Celulares cadastrados na SDS ajudam polícia a prender assaltantes
Por TV Jornal
Reprodução/TV Jornal
A polícia civil conseguiu prender três jovens suspeitos de vários assaltos em Olinda, no Grande Recife. O trio foi encontrado com aparelhos celulares que estavam cadastrados no sistema "Alerta Celular", desenvolvido pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para ajudar na localização de aparelhos roubados.
Elvis do Nascimento Silva, 28 anos, Igor Nascimento da Silva, 21, e Felipe Henrique da Silva Borges, 19, foram presos em flagrante. Eles aparecem em imagens divulgadas pela polícia câmeras de segurança de ruas onde o grupo agia.
"Em princípio eles disseram que os celulares eram deles. Mas como os aparelhos haviam sido cadastrados no sistema da SDS, conseguimos localizar os reais proprietários para realizar o flagrante", contou o delegado Flávio Tau.
De acordo com uma das vítimas, o grupo agia com bastante violência. "Eu tava na frente de casa e eles já chegaram falando: 'Perdeu! Perdeu', com arma em punho. Levantei a mão e passei tudo", contou o homem que não quis se identificar.
Alerta Celular
Para utilizar o sistema, é preciso acessar o site da Secretaria de Defesa Social (SDS), e fazer o cadastro do celular através do IMEI que é o código de Identificação Internacional de Equipamento Móvel, um número que identifica os celulares. Para descobrir o IMEI do seu aparelho, basta digitar *#06#, como se fosse fazer uma ligação.
Pode aparecer mais de um código IMEI. Se for o caso, o primeiro é o que identifica o celular, e os outros identificam os chips. Segundo o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito Kerhle, se uma pessoa for vítima de assalto, o celular cadastrado já estará vinculado ao CPF, então será mais fácil de rastrear os celulares apreendidos com pessoas presas e devolvê-los aos seus donos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário