Brasil encara o Peru valendo vaga nas quartas de final
Com uma vitória e um empate até agora, seleção brasileira ainda não empolgou no torneio
Torcida já começa a pegar no pé do técnico Tite
NELSON ALMEIDA / AFP
JC Online
Após duas apresentações consideradas abaixo da expectativa do torcedor, a seleção brasileira enfrenta o Peru, neste sábado (22/6), às 16h, no Itaquerão, em São Paulo, para tentar finalmente engrenar na Copa América e fazer valer o status de favorita da competição. Portanto, além de vencer o adversário, o time do técnico Tite busca também um grande desempenho.
O jogo é válido pelo Grupo A e vale não só a classificação das duas equipes para a próxima fase como a primeira colocação da chave. Para a seleção, a vitória simples basta para se garantir na ponta do grupo. O empate serve para se classificar, mas aí dependeria do saldo de gols para saber a posição. A Venezuela enfrenta a Bolívia no mesmo horário, no Mineirão, e também sonha com a vaga nas quartas de final.
Ciente de que precisa trazer algo novo para a seleção, Tite irá fazer mudanças na equipe. O ataque, que passou em branco contra a Venezuela é o alvo. Everton “Cebolinha” é o mais cotado para assumir a vaga de David Neres. Existe também a possibilidade de Gabriel Jesus substituir Richarlison. O comandante brasileiro fez mistério no último treino e não quis antecipar a escalação da equipe.
A aposta por Everton visa trazer mais improviso ao setor ofensivo. O jogador do Grêmio atua pelo lado esquerdo do ataque e tem como principal arma as jogadas em profundidade, abrindo espaços na defesa. A faixa do campo é a mesma utilizada por Neymar, cortado às vésperas da Copa América depois de romper os ligamentos do tornozelo direito.
Everton foi o primeiro escolhido por Tite para a vaga do camisa 10. No amistoso contra o Catar, depois que o craque se machucou, foi ele que o substituiu. Mas o jogador não atuou bem e, na partida seguinte, contra Honduras, o treinador escalou David Neres como titular em seu lugar. O ex-são-paulino soube aproveitar a oportunidade, marcou um gol no Beira-Rio, mas não vem fazendo uma boa Copa América e, por isso, pode perder o lugar na equipe.
GABRIEL JESUS
Já com a possível troca de Richarlison por Gabriel Jesus tem como objetivo melhorar as finalizações de média e longa distância da seleção. O próprio Tite admite que o time precisa arriscar mais chutes e deu ênfase a esse tipo de jogada nos últimos treinos.
O desafio de Tite para a partida será fazer o Brasil atacar mais sem deixar a defesa tão exposta. Assim, o treinador insiste que o time tem de ter equilíbrio tático. A principal preocupação é com o atacante Paolo Guerrero, com quem trabalhou no Corinthians (ambos foram campeões mundiais em 2012).
O desafio de Tite para a partida será fazer o Brasil atacar mais sem deixar a defesa tão exposta. Assim, o treinador insiste que o time tem de ter equilíbrio tático. A principal preocupação é com o atacante Paolo Guerrero, com quem trabalhou no Corinthians (ambos foram campeões mundiais em 2012).
Nenhum comentário:
Postar um comentário