho você escolha, a sensação de insegurança é grande. Não tem como você rodar à noite por aqui e não ficar com medo”, disse o motorista Silmar Torres.

O diretor de operações e construções do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Silvano Carvalho, informou que a BR-232 está recebendo este ano manutenção da ordem R$ 20 milhões e a BR-104 continua em obras de duplicação. Já em relação à PE-145 o projeto executivo de restauração já está em fase de conclusão e a expectativa é que de a obra orçada em R$ 25 milhões comece em agosto e termine antes da Semana Santa de 2019. Quanto a PE-95 a primeira etapa da restauração já foi concluída e o projeto de duplicação da PE-90 segue em processo licitatório”, detalhou Silvano.

O desafio de diminuir os congestionamentos em Gravatá

Uma conta difícil de se fechar. Uma cidade que, de acordo com a prefeitura, conta com uma frota de 30 mil veículos em dias normais e tem este número mais que triplicado na Semana Santa, chegando a superar os 100 mil. Assim é Gravatá, no Agreste, que literalmente infla neste período e todos os anos tenta solucionar esta difícil equação.
Junto com Fazenda Nova, o município é um dos principais destinos de quem vai curtir o feriado no interior e é conhecido por ser uma “segunda residência” de muitas pessoas da capital. Acontece que ao ser transformada em casa principal a quantidade de carros fica incompatível com a já restrita malha viária da cidade cortada ao meio pela BR-232.
O publicitário Daniel Coutelo passa por essa experiência todos os anos desde 2011 quando os pais se mudaram para Gravatá e a partir dai passou a aproveitar o feriado da Semana Santa com eles no interior. “O trânsito vira um verdadeiro caos porque a cidade não comporta a quantidade de carros que surgem. É um transtorno entrar, sair e circular por lá. Então nos programamos para passar o feriado em casa mesmo e procuramos evitar ao máximo ir ao centro”, contou Daniel.
Para tentar evitar esse tipo de situação, a prefeitura, em parceria com o Detran, vai promover algumas mudanças no trânsito. A partir de amanhã até domingo as vias locais, que geralmente são mão dupla, passarão a ter sentido único, seguindo a mesma direção do fluxo da BR-232. “Quem vem do Recife e pega a via local irá trafegar apenas no sentido de quem vai para Caruaru. Já a via local de quem vem de Caruaru será apenas na direção do Recife. Já a região do viaduto vai funcionar como um binário para fazer esta transição de um lado para o outro. Com essas mudanças e as orientações dos agentes esperamos dar mais fluidez ao trânsito”, disse o secretário de infra-estrutura municipal Ricardo Cardin.
De acordo com ele, outras atitudes simples dos motoristas podem evitar os já connhecidos longos congestionamentos na cidade. “É importante que as pessoas se planejem, saiam cedo de casa, evitem horários de pico, comprem seus provimentos antecipadamente e respeitem as leis de trânsito. Com a colaboração de todos vamos ter um feriado tranquilo nas estradas”, disse o secretário.

Homem é preso pela PF tentando aplicar golpe contra a Caixa em Caruaru

Suspeito estava com documento falso e tentava sacar PIS/Pasep em uma unidade da Caixa Econômica Federal do bairro do Salgado

Homem foi preso pela Polícia Federal / Foto: ABr
Homem foi preso pela Polícia Federal
Foto: ABr
JC Online

Um homem de 26 anos foi preso em flagrante tentando aplicar um golpe contra uma agência da Caixa Econômica Federal de Caruaru, no Agreste de Pernambuco. De acordo com a Polícia Federal, ele estava com uma identidade falsa e já havia tentado aplicar o mesmo golpe em uma agência do Recife.
A prisão de Moisés dos Santos de Santana aconteceu nessa quarta-feira (28), quando o homem tentava sacar o PIS/Pasep com um documento falso, em nome de Fábio Costa do Nascimento. Moisés foi até a agência que fica no bairro do Salgado e só foi impedido de efetuar o golpe porque um funcionário desconfiou do suspeito.
É que no último dia 8 deste mês, Moisés já havia ido até uma agência da Caixa em Boa Viagem, na Zona Sul da capital do Estado, para sacar o dinheiro com outro documento falso. Naquela ocasião, ele também foi descoberto, não conseguiu sacar o dinheiro, mas fugiu antes de ser capturado pela polícia.

"Na fuga da Agência de Boa Viagem ele deixou o documento falso com a foto dele e a gerência do banco emitiu um alerta e distribuiu o registro para todas as unidades da Caixa", explicou o delegado da Polícia Federal, Alexandre Lucena.
Nessa quarta-feira, um funcionário da Caixa, desconfiado com a atitude de Moisés, checou a foto do documento apresentado pelo suspeito com a foto do registro emitido pela gerência do banco e constatou que se tratava da mesma pessoa.

Prisão

Segundo a PF, ao ser descoberto, Moisés ainda tentou fugir, mas foi contido por um segurança da agência bancária, até a chegada dos policiais. Ele foi autuado em flagrante por uso de documento falso e também foi indiciado pela tentativa de golpe em Boa Viagem. O suspeito deve ser submetido a audiência de custódia nessa quinta-feira (29).

Estudante é esfaqueada pela mãe enquanto dormia em Afogados

Jovem foi levada para o Hospital da Restauração; de acordo com a polícia, a mãe da vítima teve um surto psicótico

Vítima foi levada para o HR, mas não corre perigo de vida. / Foto: Edson Araújo / TV Jornal
Vítima foi levada para o HR, mas não corre perigo de vida.
Foto: Edson Araújo / TV Jornal
JC Online
Com informações da TV Jornal
Uma estudante universitária foi ferida a golpes de faca na madrugada desta quinta-feira (29) na Rua Santa Helena, Vila São Miguel, em Afogados, Zona Oeste do Recife. A autora das facadas seria a própria mãe dela que, de acordo com a polícia, teve um surto psicótico e foi levada para um hospital psiquiátrico. A jovem não corre risco de morte.


Vizinhos contiveram a mãe da vítima

A jovem de 23 anos foi esfaqueada enquanto dormia. Ao ser atacada, ela gritou pedindo socorro. Vizinhos entraram na casa e conseguiram tirá-la da cama. A mãe ainda tentou atacar a estudante enquanto ela estava sentada em uma cadeira, mas foi contida pelas pessoas que estavam no local. 
Ocorrência foi registrada no posto policial do Hospital da Restauração.

Lafepe produzirá medicamentos para hepatite C e esclerose múltipla

Lafepe assinou termo de compromisso com o Ministério da Saúde para dar início ao processo de PDP para transferência de tecnologia

Lafepe estima investimento de R$ 50 milhões para produção de cinco medicamentos / Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Lafepe estima investimento de R$ 50 milhões para produção de cinco medicamentos
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
BIANCA BION
btrajano@jc.com.br
O Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe) conquistou mais duas Parcerias para Desenvolvimento Produtivo (PDP) dos remédios sofosbuvir, do laboratório Gilead, e o fingolimode, da Novartis, para tratamento de hepatite C e esclerose múltipla, respectivamente. Na última terça-feira, o laboratório público assinou termo de compromisso com o Ministério da Saúde para dar início ao processo. Em dezembro do ano passado, foram aprovadas parcerias para desenvolvimento dos medicamentos darunavir, dolutegravir (ambos antirretrovirais para tratamento de aids) e oseltamivir (antiviral contra o vírus H1N1). Inicialmente, o Lafepe estima investimento de aproximadamente R$ 50 milhões para compra de equipamentos, insumos e treinamento de pessoal, para se tornar capaz de produzir os cinco produtos em cinco anos.


Com a PDP, o Lafepe passa a fornecer o remédio do parceiro privado ao Ministério da Saúde até a finalização da transferência de tecnologia, quando poderá produzir o produto por conta própria. O processo leva cinco anos. Ainda é necessário fechar os contratos com as empresas privadas. Mas as conquistas já são comemoradas. Segundo o diretor comercial do Lafepe, Djalma Dantas, a Gilead elege laboratórios ao redor do mundo para produzir o medicamento. Na América do Sul, o do Lafepe, no Estado, será o primeiro. O tratamento com sofosbuvir pode curar o paciente com hepatite C. Já a Novartis é detentora da patente do fingolimode no Brasil. Com a PDP, o Lafepe também poderá comercializar o medicamento no País.
“A Gilead é pioneira, trabalha muito rápido no desenvolvimento de drogas para hepatite C no mundo. A ideia com a parceira é possibilitar que o Lafepe se torne uma plataforma de produção talvez até para exportação dos remédios. Tanto esse laboratório quanto a Novartis são os desenvolvedores das moléculas. Então, o Lafepe sai na frente, porque não vai precisar esperar dois, três anos para que o parceiro privado desenvolva o produto. Vamos poder fornecer de imediato ao Ministério da Saúde”, explica Dantas.

BENEFÍCIOS

Entre os benefícios da PDP, está a redução do custo do medicamento em até 70% e a diminuição das dependências produtiva e tecnológica do País, além da ampliação do acesso da população a produtos estratégicos. Na última terça, foram aprovados, no total, 33 novas PDPs.
Este ano, o Lafepe já havia anunciado as PDPs dos remédios darunavir, da Janssen (divisão farmacêutica da Johnson & Johnson), dolutegravir, da Blanver, e oseltamivir, da Cristália. Até 2020 devem ser iniciadas as transferências de tecnologia para produção destes três medicamentos.
De acordo com Djalma, a ideia é rodar os cinco medicamentos em uma mesma linha de produção, com objetivo de otimizar os investimentos. O Lafepe foi o primeiro laboratório público do País a concluir todas as etapas de uma PDP. Em 2017, internalizou a produção dos psicotrópicos clozapina, olanzapina e quetiapina, atingindo a marca de produção de 60 milhões de comprimidos.

Rebelião em presídio na Venezuela deixa vários mortos

As 68 mortes teriam sido causadas por um incêndio ocorrido durante uma rebelião em um presídio de Valencia, no norte da Venezuela

Um vídeo mostra confronto pessoas exigindo informações e a polícia / Foto: Reprodução de vídeo/Noticias Caracol
Um vídeo mostra confronto pessoas exigindo informações e a polícia
Foto: Reprodução de vídeo/Noticias Caracol
AFP

Uma rebelião ocorrida nessa quarta-feira (28) na prisão do Comando da Polícia do Estado de Carabobo, na cidade de Valencia, no norte da Venezuela, deixou 68 mortos, informou a Procuradoria nacional.
"Diante dos terríveis fatos ocorridos no Comando da Polícia do Estado de Carabobo, onde um suposto incêndio matou 68 pessoas, designamos quatro procuradores (...) para esclarecer estes dramáticos fatos", declarou o procurador-geral, Tarek William Saab, no Twitter.


O incidente ocorreu na manhã dessa quarta-feira (28), durante uma tentativa de fuga da prisão, quando os detentos teriam ateado fogo aos colchões e tomado a arma de um agente, segundo a ONG Janela à Liberdade.
Carlos Nieto, diretor da ONG, havia informado dezenas de vítimas entre mortos e feridos, acrescentando que "alguns morreram queimados e outros, intoxicados", e que "duas mulheres em visita figuram entre os mortos".

Um vídeo difundido no Twitter mostra dezenas de pessoas exigindo informações, incluindo mulheres chorando diante de um cordão policial.

Investigação sobre mortes em presídio

Rafael Lacava, governador do estado de Carabobo, manifestou sua "consternação" pelo incidente e prometeu uma severa investigação.
"Foi iniciada uma investigação séria e profunda sobre as causas e os responsáveis por estes lamentáveis acontecimentos. Estamos ao lado dos familiares em sua dor e necessidades".

Homem sofre tentativa de homicídio na Joana Bezerra

Após ter a casa invadida por um desconhecido armado, homem foi atingido com três tiros

Vítima foi levada imediatamente para o bloco cirúrgico. / Foto: Edson Araújo / TV Jornal
Vítima foi levada imediatamente para o bloco cirúrgico.
Foto: Edson Araújo / TV Jornal
JC Online
Com informações da TV Jornal
Um homem deu entrada no Hospital da Restauração (HR) na noite dessa quarta-feira (28) depois de levar três tiros. O crime aconteceu na Invasão Realeza, na Ilha de Joana Bezerra, área central do Recife. A ocorrência foi registrada no posto policial da unidade de saúde.


A vítima chegou ao hospital acompanhada da companheira e de um amigo e foi imediatamente para o bloco cirúrgico, onde passa por cirurgia.

Vítima correu para o quintal com medo de invasor

Johnny Luciano Pimenta da Silva, de 23 anos, estava dormindo em casa quando se assustou com o barulho de alguém tentando invadir sua residência. Ele saiu para o quintal, assustado, e acabou sendo alvejado por um homem desconhecido, que estava tentando entrar na casa. O atirador fugiu. As investigações do caso foram iniciadas pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Autoria do crime e motivação ainda são desconhecidas.