Petróleo
Opep: estabilização do mercado de petróleo prosseguirá em 2017
AFP
A Opep indica que o principal motor da demanda serão os combustíveis, graças à recuperação das vendas de veículos nos Estados Unidos, China e ÍndiaFoto: AFP
A estabilização do mercado mundial de petróleo prosseguirá em 2017, com um aumento da demanda e uma produção que continuará em baixa nos países que não integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), afirmou a instituição.
"As condições do mercado contribuirão para eliminar os estoques de petróleo, que serão excedentes em 2017", afirma a Opep no relatório mensal publicado em Viena.
De acordo com a organização, que produz um terço do petróleo mundial, a demanda crescerá em 2017 em 1,2 milhão de barris ao dia (mbd) e alcançará 95,3 mbd. Em 2016 o aumento será similar, a 94,2 mbd.
Por países, os membros da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômicos (OCDE) serão os que mais consumirão (1,1 mbd ao día de aumento total previsto), enquanto a proporção será muito menor nos países em desenvolvimento (0,1 mbd).
A Opep indica que o principal motor da demanda serão os combustíveis, graças à recuperação das vendas de veículos nos Estados Unidos, China e Índia, assim como no setor petroquímico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário