Moradores protestam em Noronha por causa de má condição de estrada
Segundo os manifestantes, muitos residentes não conseguem passar com seus veículos pelo local
![A Estrada da Quixaba é o principal acesso terrestre à Praia do Sancho / Foto: Cortesia A Estrada da Quixaba é o principal acesso terrestre à Praia do Sancho / Foto: Cortesia](https://jconlineimagem.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/2019/04/29/normal/5e8b3f020d7e2d1d6aff878bb89d9b78.jpg)
A Estrada da Quixaba é o principal acesso terrestre à Praia do Sancho
Foto: Cortesia
JC Online
Um grupo realiza protesto e interdita a Estrada da Quixaba, principal acesso terrestre à Praia do Sancho, no Arquipélago de Fernando de Noronha, nesta segunda-feira (29). Os manifestantes reivindicam a melhoria da condição da estrada. O protesto teve início por volta das 08h.
Os moradores alegam que a via está intransitável por conta das fortes chuvas de inverno. Segundo eles, muitos residentes não conseguem passar com seus veículos pelo local e nem os guias turísticos com seus tradicionais 'bugues' de passeios. Quem se arrisca a passar pela via, tem seu veículo danificado pelo lamaceiro.
Rogaciano Silva, 39 anos, é reside na ilha desde que nasceu. Ele alega que o principal problema não é a chuva e sim a falta de investimento por parte da Administração da Ilha em prevenção. "Eles nunca fazem uma medida preventiva. Essa rua nunca foi calçada. Quando se aproxima o período chuvoso, no inverno, a rua fica inacessível", afirma o taxista.
Ainda segundo Rogaciano, o prejuízo acaba sendo repassado para os moradores e turistas. Isso porque os valores das corridas de táxi, por exemplo, são pré-estabelecidos e com isso a tarifa fica mais cara por conta dos prejuízos provocados pela falta de infraestrutura das estradas.
A reportagem do Jornal do Commercio entrou em contato com a administração da ilha e aguarda resposta.
Vídeo
Em um dos registros gravado pelos moradores e enviado ao JC, é possível observar um ônibus escolar atolado na lama e sendo rebocado por uma escavadeira. Confira:
Chuvas
Neste mês, já choveu 347 mm em Noronha. A média histórica é de 248 mm. Da quinta-feira (25) para a sexta (26), por exemplo, foram registrados 46 mm, segundo a Apac. As chuvas são explicadas por causa de um sistema meteorológico conhecido zona convergência intertropical. “As chuvas são comuns nos meses de março, abril e maio, porque é nesse período que o sistema atua. Este ano, as chuvas estão sendo intensas por causa da alta temperatura do oceano. Mas, é algo que já era esperado”, explica a meteorologista da Apac, Zilurdes Lopes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário