segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Começou!

Saiba qual é o primeiro desafio do Torneio Virtual de Ciências

NE10
 / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O primeiro desafio do Torneio Virtual de Ciências está lançado. As 202 equipes das 102 escolas pernambucanas inscritas no torneio, promovido pelo Espaço Ciência em parceria com o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), terão até o dia 22 de agosto para enviar um vídeo com a resposta para o email torneiovirtual.ciências@gmail.com. Confira abaixo os detalhes do desafio. Aos participantes, boa sorte!

1º Desafio do Torneio Virtual para 8º e 9º anos
A história da humanidade é marcada pela conquista de como produzir e controlar o fogo. O uso do fogo teve influência nos hábitos alimentares, no fim do nomadismo, no nascimento das civilizações baseadas na fundição e moldagem de metais e continua, até hoje, influenciando o desenvolvimento cientifico, tecnológico e social. Não é a toa que o fogo é um dos temas centrais na exposição “A História Química da Humanidade”, aberta à visitação no Espaço Ciência e que fornece subsídios ao presente desafio.
O fogo é a mais bela das reações químicas. Foi Antoine Lavoisier, no século 18, que descobriu o que é o fogo (pesquise sobre essa fascinante história). Na combustão, há consumo de oxigênio e produção de gás carbônico, como acontece por exemplo, na queima de carvão:
C (carvão) + O2 (oxigênio) --> CO2 (gás carbônico) + energia (luz, calor...)
Em consonância com o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2016, “Ciência alimentando o Brasil”, o 1º desafio do Torneio Virtual para 8º e 9º anos é:
“Como você pode fazer fogo?”.
As equipes terão que enviar para o e-mail torneiovirtual.ciencias@gmail.com, até o dia 29 de agosto, o link de um vídeo no Youtube (limitado a 3 minutos) onde mostrarão, da forma mais criativa possível, como produzir fogo, com a devida explicação dos processos envolvidos. As formas mais inventivas de gerar as chamas receberão pontuação especial.
O desafio também pretende trabalhar a questão dos riscos evolvidos em qualquer atividade, em particular quando se "brinca" com fogo. Não existe risco zero, sempre existe a possibilidade de acontecer algum acidente. Assim, a atividade proposta deve ser acompanhada por um professor supervisor e os riscos envolvidos deverão ser devidamente explicitados e bem trabalhados para garantir maior segurança e educar as pessoas a reduzir os riscos de acidentes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário