terça-feira, 28 de junho de 2016

Programação

Ato programado no Recife marca o Dia Internacional do Orgulho Gay


NE10
Entidades LGBTs de Pernambuco programam passeata e vigília em favor dos mortos pela homofobia / Foto: Gustavo Belarmino/NE10
Entidades LGBTs de Pernambuco programam passeata e vigília em favor dos mortos pela homofobiaFoto: Gustavo Belarmino/NE10

Pelo fim do preconceito e da violência contra a comunidade LGBT no Brasil e no mundo
, representantes de entidades e organizações pelos direitos de gays, lésbicas, bissexuais e transexuais em Pernambuco se mobilizam nesta terça-feira (28), quando comemora-se o Dia Internacional do Orgulho Gay. A partir das 14h, o ato reunirá manifestantes ao lado da Assembleia Legislativa de Pernambuco, no centro do Recife, que sairão em caminhada pela Rua da Aurora a partir das 16h.
Está programada vigília em homenagem aos mortos no massacre em uma boate gay de Orlando, nos EUA, e todos os LGBTs pernambucanos assassinados. Durante o ato, os participantes pretendem acender velas para representar as vítimas de violência.
De acordo com o Grupo Gay da Bahia (GGB), órgão que faz um levantamento anual dos assassinatos de LGBTs no Brasil, foram 313 casos de homicídios registrados em 2013, 327 em 2014 e 318 em 2015. Em 2016, estima-se que, de janeiro a junho, já foram registrados pelo menos 123 casos de homicídios LGBT. O País continua sendo o campeão mundial de crimes motivados pela homofobia e transfobia, segundo agências internacionais. A estimativa é de que uma morte LGBT é registrada a cada 28 horas no País.
Pernambuco lidera, há mais de uma década, o ranking na lista de estados que têm o maior número de casos de homicídios de LGBTs no Brasil.
As entidades e movimentos envolvidos na chamada e organização do ato são: Fórum LGBT-PE; Mães pela Igualdade; Instituto Papai; Instituto José Ricardo; Grupo Gaymado; Amotrans; Natrape; Movimento Gay Leões do Norte; Somos todos iguais; Ruas; CANDASE; SINTEPE; Projeto Abraços; Comitê LGBTs pela democracia; Frente Brasil Popular/PE – Comitê LGBT; Rede Nacional das Pessoas que vivem com AIDS; Frente pela Diversidade; e Fórum de articulação Aids de PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário