Academias são fechadas e notificadas por irregularidades no Grande Recife
Estabelecimentos funcionavam de forma clandestina
![Algumas instalações não dispunham da supervisão de educadores físicos / Foto: Jailton Junior / JC Imagem Algumas instalações não dispunham da supervisão de educadores físicos / Foto: Jailton Junior / JC Imagem](https://jconlineimagem.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/2019/09/04/normal/a925f10d5f7002dd3ba7c7116f7c5fdf.jpg)
Algumas instalações não dispunham da supervisão de educadores físicos
Foto: Jailton Junior / JC Imagem
JC Online
Após denúncias de irregularidades, o Conselho Regional de Educação Física (CREF) fiscalizou, na manhã desta quarta-feira (4), cinco academias de ginástica localizadas na Região Metropolitana do Recife. Dessas, três foram interditadas.
Em um estabelecimento no bairro de Sapucaia, no município de Olinda, o CREF identificou que a academia não estava registrada e não dispunha de educadores físicos na sala de musculação. A instalação foi notificada e possui um prazo de 30 dias para regularizar a situação.
‘A academia funcionava de forma clandestina. Por isso, um prazo foi estabelecido para que ela se regularize’, disse Marcelo Santos, assistente técnico de fiscalização do CREF.
No bairro de Águas Compridas, uma academia já advertida em outras vistorias do Conselho foi fechada. Além de funcionar de maneira clandestina, não oferecia as condições físicas necessárias para o uso. Nela, foram encontrados equipamentos enferrujados, piso irregular, falta de manutenção, estofados rasgados e não havia profissionais de educação física.
‘As pessoas que se exercitam nesta academia correm, inclusive, o risco de se lesionar. Encontramos-na na mesma situação de quando foi notificada, ou seja, não se regularizou dentro do prazo. Nós iremos encaminhar a denúncia aos órgãos competentes para a interdição definitiva’, completou Marcelo Santos.
Alerta
A Ordem dos Advogados, seccional Pernambuco (OAB-PE), acompanhou o trabalho e, de acordo com o vice-presidente da comissão de direito desportivos, Renato Montenegro, nas academias que foram encontradas pessoas no exercício ilegal da profissão serão penalizadas por cometer crime. ‘É crime e caso ocorra um flagrante pode ocasionar na prisão imediata’, alertou Montenegro.
O assistente técnico de fiscalização reforça a importância das denúncias. ‘Todo estabelecimento regular tem o certificado de registro exposto. É necessário que os alunos confiram se o orientador possui a habilitação legal para atuar’, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário