sexta-feira, 25 de maio de 2018

Distribuidoras de combustível estão à espera de escolta policial em Suape

Distribuidoras estão dispostas a trabalhar 24 horas por dia durante o final de semana para abastecer os postos

Bloqueios continuam apesar da liminar da Justiça / Bobby Fabisak
Bloqueios continuam apesar da liminar da Justiça
Bobby Fabisak
JC Online

O diretor da Total Distribuidora de Combustíveis,Paulo Perez, disse em entrevista ao programa Super Manhã, da Radio Jornal, que hoje é impossível os caminhões saírem do Porto de Suape com combustível para abastecer os postos em Pernambuco por conta do movimento grevista dos caminhoneiros. “Não tem como. Há um bloqueio forte e o desabastecimento é o que você está vendo aí, a cidade praticamente vazia”. O empresário citou ainda outras consequências da greve como a parada da linha de montagem das motocicletas Shineray (que faz parte do Grupo Total), e a interrupção de obras de construção civil do grupo em Suape que estavam previstas para serem entregues em junho.

GREVE

O comunicador Geraldo Freire questionou como fica então a distribuição de combustível para o interior do Estado. Paulo Perez disse que a situação era crítica que cidades como Tabira, no sertão, já não tinha nenhum posto com combustível ontem à noite. Paulo Perez se referiu aos trabalhadores do setor de transportes como “heróis” por rodarem em estradas ruins, pagarem pedágios caríssimos e ainda conviverem com a violência das estradas. Mas o empresário acha que o acordo fechado com o governo na noite de ontem foi uma vitória para categoria. “Eu acho que dava para eles aliviarem (a greve) nesses 15 dias de trégua e voltarem ao trabalho”. Perez defende que daqui há 15 dias se o governo não cumprisse o que prometeu, então os caminhoneiros voltariam a parar. Para ele, continuar com o movimento a partir de hoje deixa a população em perigo.

GALERIA DE IMAGENS

25/05 - No início desta tarde, passageiros esperam pelos ônibus no Centro do Recife
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Felipe%20Ribeiro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Felipe%20Ribeiro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Felipe%20Ribeiro/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Felipe%20Ribeiro/JC%20Imagem
Próximas

Paulo Perez disse ainda que as distribuidoras que tem sede em Pernambuco como a Total, Dislub, Federal, estão prontas para trabalhar 24 horas durante todo o final de semana para abastecer os postos e na segunda feira (28) o abastecimento nos postos estaria normalizado em torno de 70%. Questionado por Jamildo Melo sobre a liminar da Justiça que proíbe a realização dos bloqueios por parte dos caminhoneiros grevistas, o empresário afirma que entende que a liminar daria direito a uma força policial para não expor os funcionários das distribuidoras a riscos.”O que existe em Suape é um corredor com grevistas de um lado e de outro. Se houver escolta, há como sair com caminhões para fazer o abastecimento durante o final de semana, ou então se houver bom senso por parte dos grevistas para que a operação seja feita normalmente”.

O ACORDO

Apesar de o governo ter anunciado o fim da paralisação dos caminhoneirosos líderes da categoria que assinaram o acordo não asseguraram, ao fim do longo e tenso dia de reuniões no Planalto que seus filiados voltarão ao trabalho nesta sexta-feira (25).
"Assumimos o compromisso e vamos repassar (o acordo) ainda hoje (quinta-feira), na íntegra, para todos. Mas é a categoria que vai analisar e é o entendimento deles que vai dizer se isso foi suficiente ou não. O que estou dizendo para eles é que chegamos aqui com duas reivindicações e saímos com 14, e houve uma sensibilidade do governo no atendimento às reivindicações", declarou o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Autônomos (CNTA), Dilmar Bueno. Em nenhum momento da entrevista coletiva o representante dos caminhoneiros assegurou que a categoria voltaria ao trabalho nesta sexta (25).

Nenhum comentário:

Postar um comentário