Caminhada do Coração leva informação e serviços à Praia de Boa Viagem
Evento, promovido pela ONG Círculo do Coração, quer conscientizar a população na Semana Nacional da Cardiopatia Congênita
![ONG atua há 25 anos tratando de doenças cardiológicas gratuitamente / Foto: Cortesia ONG atua há 25 anos tratando de doenças cardiológicas gratuitamente / Foto: Cortesia](https://jconlineimagem.ne10.uol.com.br/imagem/noticia/2019/06/08/normal/1695b767f15bb2187e28163c30f682aa.jpg)
ONG atua há 25 anos tratando de doenças cardiológicas gratuitamente
Foto: Cortesia
Cidades
No Brasil, por ano, cerca de 28 mil crianças nascem com alterações na estrutura ou na função do coração. Apesar de boa parte dos casos ser facilmente resolvido, ainda é alto o índice de complicações e mortalidade infantil devido a problemas cardíacos. Neste domingo, em ação alusiva à Semana Nacional de Conscientização sobre a Cardiopatia Congênita, a ONG Círculo do Coração proporcionará um domingo diferente, com a Caminhada do Coração, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Profissionais de saúde estarão entre o 1º e o 2º Jardins aferindo pressão arterial e dando orientações sobre cardiopatias. Uma campanha para a aquisição de aparelho para a realização de exames também acontece na mesma tarde.
O evento pretende alertar sobre a importância do diagnóstico precoce de cardiopatias em crianças ainda durante a gestação ou após o nascimento. Segundo a cardiologista Sandra Mattos, especialista em cardiologia infantil, quanto mais cedo for descoberta a condição, maiores as chances de reversão. “Chamamos de cardiopatias congênitas os problemas de coração que se desenvolvem ainda dentro do útero da mãe. No Brasil, um a cada 100 crianças nascem com algum tipo de cardiopatia e 70% deles são facilmente resolvidos com remédios ou até mesmo sozinhos. No entanto, 30% são problemas graves e que precisam de diagnóstico rápido para que seja feito o tratamento no primeiro ano de vida do bebê. Por isso a importância de um pré-natal bem feito para reduzir os riscos de óbito em pacientes nascidos cardiopatas”, explica a médica. O diagnóstico pode ser feito ainda nas primeiras semanas de gestação com a ajuda do ultrassom morfológico e ecocardiograma fetal. Após o nascimento do bebê, a avaliação é feita com a ajuda do teste do coraçãozinho, ainda na maternidade.
A pequena Cecília Carvalho, de um ano e 10 meses, nasceu com uma cardiopatia congênita complexa. Seus primeiros oito meses foram vividos no hospital, onde passou por cirurgias e realizou todo o tratamento com médicos da CirCor. Pouco mais de um ano após a alta, o sentimento de gratidão permanece emocionando a família da menina. “Eu digo que a equipe de saúde é a primeira família de Cecília porque são pessoas maravilhosas que se doaram para nos ajudar de uma forma linda. O que eu sinto por eles é uma gratidão sem tamanho”, diz a mãe da menina, Marcelle Carvalho, dona de casa.
Este ano a Circulo do Coração completa 25 anos. A data foi comemorada com a inauguração da Casa do Coração, sede da ONG no bairro de Campo Grande, Zona Norte do Recife, onde serão realizados atendimentos a gestantes e crianças com cardiopatias. A expectativa dos integrantes é que no segundo semestre a casa esteja com todos os equipamentos necessários para a realização de exames e atendimentos.
Os serviços de aferição de pressão, saturação de oxigênio e orientação médica começa às 15h, no 2º Jardim, na Avenida Boa Viagem. Em seguida, participantes saem em caminhada pela praia e retornam ao ponto de encontro para um aulão de yoga. Em paralelo a estas atividades, voluntários estarão arrecadando doações para a compra de um aparelho eletrocardiógrafo para a Casa do Coração, espaço idealizado pela ONG Círculo do Coração para o atendimento ambulatorial gratuito de crianças e gestantes com cardiopatias. Para participar das atividades basta se inscrever no site da instituição e pagar a taxa de R$ 10.
Doações
O acompanhamento pelos profissionais de ONG é feito mediante encaminhamento médico do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem tiver interesse em ajudar a CirCor pode fazer doações pelo site ou em conta bancária.
Banco 104 - Caixa Econômica Federal
Ag. 2348
Conta Corrente: 03000626-5 (se for de outro banco para CEF) e 626-3 - operação 03 (de CEF para CEF)
Cnpj: 00.286.731-0001/45
Ag. 2348
Conta Corrente: 03000626-5 (se for de outro banco para CEF) e 626-3 - operação 03 (de CEF para CEF)
Cnpj: 00.286.731-0001/45
Banco 237 - Bradesco
Ag. 1058
Conta Corrente: 032957-6
Ag. 1058
Conta Corrente: 032957-6
Banco 748 - Sicredi.
Ag. 2203
Conta Corrente: 10.125-7
Ag. 2203
Conta Corrente: 10.125-7
Nenhum comentário:
Postar um comentário