Estados Unidos
Seis em cada dez latinos votam em Hillary para presidente
AFP
Eleitores latinos de Hillary teriam o seguinte perfil: mulher, nascida no exterior, fala espanhol, sem ensino superior e católicaFoto: AFP
Seis em cada dez latinos habilitados para ir às urnas nas eleições de 8 de novembro nos Estados Unidos pretendem votar em Hillary Clinton, e apenas dois, em Donald Trump - de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (11).
De acordo com enquete do Pew Research Institute, Hillary teria o apoio de 58% dos latinos registrados e habilitados a votar, contra 19% para Trump. O libertário Gary Johnson receberia 10%, e a candidata verde, Jill Stein, 6%.
O Pew Research destacou que essa diferença é menor do que a registrada nas eleições de 2012, quando Barack Obama teve 71% dos votos da comunidade latina, contra 27% para o republicano Mitt Romney.
De acordo com o Pew, os eleitores latinos da candidata democrata teriam o seguinte perfil: mulher, nascida no exterior, fala espanhol, sem ensino superior e católica.
Entre os latinos dispostos a votar em Trump, o perfil é praticamente o oposto: homem, nascido nos Estados Unidos, fala inglês, com algum nível de formação superior e protestante evangélico.
Os números do Pew também mostram que diminuiu em um ponto porcentual (de 12%, em 2015, para 11%, este ano) o número de latinos que consideram o Partido Republicano como o "mais preocupado" com essa comunidade.
Já o Partido Democrata ainda é visto pelos latinos como o "mais preocupado" com essa comunidade, mas essa percepção caiu de 59%, no ano passado, para 54%, este ano.
Ao mesmo tempo, o percentual dos que consideram que "não há diferenças" aumentou de 22% para 28%.
O Pew destacou que, nessa eleição, haverá 27,3 milhões de latinos habilitados e registrados para votar, embora as pesquisas indiquem menor interesse em ir a uma seção eleitoral, em comparação a 2012.
Pouco antes da eleição presidencial deste ano, 77% dos latinos estavam "totalmente seguros" de que sairiam de suas casas para ir votar, contra 69% este ano. Entre os eleitores com menos de 35 anos, esse percentual cai para 62%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário