sábado, 16 de julho de 2016

Europa vai comprar mais açúcar do Brasil

Serão 114 mil toneladas anuais acima do que era antes do acordo




Maurício Coutinho/Arquivo Folha
Produtores garantiram na OMC venda do produto
Um acordo firmado nesta semana em Genebra, na Suíça, garantiu aos produtores de açúcar do Brasil mais uma cota de exportação para a Europa. A negociação mediada pela Organização Mundial do Comércio e que envolveu o Brasil e a União Europeia resultou no envio de 114 mil toneladas anuais do produto a mais para o velho continente. A quantidade é referente à média trienal que era enviada diretamente para a Croácia antes desse país ser integrado ao bloco econômico europeu e é dividida entre 78 mil toneladas oriundas de cerca de 30 usinas do Nordeste e o restante do Centro-Sul brasileiro e de outros países.
“Foi um trabalho exitoso pelo Itamaraty, para o Nordeste assegurar um destino programado para as suas exportações com mais 78 mil toneladas destinadas à União Europeia”, afirmou o presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco (Sindaçúcar) e vice-presidente do Fórum Sucronergético, Renato Cunha. De acordo com o Itamaraty, a negociação ocorreu em função das exportações anteriores do Brasil para a Croácia, que foram afetadas por elevação das tarifas de importação em resultado da aplicação da tarifa da União Europeia pela Croácia a partir de sua adesão ao bloco.
Ainda segundo o órgão nacional, além do açúcar, entraram na negociação carnes de frango e de peru, o que aumentará as exportações brasileiras para a União Europeia em cerca de R$ 250 milhões por ano. O Sindaçúcar não mencionou quanto deverá ser o lucro dos exportadores com a nova cota, mas afirmou que renderá cerca de US$ 7 milhões em valor agregado pelo fato de o destino ser a Europa, onde se paga melhor pelo açúcar brasileiro. O acordo tem validade por dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário