domingo, 30 de abril de 2017

Veja o que abre e o que fecha no feriado do Dia do Trabalho

Tradicionalmente, muitos estabelecimentos não abrem no dia 1º de maio

Passear pela Ciclofaixa é uma das opções de lazer desta segunda / Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Passear pela Ciclofaixa é uma das opções de lazer desta segunda
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
JC Online

Nesta segunda-feira (1º), será comemorado o Dia do Trabalho. Em várias cidades do Brasil, como no Recife, haverá várias mobilizações contra as reformas trabalhista e da Previdência, além do governo Temer. Em relação ao serviço à população, muitas lojas e órgãos públicos estarão fechados. Confira abaixo o que abre e o que fecha para você não dar viagem perdida.

Centro do Recife e bairros

Todas as lojas fechadas

Shoppings da RMR

Shopping Recife

Lojas fechadas; Alimentação e lazer, abertura facultativa das 12h às 21h.

Shopping Tacaruna

Lojas fechadas; Cinema, das 12:30h às 22h; Praça de eventos, da 12h às 21h;
Praça de alimentação e Game Station, das 12h às 21h (Praça de alimentação pode funcionar de forma facultativa até às 22h;

Shopping Guararapes

Lojas e Hiper Bompreço fechados; Praça de alimentação e Game Station, das 12h às 21h; Cinema, conforme programação própria

Shopping Plaza

Lojas fechadas; Alimentação e lazer, abertura facultativa das 12h às 21h; Cinema, conforme programação própria.

RioMar Shopping

Lojas fechadas; Alimentação e lazer, das 12h às 21h; Game Station: a partir das 09h, Cia Athletica: 08h às 16h; .

Shopping Boa Vista

Lojas fechadas; Game Station, das 11h às 21h; Cinema, conforme programação própria; Praça de alimentação, abertura facultativa das 11h às 19h.

Paço Alfândega

Lojas fechadas; Praça de alimentação e Exposição Precioso Mascate, das 12h às 21h.

Paulista North Way Shopping

Lojas fechadas; Alimentação e lazer, das 12h às 21h.

Shopping Costa Dourada

Lojas fechadas; Praças de Alimentação e Gourmet, Quiosques de Alimentação e Playtoy, das 11h às 21h; Cinema, conforme programação própria.

Lazer

Tradicionalmente, equipamentos culturais da Prefeitura do Recife não abrem às segundas-feiras, portanto estarão fechados neste 1º de maio, Dia do Trabalho. Mas o Sítio Trindade estará aberto, das 5h às 19h, com lazer ao ar livre para toda a família. A Ciclofaixa de Turismo e Lazer estará disponível no domingo (30) e na segunda-feira (1º), museus e teatros vão abrir com programação especial.

Mercados públicos

De acordo com prefeitura, mercados públicos funcionarão com horário diferenciado neste 1º de maio, das 6h às 13h. Escolas, creches, creches-escolas, bibliotecas municipais e as unidades do Centro Comunitário da Paz (Compaz) estarão fechadas no Dia do Trabalho.

Agências bancárias

Todas fechadas.

Correios

Fechado.

Prefeitura

Serviços e o atendimento ao público oferecidos no edifício-sede da PCR e na sede da Reciprev e Saúde Recife não funcionarão no Dia do Trabalho.

Contribuinte

A Central de Atendimento ao Contribuinte, localizada no edifício-sede da Prefeitura do Recife, Bairro do Recife, e a unidade de atendimento que funciona no posto do Expresso Cidadão do Cordeiro, estarão fechadas na segunda-feira (1º).

Trânsito

Serviços de atendimento ao idoso, taxistas e usuários que desejam recorrer das multas, oferecidos na sede da CTTU, na Rua Frei Cassimiro, 91, em Santo Amaro, serão suspensos na segunda-feira (1º). Serviços de monitoramento de tráfego, registro de Boletim de Ocorrência e de fiscalização, prestados pelos agentes de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU pelo teleatendimento 24h (0800.081.1078).

Procon-PE

O Procon Recife estará fechado no próximo dia 1º de maio, incluindo os postos avançados no Compaz Governador Eduardo Campos e Compaz Escritor Ariano Suassuna.

Empreendedorismo

As Salas do Empreendedor de Casa Amarela e a localizada na sede do prédio da Prefeitura do Recife não irão funcionar na segunda-feira (1º).

