Conflito
Palestino fere três soldados israelenses e é morto
AFP
Segundo o Exército israelense, um homem palestino armado "abriu fogo contra as forças presentes no terreno, ferindo três soldados.Foto: Abbas Momani / AFP
Segundo o Exército israelense, um homem armado "abriu fogo contra as forças presentes no terreno, ferindo três soldados. Em resposta à ameaça imediata, as forças mataram o agressor". O Ministério da Saúde palestino confirmou a morte.
Uma fonte de segurança palestina identificou o homem como Mohammad Turkman, de 25 anos, dizendo que ele era um policial em Ramallah, o que não foi confirmado por fontes oficiais.
Se a informação for confirmada, seria o terceiro membro das forças de segurança palestinas a ser morto no último mês ao atacar as forças israelenses.
Israel e a Autoridade Palestina baseada em Ramallah cooperam no domínio da segurança. Esta cooperação secreta estabelecida pelos acordos de Oslo é vista por seus partidários como essencial na luta contra o Hamas e os grupos radicais ou extremistas. Mas também é contestada. Para muitos palestinos, é mais uma maneira de exploração pela ocupação israelense.
Sami Abu Zuhri, porta-voz do Hamas, comemorou o ataque desta segunda-feira como um ato "heroico". Ele chamou "os membros das forças de segurança palestinas a se envolver mais na intifada".
Um dos feridos, atingido "nos membros inferiores", está em estado grave, de acordo com o serviço de resgate israelense. Os outros dois "sofreram ferimentos leves", declarou o Magen David Adom, o serviço de emergência de Israel.
Os territórios palestinos, Jerusalém e Israel vivem uma onda de violência desde outubro de 2015, mas o número de ataques caiu significativamente nos últimos meses. A violência matou 237 palestinos, 36 israelenses, dois americanos, um eritreu, um jordaniano e um sudanês, de acordo com uma contagem da AFP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário