quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Abandono: Há 2 meses sem água, moradores de Goiana clamam por solução

Os moradores da Rua do Ouro, na comunidade do Alecrim, na zona rural do município de Goiana, Região Metropolitana do Recife, estão há aproximadamente dois meses sem água potável para atender suas necessidades diárias. Eles clamam por alguma solução, pois estão revoltados com o tamanho descaso das instituições públicas.

Segundo informações obtidas pelo Blog do Anderson Pereira, os moradores já denunciaram o problema para o chefe do Poder Executivo - pois o serviço seria disponibilizado pela Prefeitura - e nada foi realizado até então. "É uma situação revoltante. São vários dias sem água e a sensação é de total abandono da Prefeitura. E ninguém fala nada, ninguém resolve nada", reclamou a aposentada Maria Silva.

A população não aguenta mais este descaso, e diz que se não forem atendidos, e se precisar, vão invadir o prédio da PMG até solucionarem o problema.

Enquanto isso, o povo continua sofrendo e sem previsão de solução.

Economia: 'De São José da Coroa Grande a Goiana, ninguém compra nada', diz associação de pescadores

A venda de pescados das águas do estado está 100% parada. A informação é do Movimento dos Pescadores e Pescadoras de Pernambuco (MPP-PE), que contempla todos os pescadores artesanais pernambucanos. "De São José da Coroa Grande até Goiana, não estamos vendendo nada. Nem nas feiras livres nem nas peixarias", informou a entidade.

De acordo com a associação, pedidos que estavam feitos foram cancelados. "Temos relatos de pescadores que os atravessadores tinham feito encomenda e ligaram falando que não queriam mais. A coisa está feia", enfatizou o movimento.

Segundo pesquisa do Instituto Oceanário da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), o número de pescadores no litoral pernambucano é de aproximadamente 30 mil pessoas. O dado é de 2010. Já o número de pescadores com Registro Geral de Pesca (RGP) no estado é de 13.128 pessoas. A última produção estimada, feita em 2012, é de 20.882,10 toneladas de pescado oriundo da pesca extrativa.

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Hospital da Mulher oferece 120 mamografias na reta final do Outubro Rosa

Serviço será prestado em livre demanda, sem a necessidade de marcação prévia

A cada dia serão oferecidos 30 exames, sendo realizados 15 pela manhã e 15 à tarde. / Foto: JC Imagem
A cada dia serão oferecidos 30 exames, sendo realizados 15 pela manhã e 15 à tarde.
Foto: JC Imagem
JC Online

Na reta final do mês de outubro, o Hospital da Mulher do Recife, no Curado, Zona Oeste, oferece 120 mamografias por livre demanda. A partir desta segunda-feira (28), a programação do hospital terá quatro dias com aplicação de vacinas, ações de autocuidado, palestras e exames. As mulheres poderão receber o atendimento sem a necessidade de marcação prévia - mas é preciso ter 50 e 69 anos e cartão SUS do Recife, como orienta o Ministério da Saúde. 


A cada dia serão oferecidos 30 exames, sendo realizados 15 pela manhã, e 15 à tarde. Também como parte da programação, todos os dias, das 7h às 11h, serão disponibilizados testes rápidos para Sífilis (30 por dia) e HIV (30 por dia). Haverá ainda vacinação contra gripe, ações de autoestima, como limpeza de pele e maquiagem estão programadas, assim como diversas palestras: Direitos das Mulheres x Câncer de Mama (equipe do Serviço Social); Cuidado com as Mamas (equipe de enfermagem); Câncer de Mama: como prevenir e tratar (palestra da mastologista do HMR); entre outras. 

Durante a terça e a quinta-feira, haverá também massoterapia e ginástica laboral.

Outubro rosa

O Outubro Rosa é uma campanha nacional que visa chamar atenção para a importância da detecção precoce do câncer de mama. A doença atinge cerca de 50 mil novos pacientes por ano no Brasil. 

Do Litoral Sul ao Norte, saiba como foi o domingo nas praias em Pernambuco

Praias vazias e voluntários ainda tentando retirar resquícios de óleo da faixa de areia. Assim foi o domingo em grande parte do Litoral pernambucano

Ainda há vestígios de óleo nos corais, em Carneiros / Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
Ainda há vestígios de óleo nos corais, em Carneiros
Foto: Felipe Ribeiro/ JC Imagem
JC Online

O domingo (27) foi de sol em todo o litoral pernambucano, mas quem foi à praia já começou a sentir os reflexos da chegada das manchas de óleo em várias localidades Estado, atingidas de forma mais intensiva desde o último dia 17 de outubro. Em Tamandaré, Porto de Galinhas, Paulista e Itamaracá, por exemplo, o movimento de visitantes foi abaixo da média para este período. Para o comércio, a situação é preocupanteBalanço divulgado neste domingo relata que já foram recolhidas 1.447 toneladas de óleo (misturado com areia) em Pernambuco. Dados, no entanto, não são atualizados desde a sexta-feira (25).
No Litoral Norte, voluntários se concentraram na praia Quatro Cantos, em Itamaracá, para ajudar na retirada de resíduos de petróleo. Por lá, quem foi para relaxar ficou receoso em entrar no mar. “A gente vem com medo de encontrar a praia suja. Só vamos olhar, nós viemos mês passado e tomamos banho, hoje ficamos receosos”, comenta o torneiro mecânico Fácio Ferreira, que mora em Paulista e foi a Itamaracá curtir o domingo. 
Além dos visitantes, que se sentem inseguros, comerciantes sofrem com a falta de clientela. “Tem muito menos movimento do que tinha anteriormente. Houve um alerta geral, é óbvio que as pessoas reagem. Ontem já senti o reflexo e hoje ainda mais”, conta o comerciante Helder Silva. Na Praia do Pilar não foram encontrados vestígios de óleo. Já em Jaguaribe e Quatro Cantos, pequenas manchas foram vistas na areia. Segundo o prefeito da cidade, Mozart Tato, foram ao manguezal para apurar uma suspeita de manchas. “Estamos colocando boias de proteção na Praia do Sossego, onde foram encontradas borbulhas. Estamos com bombeiros e mergulhadores para ver se as manchas afetaram a raiz do manguezal”, explica. 
Nas praias de Pau Amarelo e Janga, em Paulista, a situação não foi diferente. Bares e restaurantes estavam vazios e poucas pessoas se arriscaram no mar. 

Recife

Com o sol a pino no Recife neste domingo, banhistas aproveitam para curtir as praias que estão aptas para banho. Nessa sexta-feira (25), a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) divulgou uma lista de praias onde houve "detecção visual de óleo", e aconselhou que o banho deve ser evitado nestas área. Ao todo, são 18 localidades. Boa Viagem não está na lista e, portanto, foram liberadas para o banho de mar.


GALERIA DE IMAGENS

Em Boa Viagem, no Recife, onde as manchas não apareceram, o movimento foi abaixo do esperado
Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Mar%EDlia%20Banholzer/JC
  • Foto%3A%20Mar%EDlia%20Banholzer/JC
  • Foto%3A%20Mar%EDlia%20Banholzer/JC
  • Foto%3A%20Tiao%20Siqueira/JC%20Imagem
Próximas

Litoral Sul

Neste domingo (27), a reportagem do Jornal do Commercio esteve nas praias de Tamandaré e registrou a presença da substância nos corais da praia dos Carneiros, ainda na areia, em maior quantidade, em Boca da Barra e na foz do Rio Mamucabas.
Em Boca da Barra, há uma base de apoio com a presença daMarinha, Exército, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Ibama. Eles se concentram no trabalho de retirada do óleo que ainda está na foz do Rio Mamucabas.
Nos Carneiros, dois funcionários de um hotel faziam limpeza nas pedras, mas não havia ninguém da prefeitura ou do governo trabalhando neste sentido. Havia, porém, 12 técnicos do Centro de Defesa Ambiental da Petrobras, que estão na praia desde o dia 19, fazendo monitoramento e recolhendo resíduos, especialmente quando a maré baixa.
Nas praias de Porto de Galinhas e Maracaípe, ambas em Ipojuca, o movimento esteve melhor que nas demais localidades afetadas. 

Balanço

Informe divulgado pelo Governo do Estado neste domingo sinaliza que foram retiradas das praias pernambucanas 1447 toneladas de óleo e areia misturados. A quantidade é a mesma divulgada na última sexta-feira. A justificativa para a desatualização seria a falta de repasse de informação da empresa responsável pela contagem durante o final de semana. O número consolidado, incluindo sábado e domingo, só deve ser repassado nesta segunda-feira (28).

Veja o que abre e o que fecha no Dia do Servidor Público, no Recife

Escolas e bibliotecas municipais estão entre as entidades e repartições que terão funcionamento alterado nesta segunda-feira (28), Dia do Servidor

Sede da Prefeitura do Recife não abrirá / Foto: Andrea Rego Barros/PCR
Sede da Prefeitura do Recife não abrirá
Foto: Andrea Rego Barros/PCR
JC Online

Nesta segunda-feira (28) é celebrado o Dia do Servidor Público. Por causa do feriado, alguns órgãos e serviços têm funcionamento alterado.
Repartições e entidades da administração direta e indireta do Recife estão com horário diferenciado. Outras, por ser ponto facultativo, não vão funcionar, como é o caso do edifício sede da Prefeitura. Escolas municipais, Procon Recife e Bicliotecas Populares de Casa Amarela e Afogados estarão fechados.
Enquanto parques funcionam normalmente, equipamentos de educação ambiental, como o Jardim Botânico, estarão de porta fechadas. Mercados e feiras abrem em horário normal, das 8h às 18h, mas a abertura de cada boxe é opcional.

Saúde

Nesta segunda-feira (28), as quatro Upinhas 24 horas – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas o dia todo para atender pequenas urgências dos moradores das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia e Unidades Básicas Tradicionais, estarão fechadas, reabrindo normalmente na terça-feira (29).
Maternidades municipais e serviços de emergência funcionam normalmente. Para a vacinação antirrábica, a Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará no fim de semana e também na segunda (28), para os moradores do Recife, entre 8h e 12h.

sábado, 26 de outubro de 2019

Chef Thiago das Chagas é selecionado para o 'Mestre do Sabor'

Pernambucano conquistou a última vaga para o time de José Avillez

Thiago apresentou aos jurados um arroz de caranguejo com patolas empanadas / Foto: Victor Pollak/TV Globo
Thiago apresentou aos jurados um arroz de caranguejo com patolas empanadas
Foto: Victor Pollak/TV Globo
NATHÁLIA PEREIRA
O chef pernambucano Thiago das Chagas foi aprovado na última fase da “degustação às cegas”, prova que integra o reality culinário Mestre do Sabor, da TV Globo. A eliminatória foi exibida na última quinta-feira (24).
Thiago apresentou um arroz de caranguejo, um dos principais pratos do São Pedro Restaurante, comandado por ele e localizado no Pátio de mesmo nome, no Recife. Servido com caldo e acompanhado por patolas de caranguejo empanadas, o arroz agradou aos Mestres Kátia Barbosa, Léo Paixão e José Avillez, que o classificaram como um “prato guloso”.
Após a degustação, Thiago foi escolhido por Avillez como o oitavo e último integrante de seu time, que segue agora para a próxima etapa do programa.


DO RECIFE

Durante a participação, Thiago destacou que sua lembrança e repertório como cozinheiro estão ligados à experiência de valorização dos sabores do Recife. “Quando criança, eu queria conhecer o mundo, e foi a cozinha que me proporcionou isso”, disse.

“Escolhi participar para ter a oportunidade de mostrar que a comida carrega o que temos como pernambucanos”, contou Thiago em conversa com o JC.
“Quis valorizar os ingredientes da terra. Recife é rodeado por mangues, muitos recifenses vivem da pesca, meu restaurante (o São Pedro) está localizado num Pátio que leva o nome do padroeiro dos pescadores. Tudo está função de chamar atenção para isso”.
Além do São Pedro, Thiago está à frente também do restaurante Reteteu Comida Honesta, no bairro da Encruzilhada, também no Recife.

Agências da caixa abrem neste sábado (26) para pagamento do FGTS

Os trabalhadores nascidos em fevereiro e março sem conta no banco podem retirar o dinheiro desde essa sexta (25)

Segundo a Caixa, no total, os saques do FGTS podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 40 bilhões na economia até o fim do ano / Foto: ABr
Segundo a Caixa, no total, os saques do FGTS podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 40 bilhões na economia até o fim do ano
Foto: ABr
ABr

A Caixa Econômica Federal vai abrir neste sábado (26)  para a população fazer o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que paga até R$ 500 por conta ativa ou inativa. Os trabalhadores nascidos em fevereiro e março sem conta no banco poderão retirar o dinheiro.
O saque começou em setembro para quem tem poupança ou conta corrente na Caixa, com crédito automático. Segundo a Caixa, no total, os saques do FGTS podem resultar em uma liberação de cerca de R$ 40 bilhões na economia até o fim do ano.


Os saques de até R$ 500 podem ser feitos nas casas lotéricas e terminais de autoatendimento para quem tem senha do cartão cidadão. Quem tem cartão cidadão e senha pode sacar nos correspondentes Caixa Aqui, apresentando documento de identificação, ou em qualquer outro canal de atendimento.

LOTÉRICAS

No caso dos saques de até R$ 100, a orientação da Caixa é que o correntista procure as casas lotéricas, com apresentação de documento de identificação original com foto. Segundo a Caixa, mais de 20 milhões de trabalhadores podem fazer o saque só com o documento de identificação nas lotéricas.
Quem não tem senha e cartão cidadão e vai sacar mais de R$ 100, deve procurar uma agência da Caixa.
As dúvidas sobre valores e a data do saque podem ser consultadas no aplicativo do FGTS (disponível para iOS e Android), pelo site ou pelo telefone de atendimento exclusivo 0800 724 2019, disponível 24 horas.
A data limite para saque é 31 de março de 2020. Caso o saque não seja feito até essa data, os valores retornam para a conta do FGTS do trabalhador.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Marcos Valério acusa Lula de ser mandante da morte de Celso Daniel, diz Veja

Comentando a acusação do empresário, o presidente Jair Bolsonaro afirmou não estar surpreso com a declaração

No depoimento ao MP, Valério repetiu uma história que contou em 2018 ao então juiz Sergio Moro envolvendo na trama praticamente todo o alto-comando petista / Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
No depoimento ao MP, Valério repetiu uma história que contou em 2018 ao então juiz Sergio Moro envolvendo na trama praticamente todo o alto-comando petista
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
JC Online

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) usou seu perfil oficial no Twitter, na manhã desta sexta-feira (25), para comentar o depoimento do empresário Marcos Valério ao Ministério Público de São Paulo, foi obtido pela revista Veja e divulgado nesta sexta, no qual ele teria afirmado que o ex-presidente Lula (PT) foi um dos mandantes da morte de Celso Daniel, ex-prefeito petista de Santo André.
"Marcos Valério alega que o corrupto presidiário Lula é um dos mandantes do assassinato de Celso Daniel! Surpreso? Não!", tuitou Bolsonaro.

Depoimento

No depoimento, Valério, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, como operador do mensalão declarou que Lula e outros petistas foram chantageados por um empresário de Santo André que ameaçava implicá-los na morte de Celso Daniel.

O empresário, que é acusado de desviar recursos públicos para alimentar caixas eleitorais na década de 1990, disse ter ouvido desse empresário que o ex-presidente foi o mandante do assassinato. Até hoje, a morte do prefeito é vista como um crime comum, sem motivação política, conforme conclusão da Polícia Civil.


No depoimento ao MP, também gravado em vídeo, Marcos Valério repetiu uma história que contou em 2018 ao então juiz Sergio Moro, atual ministro da Justiça e Segurança Pública, envolvendo na trama praticamente todo o alto-comando petista. A declaração de agora, porém, conta com mais detalhes e aponta Lula como personagem fundamental do crime.

Barreira é montada na praia de Maria Farinha para conter óleo

Material tem 400m de comprimento e faz parte de uma medida preventiva

Apesar de não ter registrado o aparecimento de óleo, Maria Farinha recebe barreira para proteger a foz do rio Timbó.  / Foto: Jonson Pereira/Prefeitura de Paulista
Apesar de não ter registrado o aparecimento de óleo, Maria Farinha recebe barreira para proteger a foz do rio Timbó.
Foto: Jonson Pereira/Prefeitura de Paulista
JC Online

Uma barreira de contenção, disponibilizada pelo governo de Pernambuco, com 400 m de comprimento foi colocada na praia de Maria Farinha, no início da tarde desta sexta-feira (25). O local não chegou a registrar o aparecimento de manchas de óleo mas, segundo a prefeitura de Paulista, se trata de uma medida preventiva, para que a substância não atinja o rio Timbó, cuja foz fica localizada entre as praias de Maria Farinha e Mangue Seco, em Paulista e em Igarassu, respectivamente. 


Manchas de óleo apareceram nas praias do Janga, Conceição e Pau Amarelo, também em Paulista. Ainda de acordo com a prefeitura, a situação nestas praias foi controlada, com exceção apenas do aparecimento de resquícios em Pau Amarelo, na manhã desta sexta. 

Janga

As manchas de óleo apareceram na praia do Janga no fim da manhã da última quarta-feira (23). A cidade de Paulista foi a nona cidade atingida pela substância em Pernambuco, desde o reaparecimento das manchas no Estado.

Após o aparecimento do material, o secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente da cidade, Tiago Magalhães, confirmou que o óleo pode ter chegado à praia por debaixo do mar. O secretário informou também que, durante a quarta-feira, cerca de 40 pessoas trabalhavam na limpeza desta praia.

Pedido de doação de garrafas PET

Desde a última quinta-feira (24), mensagens com pedidos de doação de garrafas PET para a construção e colocação de uma barreira de contenção na praia do Janga estão circulando no WhatsApp e redes sociais. 
A prefeitura, porém, não está recebendo estas doações, bem como não está ciente da realização destas campanhas. Não há previsão de colocação de barreira na praia do Janga.

Praias atingidas no Nordeste


Câmara do Cabo abre concurso público com salários de até R$ 2.500

As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro

Do total de vagas, três são imediatas para as áreas de copeiro, garçom, guarda de patrimônio e técnico de informática / Foto: Google Street View
Do total de vagas, três são imediatas para as áreas de copeiro, garçom, guarda de patrimônio e técnico de informática
Foto: Google Street View
JC Online

A Câmara de Vereadores do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), publicou edital para concurso público para 16 cargos de nível fundamental, médio e superior. A divulgação no Diário Oficial dos Municípios foi feita nessa quinta-feira (24). Os salários vão de R$ 1.200, para as vagas de nível fundamental e médio, a R$ 2.500, nos casos dos cursos superiores. As inscrições poderão ser feitas até o dia 18 de novembro, através do site do Instituto AOCP.
As provas acontecem no dia 15 de dezembro de 2019 (data provável), no período da manhã ou da tarde, dependendo do cargo. Os candidatos deverão responder a 40 questões objetivas de língua portuguesa, raciocínio lógico e conhecimentos específicos. Do total de vagas, três são imediatas para as áreas de copeiro, garçom, guarda de patrimônio e técnico de informática. Para os demais cargos, serão Cadastro de Reserva e o candidato será convocado conforme necessidade da Câmara dos Vereadores.
Os interessados poderão ser inscrever e devem pagar a taxa, que é de R$ 50, R$ 70 ou R$ 90, para os níveis fundamental, médio e superior, respectivamente.

Confira os cargos:

Nível fundamental
- Auxiliar de manutenção (eletricista, encanador)
- Auxiliar de serviços gerais
- Copeiro/garçom
- Guarda de patrimônio
- Jardineiro
Nível médio
- Arquivista
- Auxiliar administrativo
- Motorista
- Recepcionista
- Secretário (a)
- Técnico de informática
- Técnico em mídias sociais
- Técnico de som
Nível superior
- Advogado
- Contador
- Jornalista

Política: Vereador Quinho Fenelon propõe criação de ciclovia em Goiana

Foto: Divulgação/Ascom Câmara de Goiana

O vereador Quinho Fenelon (PSB) apresentou Indicação de nº 189/2019 ao Poder Executivo, solicitando a criação de ciclovias no município de Goiana, na Região Metropolitana do Recife. A propositura foi aprovada por todos os vereadores.

O objetivo, segundo o autor, é criar vias específicas para o trânsito de bicicletas, além de incentivar as pessoas na utilização do espaço, proporcionando mais segurança e ordem no trânsito.

"Os cuidados com a saúde e bem estar tem sido crescentes nos últimos tempos, e com isto, esta atividade tem sido bastante valorizada. Nesse sentido, a delimitação de área reservada fixa e provisórias em dias e horários alternativos, como os domingos e feriados, é de grande valia não só para a prática da atividade, mas sobretudo para a segurança dos usuários. Dessa forma viabilizando um espaço que incentiva a atividade de forma segura", explicou Quinho Fenelon.

De acordo com o vereador, a Secretaria de Segurança Cidadã, Trânsito e Transportes Urbanos de Goiana (SESTRAN) já lhe confirmou que a ciclovia seria construída a partir da entrada da cidade, na Avenida Nunes Machado (Rua da Baixinha), sentido o Centro da cidade, passando pela Rua Marechal Deodoro da Fonseca (Rua Direita), Rua Santa Tereza, Rua Nova, Rua do Tanquinho, Rua da Campina, Avenida André Vidal de Negreiros (Rua Estrada Nova) e, finalizaria, na Rua Augusto Gondim, em frente a Escola de Referência em Ensino Médio Augusto Gondim (EREMAG).

"Estimular a população ao uso de bicicletas é também um benefício ao meio ambiente, pois pode ajudar a reduzir a emissão de gases poluentes de veículos e diminuir a quantidade de carros, motos e caminhonetes", disse o vereador. "O número de ciclistas tem crescido de forma contundente, sendo importante que o município tenha um olhar especial com esse público. Já está mais do que na hora de Goiana possuir ciclovias", finalizou.

Fatores benéficos do ciclismo:

Saúde – O ciclismo é uma prática saudável que estimula e exercita o sistema cardiorrespiratório, as articulações e fortalece a musculatura. Colesterol, hipertensão arterial e outras doenças relacionadas ao sobrepeso podem ser evitados com o ciclismo.

Social – a interação entre os ciclistas é muito forte. Normalmente eles se organizam em grupos e fazem o famoso “pedal” pela cidade e seus arredores. Estas ações desenvolvem habilidades de trabalhar em equipe, respeito e ética com o companheiro e com o meio ambiente.

Marinha abre concurso com salários que passam de R$ 9 mil

Ao todo, estão sendo ofertadas 32 vagas para os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte

Segundo o edital do concurso, os aprovados terão contratos temporários que podem durar até oito anos / Foto: Flickr/Marinha do Brasil
Segundo o edital do concurso, os aprovados terão contratos temporários que podem durar até oito anos
Foto: Flickr/Marinha do Brasil
JC Online

A Marinha do Brasil abriu inscrições para o processo seletivo para o Serviço Militar Voluntário (SMV) do 3º Comando do Distrito Naval. Ao todo, estão sendo ofertadas 32 vagas para os estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Norte. As vagas são para a área de saúde e técnicas. As inscrições podem ser feitas pelo site da Marinha até 4 de novembro de 2019. Os interessados também devem pagar uma taxa R$ 127,00 para participarem da seleção.
Segundo o edital do concurso, os aprovados terão contratos temporários que podem durar até oito anos, sem expectativa de permanência e estabilidade, direitos reservados apenas aos militares de carreira. Podem concorrer aos cargos mulheres e homens, entre 18 e 44 anos de idade. 


Os salários podem chegar a R$ 9.135,00, de acordo com a tabela de soldo da Marinha válida desde janeiro de 2019. Para receber esta remuneração, o candidato aprovado no concurso deve permanecer no SMV durante os oito anos permitidos.

Segundo o tenente Felipe Gibson, assessor de comunicação do 3º Comando do Distrito Naval, o candidato selecionado no processo ingressa no SMV na condição de Guarda-Marinha, com remuneração de R$ 6.993,00. Seis meses depois, ele é elevado ao posto de Segundo-Tenente e depois de outros seis meses é promovido à função de Primeiro-Tenente, cargo que deve ser ocupado por seis anos, quando o militar voluntário se torna Capitão-Tenente, com o salário de R$ 9.135,00.

Vagas

No momento da inscrição, o candidato a uma das vagas deverá selecionar a cidade onde pretende trabalhar e só poderá se inscrever para uma única função, como diz o edital do processo. Confira as vagas abertas pelo concurso:

Área de saúde

Cirurgião-Dentista (Ortodontia)
Natal (RN) - 1 vaga
João Pessoa (PB) - 1 vaga
Cirurgião-Dentista (Prótese Dentária)
Natal (RN) - 2 vagas
Recife (PE) - 1 vaga
Cirurgião-Dentista (Endodontia)
Recife (PE) - 1 vaga
Cirurgião-Dentista (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial)
Recife (PE) - 1 vaga
Fortaleza (CE) - 1 vaga
Farmácia
Recife (PE) - 2 vagas
Fortaleza (CE) - 1 vaga
Natal (RN) - 1 vaga

Área de apoio à saúde

Nutrição
Natal (RN) - 1 vaga

Área técnica

Ciências Contábeis
Natal (RN) - 1 vaga
Maceió (AL) - 1 vaga
Ciências Náuticas (Inspetor Naval)
Maceió (AL) - 1 vaga
Fortaleza (CE) - 1 vaga
Comunicação Social (Jornalismo)
Recife (PE) - 1 vaga
Direito
Recife (PE) - 1 vaga
Fortaleza (CE) - 1 vaga
Natal (RN) - 1 vaga
Informática (Sistemas de Informação)
Recife (PE) - 1 vaga
Psicologia
Natal (RN) - 1 vaga
Serviço Social
Recife (PE) - 1 vaga
Fortaleza (CE) - 1 vaga
Tecnólogo em Sistemas de Navegação
João Pessoa (PB) - 1 vaga

Área técnica-magistério

História
Fortaleza (CE) - 1 vaga
Inglês (Letras)
Fortaleza (CE) - 1 vaga
Pedagogia
João Pessoa (PB) - 1 vaga