Emprego

As unidades da Agência do Emprego de Casa Amarela, Afogados, Rio Branco e a Agência Universitária, localizada na Facipe, não funcionarão na segunda-feira (1º).

Mulher

O Centro de Referência Clarice Lispector, voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência, e o Centro da Mulher Metropolitana Julia Santiago, localizado no bairro de Brasília Teimosa, não funcionarão na segunda-feira (1º).

Assistência Social

Todos os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS e Bolsa Família não funcionarão no dia 1º de maio, exceto as casas de acolhida do IASC.

Saúde

As Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas no dia 1º de maio. As demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas.

Vacinas

A Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), funcionará 24h durante o feriado com demanda espontânea, para vacina antirrábica. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) vai receber as pessoas que já estão em acompanhamento, das 8h às 12h.

Samu

Pode ser acionado pelo 192 todos os dias.

Maio Amarelo 2017 alerta para as escolhas dos motoristas no trânsito

O tema do Maio Amarelo deste ano é "Minha Escolha Faz a Diferença"

Mais de 30 mil motoristas já foram multados no ano passado por não utilizarem o cinto de segurança / Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
Mais de 30 mil motoristas já foram multados no ano passado por não utilizarem o cinto de segurança
Foto: Rodrigo Lôbo/Acervo JC Imagem
JC Online

Responder a uma mensagem no celular enquanto dirige, conduzir sem colocar o cinto de segurança ou ingerir bebida alcoólica e depois pegar o volante. Todas estas ações são de risco, mas, ao mesmo tempo, escolhas do motorista. É exatamente para isto que o Maio Amarelo 2017 chama atenção. Com o tema #MinhaEscolhaFazADiferença, a campanha mundial alerta sobre os números de mortos e feridos em acidentes de trânsito, na tentativa de reduzi-los, e aborda a segurança viária.
Não é muito difícil identificar que os motoristas, muitas vezes, assumem comportamentos de risco, colocando em perigo não apenas a sua vida, mas a de outros condutores, de pedestres, ciclistas e motociclistas. No ano passado, o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) emitiu mais de 1,5 milhão de multas e, neste ano, o número já é de 380 mil. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em 2016, a Operação Lei Seca obteve 1.333 constatações do uso de álcool ao volante e 194 crimes. Em 2017, 373 condutores já foram flagrados dirigindo depois de ingerir bebida alcoólica.
Além desta infração, a campanha do Maio Amarelo chama atenção para outras, bastante cometidas pelos pernambucanos. Um exemplo é a falta do uso do cinto de segurança, motivo pelo qual 31.443 motoristas foram multados no ano passado. 11.024 passageiros foram flagrados sem utilizar o item de segurança.

Em março de 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito". Em 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas. Em Pernambuco, em 2014, foram gastos R$ 1,19 bilhão com acidentados, envolvendo a rede de saúde, a previdência e outras áreas.
Em 2015, o valor reduziu 23%, chegando a R$ 917 milhões, o suficiente para cuidar dos pacientes com câncer em Pernambudo durante seis anos e manter o Hospital da Restauração funcionando durante quatro anos. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Ações

No Estado, órgãos como o Detran-PE montaram uma programação especial durante o mês de maio. A abertura oficial do movimento Maio Amarelo acontece nesta terça-feira (2), com palestra do jornalista Caco Barcellos com tema "Trânsito Urbano". Na segunda-feira (1º) a ação acontece no Parque da Jaqueria, das 8h às 16h, com técnicos de educação, Turma do Fom-Fom, Rotary, Fenacor, CTTU, BPTran, Operação Lei Seca e grupos de escoteiros. Além destas ações, ao longo do mês, o Detran-PE realizará diversas atividades de sensibilização em escolas e em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e do interior.

Fiat explica origem do nome do seu próximo lançamento: Argo

Montadora aproveitou para revelar como é o processo de escolha de nomes para um novo carro

Argo começa a ser vendido em junho mas já é bastante falado por conta do nome inusitado / Divulgação
Argo começa a ser vendido em junho mas já é bastante falado por conta do nome inusitado
Divulgação
Editoria de Veículos

O novo carro da Fiat só vai chegar ao mercado brasileiro em junho, mas já vem causando um rebuliço. Bastou a montadora italiana divulgar o nome do veículo para muita gente questionar o porque do nome. Foi baseado no filme Argo, um drama dirigido e estrelado pelo ator Ben Affleck e ganhador do Oscar? Não. Os pernambucanos também associaram o alcunha a uma famosa marca de surfe do nosso Estado. Também não.
A Fiat aproveitou o momento e inúmeros questionamentos nas redes sociais para divulgar mais seu novo produto e ainda tratou de explicar o complexo processo de escolha do nome de batismo de um automóvel.No comunicado divulgado à imprensa, a empresa diz que um bom nome precisa ser simples, significativo e diferenciado. A marca completa a informação dizendo que o processo dinâmico e conta com profissionais de diferentes áreas, como produto, design e pesquisa. Esse colegiado é majoritariamente formado por colaboradores da Fiat, mas nada impede o que a fábrica receba “inspirações externas”.

FIAT

Para cada novo modelo lançado, um time na fábrica é formado para eleger o nome. Tudo começa com o briefing da área de produto, com informações detalhadas sobre o modelo, categoria de mercado, diferenciais, concorrentes, enfim, tudo o que define seu lançamento. A lista final tem cerca de 10 nomes. Os que não foram usados podem passar a nomear versões do veículo ou até futuros carros. Toro e Mobi, são exemplos. O nome Argo remete ao mito grego de Jasão e aos Argonautas que viajavam a bordo da nau Argo, construída pelo semideus Argos, sob orientação da deusa Atena. Depois de cumprida sua missão, Argo foi consagrado a Poseidon e se transformou na Constelação de Argo.

Fundo público de R$ 3 bilhões pode bancar candidatos em 2018

Sem doação de empresas, políticos planejam criar novo fundo para que dinheiro público banque campanhas de 2018

Eleitor pode dar o orçamento de um ministério para bancar campanhas políticas em 2018 / Foto: JC Imagem
Eleitor pode dar o orçamento de um ministério para bancar campanhas políticas em 2018
Foto: JC Imagem
Paulo Veras
Três bilhões de reais. Esse é o montante de dinheiro público que pode ser usado para custear partidos e candidatos, inclusive os investigados pela Lava Jato, na eleição do próximo ano, se o principal projeto de reforma política, em discussão na Câmara Federal, for aprovado. Enrolados por denúncias escabrosas de caixa dois, privados de doações empresariais pelo STF e com o histórico de poucas doações de pessoas físicas para campanhas, os políticos perceberam que as fontes de financiamento passaram a ser o principal desafio da próxima disputa eleitoral.
A proposta em tramitação no Congresso prevê a criação de um Fundo Especial de Financiamento da Democracia, orçado em R$ 2,185 bilhões; além dos R$ 820 milhões já previstos no Fundo Partidário para 2018. Tudo dinheiro público; do tamanho do orçamento de um ministério. Mesmo assim, insuficiente para bancar a disputa. Em 2014, só os 11 candidatos à presidência declararam R$ 645 milhões à Justiça Eleitoral. Fora da contabilidade oficial, só os delatores da Odebrecht disseram ter investido R$ 37 milhões naquela corrida pelo Planalto. E outros 22.372 candidatos a governador, senador e deputado também disputaram.
JC-POL0430_FINANCIAMENTO-WEB
“Há um impasse nessa questão da eleição presidencial. Dentro do formato que ela é hoje, com marqueteiro, custo da propaganda na televisão, a conta não fecha. Os recursos são muito volumosos. Seja a campanha para presidente, seja para governador ou mesmo para o Senado”, diz o cientista político Ricardo Ismael, professor da PUC-RJ. Ele acredita, porém, que a proposta de ampliar os recursos públicos para as campanhas vai enfrentar forte resistência da sociedade.


Em 2015, o STF julgou inconstitucional o financiamento de campanhas por empresas, a principal fonte de recursos até então. A decisão barateou as campanhas na disputa municipal do ano passado, mas, como o Brasil não tem histórico de doações individuais, o fundo partidário e o patrimônio dos próprios candidatos é visto como insuficiente para pagar as eleições gerais do próximo ano. No Recife, a eleição para prefeito de 2016 foi quase 30% mais barata que a de 2012. E 94,3% dos R$ 11,2 milhões arrecadados vieram dos partidos ou dos próprios candidatos.

'CAMPANHA POBRE'

“Se mantidas as regras atuais, a próxima eleição presidencial será bastante pobre. E centrada em mídias sociais, televisão e rádio. Não teria presença de candidato na rua, comício, parte gráfica. Não teria nada. Só TV e rádio porque o horário é gratuito. E olhe que a parte mais cara de uma campanha é a confecção de televisão e rádio, mas se acharia um jeito de bancar porque atinge mais gente”, projeta o publicitário Carlos Manhanelli, presidente da Associação Brasileira de Consultores Políticos, que já participou da coordenação de 290 campanhas eleitorais. Para ele, o melhor cenário é trazer de volta as doações empresariais, mas com um dispositivo que impedisse as empresas de prestar serviço a administração dos eleitos para quem elas doaram.

Em jogo disputado, Bahia vence o Vitória por 2×0 e vai à final da Copa do Nordeste

Publicado por Wladmir Paulino 

O Bahia garantiu a vaga na final da Copa do Nordeste ao vencer o Vitória por 2×0, e reverter a desvantagem de 2×1 sofrida no jogo de ida da semifinal. Os autores dos gols foram Allione e Régis. A partida, realizada na Arena Fonte Nova, foi tensa e teve duas expulsões. Após o apito final, alguns jogadores ainda chegaram a trocar tapas na saída para os vestiários.
Foto: Divulgação/ Esporte Clube Bahia
Foto: Divulgação/ Esporte Clube Bahia
O adversário do time baiano sairá da semifinal pernambucana, disputada entre Santa Cruz e Sport. Partida da volta acontece na próxima quarta-feira (3), às 21h45, no Arruda. Na primeira,  nesse sábado (29), quem levou a melhor foi o Tricolor que venceu a equipe Rubro-Negra por 2×1. Este resultado deixou o Santa Cruz  mais perto da vaga, uma vez que poderá até perder por um gol de diferença.
O Bahia foi o senhor absoluto da primeira fase do Nordestão. Teve a melhor campanha, com 14 pontos somados no Grupo B e ainda ostentou. Terminou os seis jogos sem tomar um gol sequer. A campanha não foi mais perfeita porque não venceu tudo. Foram quatro vitórias e dois empates. Tinha como adversário mais duro o Fortaleza, mas começou segurando um 0x0 na estreia.
Depois de vencer o Moto Club por 2×0 na segunda rodada, o único resultado que poderia ser considerado como ‘tropeço’: um 0x0 diante do Altos, mas fora de casa. Daí em diante engatou três vitórias seguidas sobre os três rivais da chave.
Nas quartas de final sofreu o primeiro dos quatro gols tomados na competição ao fazer 4×2 no Sergipe, no Batistão. A classificação bem encaminhada foi corroborada com um 3×0 na Fonte Nova.
A primeira derrota veio justamente para o maior rival. A primeira semifinal o Tricolor de Aço começou bem, encurralando o Vitória e fez 1×0 no começo da partida. Mas o destempero do atacante Gustavo terminou pondo tudo a perder. O jogador entrou em campo no lugar de Hernane e três minutos depois foi expulso. O Leão da Barra conseguiu a virada, mas não sem o Bahia dar alguns sustos.
Ataque desfalcado
Não há dúvida que o ataque é o forte do Bahia. Embora tenha perdido Hernane Brocador com uma fratura na tíbia, os comandados de Guto Ferreira ainda têm Régis e Allione para impor respeito aos adversários. E só lembrando que nos únicos jogos em que não fez gol o Bahia também não levou. É o time que mostra maior equilíbrio entre defesa e ataque.

Dia do Trabalho no Recife será marcado por mais mobilização contra as reformas

Com a grande adesão ao movimento dessa sexta-feira (28), a CUT-PE espera dessa vez um ato menor em crítica ao governo Michel Temer

Ato está marcado para esta segunda-feira (1º), a partir das 9h / Foto: Fernando da Hora/Acervo JC
Ato está marcado para esta segunda-feira (1º), a partir das 9h
Foto: Fernando da Hora/Acervo JC
JC Online

Com a constatação de que "não há nada para comemorar", a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE) realiza nesta segunda-feira (1º) mais um ato no Centro do Recife e em outros municípios do Estado contra a reforma trabalhista, da Previdência e contra o presidente Michel Temer (PMDB). Com a expectativa de menos pessoas aderirem ao movimento, por conta da greve geral já realizada nessa sexta-feira (28), os grupos sindicais estarão concentrados a partir das 9h na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, para não deixar passar em branco o Dia Internacional do Trabalho, tradicional data marcada pelas mobilizações em todo o País.


Pela segunda vez, em menos de três dias, as ruas voltam a ser palco dos atos que tentam estimular o Congresso a adotar uma postura diferente da que tem sido apresentada nas últimas semanas, com a aprovação da reforma trabalhista, com folga, na Câmara e o andamento das discussões sobre a reforma da Previdência na comissão especial do Senado.
Segundo o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, a paralisação do dia 28 foi um momento singular e deve interferir na adesão do movimento do Dia do Trabalho. "Não dá para comparar, a Greve Geral foi um ato que teve todo mundo envolvido participando. Paramos num dia de trabalho normal e fomos protestar. Nesta segunda (1º), faremos a mobilização num feriado, mas o dia não pode ser considerado apenas pela folga. Não dá para deixar passar sem um ato. Há muita luta a ser feita", afirmou.

No Estado, a CUT garante ter mobilizado as centrais em todas as regiões, embora não saiba informar em quantos municípios as mobilizações serão realizadas. "Temos a confirmação de Orobó, Petrolina e Itapetim, mas há muitos outros municípios envolvidos também", acrescentou Veras.
O ato do Dia do Trabalho no Recife será concentrado na Praça Oswaldo Cruz, no bairro da Boa Vista, por volta das 9h. O trajeto do protesto, que contará também com a participação de movimentos culturais, só será definido ao início da mobilização.

Ato comemorativo

Também a partir das 9h, a Força Sindical promove na Praia do Pina, Zona Sul do Recife, o 1º de Maio Solidário. Com atrações como Nadia Maia, Almir Rouche, Musa, a atriz Fabiana Karla e o Maracatu Várzea do Capibaribe, o movimento almeja oferecer ao trabalhador um dia de lazer. Com entrada gratuita, os organizadores solicitam a entrega de um quilo de alimento não perecível para doação.

sábado, 29 de abril de 2017

Polícia: Fábrica de óleo clandestina é fechada em Timbaúba

No local foram encontrados cerca de 2.500 litros de óleo pronto para o comércio

A 46ª Delegacia de Timbaúba, sob o comando do delegado Rodolfo Lima Cartaxo, encerrou na tarde da última quarta-feira (26), as atividades de uma fábrica clandestina de óleo lubrificante em Timbaúba, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. O caso foi divulgado nesta sexta-feira (28). As denúncias sobre o funcionamento irregular do estabelecimento resultaram no envio de policiais civis para investigar os equipamentos e alvarás de funcionamento.

No local, a equipe constatou que a fábrica, que funcionava na Rua Irajá de Almeida Lins, no bairro de Santa Ana, não tinha alvará de funcionamento e nem registro junto a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Além disso, foram encontradas várias bombonas com óleo reciclado, equipamentos e produtos para a produção e cerca de 2,5 mil litros de óleo já pronto para o consumo.

Um inquérito foi instaurado para apuração dos responsáveis pelo caso, que responderão pelo crime contra a ordem econômica.

Com informações da FolhaPE/BlogdoAndersonPereira

Investimento: Fiat prepara segundo parque de fornecedores

Fábrica pernambucana está na fase de estudos de viabilidade e negociações com os fornecedores

Completando nesta sexta (28) dois anos de operação do polo automotivo pernambucano, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) está retomando os estudos de viabilidade e negociações com os fornecedores que devem se instalar no segundo parque de fornecedores do estado. A ideia é que as novas plantas industriais sejam instaladas em um terreno localizado próximo ao município de Goiana, onde o polo foi erguido. Inicialmente, o projeto ficaria em Itapissuma e contaria com pelo menos dez empresas. Porém, a crise econômica reduziu as vendas do mercado automobilístico e fez com que os investidores segurassem o andamento das instalações.

“Agora, dois anos após o início da operação, temos dados para apresentar sobre a planta. Operamos em dois turnos produzindo três modelos. Se o mercado continuar respondendo, já planejamos a implantação de um terceiro turno. Por isso, retomamos as conversas sobre o segundo parque de fornecedores. Ainda não há um prazo para as instalações ou sobre definições do terreno, mas estamos discutindo tudo com interessados”, afirmou o plant manager da fábrica pernambucana, Glauber Fullana.

Segundo Fullana, o polo automotivo Jeep é considerado um case no mercado automobilístico. Em dois anos, a produção chega a 220.713 mil modelos dos Jeep Renegade e Compass, além da picape Fiat Toro. “São mais de 600 unidades por dia”, diz. Do total produzido, 30 mil foram exportados para países da América Latina, como Argentina, Colômbia, Chile, Paraguai e Uruguai. Para tal, os veículos são transportados em caminhões de Goiana ao Porto de Suape. “O trânsito já foi um grande entrave para nós. Existem trechos que travam, mas a operação está sendo efetuada de forma desejável”, avaliou Fullana.

A vocação para exportação fez do polo o principal responsável pelo crescimento de 147% na movimentação do pátio de veículos no Porto de Suape no ano passado. O ritmo continua acelerado neste ano. Somente no primeiro trimestre, o crescimento foi de 48% em relação ao mesmo período de 2016, com a exportação de 8,3 mil carros da FCA, o que equivale a 72% do total de veículos que passam pelo porto.

Energia
A construção da linha de transmissão de 230 kv que atenderá ao polo automotivo Jeep, contrapartida estadual e uma cobrança do setor, deve avançar neste ano. Por nota, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado informou que o prazo para conclusão da linha está previsto para o fim de 2018. “O projeto executivo está atualmente em fase de confecção, com as obras de construção previstas para iniciarem no segundo semestre deste ano”. O investimento é de R$ 71,5 milhões.

Dois anos
Por dentro do Polo Automotivo Jeep:

Modelos fabricados:
Renegade, Toro e Compass

Produção total
220.713 carros

Recorde de produção
652 unidades produzidas em um único dia
30.651 unidades exportadas para a América Latina 

Destino mais longe 
México | Aproximadamente 15 dias de navio
23.375 carretas foram responsáveis pelo transporte da produção. Cada carreta transporta entre oito e dez veículos
8 mil funcionários no polo Jeep. Inclui fábrica e polo de fornecedores
29 anos é a média de idade dos colaboradores da planta Jeep
90% são nordestinos 
80% são pernambucanos
100% de reciclagem dos resíduos gerados na Planta Jeep
50% de redução no consumo de energia por veículo produzido
82% de redução no consumo de água por veículo produzido
33% de redução na geração de resíduo total por veículo produzido
99,42% de recírculo da água

Fonte: Fiat Chrysler Automobilies/DiariodePernambuco
 

“Se Temer tivesse me ouvido, ele não tinha dado o golpe”, diz Lula

Publicado por Amanda Miranda 


Foto: Beto Barata/Presidência da República


Estadão Conteúdo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou nesta sexta-feira (28) que conversou com o presidente Michel Temer (PMDB) antes do processo de impeachment e que pediu para que ele não deixasse Dilma Rousseff (PT) ser tirada do poder durante a discussão do impedimento no Congresso. “Se o Temer tivesse me ouvido, ele não tinha dado o golpe”, afirmou Lula em entrevista à Rádio Guaíba, de Porto Alegre (RS).
O petista não disse, no entanto, em que data conversou com Temer para tentar evitar o impeachment. “Eu conversei muito com o Temer, eu disse que ele não podia rasgar a biografia dele como constitucionalista. Mas, lamentavelmente, eu acho que ele não me ouviu e tomou a decisão que tomou. E eu acho muito ruim para o Brasil”, afirmou o petista.

Lula disse que não adianta Temer dizer agora que o impeachment foi feito pelo ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), preso na Lava Jato. Em recente entrevista, Temer foi questionado sobre o papel de Cunha no impedimento de Dilma e disse que os dois teriam conversado a respeito do encaminhamento na Câmara – e que Cunha dizia que arquivaria os pedidos se tivesse os votos do PT no Conselho de Ética, o que não aconteceu. “O PT tinha que votar contra o Eduardo Cunha mesmo. O problema é que o Temer é um jurista e ele sabia que era um golpe”, afirmou Lula.
Na entrevista, Lula declarou que quer novamente ser presidente da República e que não há plano B para o Partido dos Trabalhadores. “Se eu tinha alguma dúvida, hoje eu posso dizer: eu quero ser presidente da República outra vez. Vou pedir ao povo brasileiro o direito de votar em mim e vou tentar mostrar para eles que eu sou capaz de resolver a crise que o País vive hoje”, disse.
Questionado se o PT tinha um plano B para a candidatura caso a sua fosse inviabilizada por uma eventual condenação na Lava Jato, Lula afirmou que não há alternativa e que tem certeza que poderá ser candidato. “Para mim não tem plano B, o primeiro é plano A, o segundo é plano A. Não tenho nenhuma preocupação de ser impedido porque para você ser impedido é preciso que as pessoas tenham provas concretas e objetivas”, disse.
A decisão de ser novamente candidato, afirmou Lula, veio após o “massacre irresponsável” que sofreu pela força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF) na Operação Lava Jato. Ele destacou que a tentativa de condená-lo nas investigações com o objetivo de tirá-lo da disputa eleitoral o animou para a eleição.

Greve geral

Lula afirmou na entrevista que a greve geral realizada nesta sexta-feira em todo o País deveria mobilizar o Congresso contra as reformas do presidente Michel Temer (PMDB). O petista, no entanto, disse que os parlamentares perderam a “sensibilidade” com o povo.
“A sensibilidade política dessa gente é zero”, disse Lula. Ele afirmou que as pessoas precisam olhar como estão votando os deputados em assuntos de direito dos trabalhadores. “Pode ser que o Congresso comece a mudar de comportamento e o povo passe, nas próximas eleições, a querer um Congresso mais comprometido com a sociedade brasileira, menos conservador.”
Ele afirmou ainda que houve “adesão completa” da sociedade brasileira à greve geral e que o governo precisa entender que o povo não vai aceitar as mudanças na Previdência, a reforma trabalhista e a regulamentação da terceirização.

Manifestantes receberam R$ 100 para irem às ruas, afirma Doria

Dinheiro teria sido repassado por sindicatos. Doria afirmou ainda que movimento foi motivado por partidos da oposição

Manifestantes teriam recebido dinheiro de sindicatos, de acordo com prefeito de São Paulo / Foto: Reprodução/Internet
Manifestantes teriam recebido dinheiro de sindicatos, de acordo com prefeito de São Paulo
Foto: Reprodução/Internet
Estadão Conteúdo

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), criticou os manifestantes que saíram às ruas nesta sexta-feira (28) no dia em que centrais sindicais realizaram uma greve geral no País. Em entrevista à Rádio Eldorado, emissora do Grupo Estado, o tucano disse que muitos dos que foram se manifestar receberam dinheiro dos sindicatos. Ele defendeu ainda o fim da obrigatoriedade do imposto sindical, como proposto na reforma trabalhista.
"Os que pegaram bandeiras, os que gritaram, receberam R$ 100 para fazer isso, um sanduíche e uma lata de refrigerante, além de um transporte parcial para chegar a um ponto da cidade, para gritar nem sabem por quê e nem do quê com o dinheiro da contribuição sindical", disse o prefeito.


Ele afirmou ainda que o movimento foi motivado pelos partidos PT, PSOL e PCdoB, que "adoram essas boquinhas", em referência ao uso da contribuição sindical. Para o tucano, as pessoas que têm "consciência, decência e prudência" não apoiaram esse movimento.

Sem sucesso

Para o prefeito, a greve geral não teve sucesso em São Paulo e no País e ainda fez com que mais pessoas se manifestassem contra a paralisação. "O tiro saiu pela culatra. Não pararam São Paulo e não vão parar", disse.
O prefeito novamente criticou os manifestantes e disse que não conseguiram interromper a chegada dele ao trabalho pela manhã. "Enquanto essa turma dorme, essa turma ronca na cama, eu já estou trabalhando e produzindo faz tempo", disse. Doria contou que, às 6 horas, tentaram interromper o acesso à sua residência, no Jardim Europa, mas que neste horário ele já estava na Prefeitura.

Conta de luz terá reajuste médio de 8,85% a partir deste sábado


Percentual será de 8,85%


Do Jornal do Commercio 
Entra em vigor, a partir deste sábado (29), o reajuste da conta de energia, que será mais salgado do que o inicialmente previsto para os pernambucanos. A diretoria da Aneel aprovou um reajuste de 8,85% para todos os clientes residenciais da distribuidora, incluindo os de baixa renda. Para a indústria, os percentuais de aumento vão variar com os seguintes percentuais: 4,04% (empreendimentos menores), 8,22% (empresas de porte médio) e 5,18% para as fábricas eletrointensivas (que consomem muita energia).
O efeito médio do reajuste foi de 7,62% na conta de todos os seus clientes. Em março último, a própria Aneel divulgou, numa audiência pública, um efeito médio de 1,24% para todos os clientes da distribuidora. Isso implicaria num aumento médio de 2,35% para todos os clientes residenciais e numa redução média de 1,28 para grandes clientes, como a indústria.
Foi a quarta revisão tarifária da Celpe. Nela, geralmente são compensados os investimentos realizados pela empresa e também estabelecidas novas metas de qualidade com relação à frequência da interrupção do serviço e ao tempo em que o mesmo foi interrompido.

Manifestantes enfrentam PM em protesto na frente da casa de Temer

PM usou bomba de efeito moral para neutralizar manifestantes

Manifestantes e PMs se confrontam na casa de Temer, em SP / Foto: Reprodução/GloboNews
Manifestantes e PMs se confrontam na casa de Temer, em SP
Foto: Reprodução/GloboNews
Agência Brasil

O protesto em frente à casa do presidente Michel Temer, em São Paulo, é marcado por confronto entre manifestantes e a PM. A residência fica na zona oeste da capital paulista.
Imagens de televisão mostram a tropa de choque usando bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar os manifestantes. O grupo de manifestantes, alguns com os rostos cobertos, reagem atirando pedras e paus. 


Durante todo o dia, trabalhadores paralisaram as atividades em vários setores do país, especialmente do transporte público, em adesão à greve geral convocada pelas centrais sindicais contra as reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo de Temer. 

Ontem (27), o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Mágino Barbosa, disse que a Polícia Militar não iria permitir bloqueio de vias importantes ou protestos em frente à casa do presidente. “Não é a primeira vez que manifestação vai na direção da casa do presidente de da República. Nós vamos atuar exatamente como atuamos das outras vezes: nós vamos impedir, fazendo bloqueios na chegada à casa do presidente da República”, disse ao falar sobre o esquema montado para acompanhar os protestos de hoje. 

Nota

O presidente Michel Temer está em Brasília. Em nota, Temer manifestou-se sobre os protestos contra as reformas e afirmou que “houve a mais ampla garantia ao direito de expressão, mesmo nas menores aglomerações”. O presidente acrescentou que os debates sobre as reformas – alvo de críticas das centrais sindicais – continuarão a tramitar no Congresso Nacional.

Goleiro Bruno será pai pela quarta vez, diz advogado

Acusado pela morte de Eliza Samúdio, goleiro teria engravidado a esposa, uma dentista

Bruno será pai pela quarta vez / Foto: Reprodução/Internet
Bruno será pai pela quarta vez
Foto: Reprodução/Internet
Estadão Conteúdo

O goleiro Bruno Fernandes, acusado pela morte e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho, será pai pela quarta vez. A mulher do goleiro, a dentista Ingrid Calheiros, está grávida, segundo informação confirmada pelo advogado do goleiro, Lúcio Adolfo.
Além de Bruninho, filho do goleiro com Eliza Samudio, Bruno tem duas filhas com a ex-mulher Dayanne Souza. Adolfo, no entanto, não deu mais detalhes sobre a gravidez. "Isso é questão de família. Eu sou o advogado", disse. A reportagem não conseguiu contato com Ingrid.


Bruno se casou com Ingrid em junho do ano passado, em uma cerimônia realizada na Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) de Santa Luzia, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde cumpria pena.

A cerimônia foi celebrada por uma pastora da Igreja Quadrangular, dentro da Apac.

Prisão

Bruno voltou a ser detido nesta quinta-feira (28) após decisão do Supremo Tribunal Federal. Ele ficou dois meses em liberdade por causa de uma liminar concedida pelo ministro Marco Aurélio Mello em 21 de fevereiro, que o havia liberado com os argumentos de que o jogador tem bons antecedentes e que o recurso da defesa ainda não fora apreciado pelo Tribunal de Justiça mineiro.
Nesta sexta-feira, 28, o juiz da Vara de execuções de Contagem (MG), onde ocorreu o julgamento do jogador Bruno Fernandes, atendeu pedido da defesa do goleiro e autorizou o atleta a cumprir pena em Varginha, onde ele mantém contrato com um time de futebol, o Boa Esporte. Ainda nesta sexta, o advogado do goleiro entrou com um pedido de revogação da prisão preventiva.