Área de engenharia

Engenharia Civil
Natal (RN) - 1 vaga
Engenharia de Telecomunicações
Natal (RN) - 1 vaga
Engenharia Metalúrgica
Natal (RN) - 1 vaga

Fragmentos de óleo são encontrados em novas praias de Pernambuco

As praias afetadas foram Candeias e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e a praia do Sossego, na Ilha de Itamaracá

Tanto em Jaboatão, como em Itamaracá, os fragmentos já foram recolhidos da praia e colocados em pequenos sacos / Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão
Tanto em Jaboatão, como em Itamaracá, os fragmentos já foram recolhidos da praia e colocados em pequenos sacos
Foto: Divulgação/Prefeitura de Jaboatão
JC Online

Fragmentos do óleo que atinge diversos pontos do litoral nordestino foram encontradas, na manhã desta sexta-feira (25), nas praias de Candeias e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, e na praia do Sossego, na Ilha de Itamaracá, todas na Região Metropolitana do Recife (RMR).
De acordo com a Prefeitura de Jaboatão, os fragmentos encontrados nesta sexta são resquícios da mancha que atingiu a praia de Barra de Jangada, no mesmo município, na quarta (23). A prefeitura disse também que as praias já foram limpas.


Itamaracá

Explicação semelhante foi dada pelo secretário de Comunicação e Imprensa da Ilha de Itamaracá, James Paiva. Segundo ele, os fragmentos que chegaram à praia do Sossego ocuparam uma faixa de areia entre cinco e seis metros e são resquícios do óleo que chegou à praia do Pilar, na ilha, nessa quinta (24).
Ainda de acordo com Paiva, os fragmentos já foram recolhidos da praia e colocados em um pequeno saco.

Veja a lista de praias afetadas pelo óleo

•Boa Viagem - Recife - oleada/vestígios esparsos
•Praia Del Chifre - Olinda - oleada/vestígios esparsos
•Candeias - Jaboatão dos Guararapes - oleada/vestígios esparsos
•Piedade - Jaboatão dos Guararapes - oleada/vestígios esparsos
•Praias de Gamboa - Ipojuca - oleada/vestígios esparsos
•Praia de Nossa Senhora do Ó - Ipojuca - oleada/vestígios esparsos
•Porto de Galinhas - Ipojuca - vestígios esparsos*
•Cupe - Ipojuca - oleada
•Maracaípe - Ipojuca - oleada
•Serrambi - Ipojuca - oleada/vestígios esparsos
•Enseadinha - Ipojuca - oleada/vestígios esparsos
•Muro Alto - Ipojuca - oleada
•Pau Amarelo - Paulista - oleada/vestígios esparsos*
•Conceição - Paulista - oleada/vestígios esparsos
•Carneiros - Tamandaré - oleada
•Tamandaré - Tamandaré - oleada
•Ilha Cocaia - Cabo de Santo Agostinho - oleada/vestígios esparsos*
•Praia do Paiva - Cabo de Santo Agostinho - oleada
•Praia do Forte Orange - Ilha de Itamaracá - oleada/vestígios esparsos*
•Catuama - Goiana - oleada/vestígios esparsos*
•Ponta de Pedras - Goiana - oleada/vestígios esparsos*
•São José da Coroa Grande - oleada
•Praia de Suape/Cabo de Santo Agostinho - oleada
•Praia de Itapuama/Cabo de Santo Agostinho - oleada
•Calhetas/Cabo de Santo Agostinho - oleada
•Gaibu/Cabo de Santo Agostinho - oleada
•Barra de Jangada - Jaboatão dos Guararapes - oleada
•Janga - Paulista - oleada
•Pilar - Ilha de Itamaracá - oleada
•Sossego - Ilha de Itamaracá - vestígios esparsos
*Apesar de afetadas, atualmente não há registro do material nestas praias. Fonte: Ibama e Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco e prefeituras

Óleo nas praias: Secretaria Estadual de Saúde monitora casos de intoxicação

Há 19 casos em investigação, sendo 17 em São José da Coroa Grande e dois em Ipojuca

Durante as atividades de retirada do óleo, recomenda-se evitar o contato direto com a substância / Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Durante as atividades de retirada do óleo, recomenda-se evitar o contato direto com a substância
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
JC Online

Em meio ao desastre do óleo que atinge o litoral nordestino, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou que está monitorando casos de intoxicação exógena notificados pelas unidades de saúde de Pernambuco. Até esta quinta-feira (24), eram 19 ocorrências em processo de investigação pelas equipes de Vigilância em Saúde da SES-PE, sendo 17 em São José da Coroa Grande e dois em Ipojuca.
Os pacientes foram atendidos em unidades após apresentarem sintomas de intoxicação devido ao contato com o produto tóxico e também pelo uso indevido de solventes para retirada do produto. Todos apresentaram sintomas leves, como vômito, náusea e ardência nos olhos, sem a necessidade de uma atenção de maior complexidade.


Segundo a SES-PE, desde o início da semana, equipes da Vigilância em Saúde realizam visitas de campo nas praias onde ocorrem os mutirões de limpeza do óleo, assim como nas unidades de saúde. Foram visitados, até agora, os municípios do Cabo de Santo Agostinho (Praia do Paiva, Suape, Itapuama, Calhetas, Gaibu), São José da Coroa Grande, Goiana (Praia de Catuama e Ponta de Pedra) e Itamaracá (Praia do Pilar, Forte Orange e Jaguaribe), além de Barra de Jangada, em Jaboatão dos Guararapes, e Janga, em Paulista. O objetivo das equipes é alertar profissionais da saúde sobre sintomas de intoxicação, além do preenchimento correto da Ficha de Investigação de Intoxicação Exógena no  Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).
O protocolo de atendimento para estes casos recomenda o tratamento de acordo com a sintomatologia clínica. "O reforço é para que os profissionais e as equipes de vigilância em saúde municipais realizem a notificação, nos sistemas de informação, dos casos suspeitos e confirmados da intoxicação exógena. Também solicitamos que comuniquem, por meio de telefone específico, de forma imediata, à Secretaria de Vigilância em Saúde da SES-PE para que a situação possa ser permanentemente monitorada", explicou o coordenador do Centro de Vigilância e Resposta às Emergências em Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde, George Dimech.

Casos registrados em São José da Coroa Grande

Em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul do Estado, a primeira cidade a registrar, há uma semana, o reaparecimento da substância, 17 pessoas, entre voluntários e funcionários municipais precisaram de atendimento médico entre o dia 17 de outubro e esta quarta-feira (23).


GALERIA DE IMAGENS

Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Arnaldo%20Carvalho/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Arnaldo%20Carvalho/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Arnaldo%20Carvalho/JC%20Imagem
  • Foto%3A%20Arnaldo%20Carvalho/JC%20Imagem
Próximas

“A maioria estava apresentando cefaleia, náuseas e lesão de pele por conta do contato com a substância. Esse pessoal foi encaminhado para a Unidade Mista Osmário Omena de Oliveira, medicado e liberado. Além desses casos, temos indícios de subnotificações, pessoas que tiveram contato, apresentaram sintomas e não nos procuraram”, explicou a secretária de Saúde municipal, Taciana Mota.

Recomendações

A SES-PE reitera a recomendação de nunca usar solventes, como querosene, gasolina, álcool, acetona e tiner, para remoção, já que esses produtos podem ser absorvidos e causar lesões na pele. O indicado é que seja usados óleo de cozinha (óleos de origem vegetal), ou outros produtos contendo glicerina ou lanolina. Durante as atividades de retirada do óleo, recomenda-se evitar o contato direto com a substância por meio do uso de máscara descartável; luvas de borracha resistente; botas ou galochas de plástico ou outro material impermeável. Também não se deve usar tênis, chinelo, bota de trilha nem ir descalço. È importante vestir roupas que cubram as pernas e os braços, se possível, de material impermeável. Além disso, não é recomendada a participação de crianças, gestantes e doentes crônicos nos mutirões de limpeza.

Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco

O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox), que funciona como uma central para sanar dúvidas e orientar a população e profissionais de saúde sobre os casos de intoxicações exógenas e acidentes com animais peçonhentos, pode ser contatado por meio do telefone 0800 722 6001. Profissionais do serviço estão aptos a tirarem dúvidas sobre exposição ao produto e aparecimento de sintomas, assim como outras orientações, como a procura pelo atendimento médico adequado em cada uma das situações.

Pesquisa

Em decorrência do aparecimento de vestígios de petróleo cru em 23 praias do Estado, especialistas recolheram amostras do material, nesta quinta-feira (24), na praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho. A intenção é descobrir a quantidade de óleo que está dissolvido nas águas de 13 praias de Pernambuco, a fim de determinar qual é a extensão do dano do poluente para a vida marinha e para o ser humano.
Os oceanógrafos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Eliete Zanardi Lamardo e Gilvan Yogui, ambos especialistas em poluição marinha por petróleo, orientarão estudiosos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).