Governo planeja novas estações de BRT na Boa Vista
Antes mesmo das seis paradas atuais ficarem prontas, outras duas estações estão em estudo
Leo Motta/Folha de Pernambuco
A ideia de erguer as seis estações surgiu em 2013, como uma forma provisória de acomodar o BRT na via a tempo para a Copa do Mundo. Paradas convencionais foram demolidas para dar lugar às novas estruturas, que seriam fechadas e teriam catracas para permitir o pagamento antecipado da tarifa.
Apesar do formato diferenciado, não possibilitariam o embarque em nível e não seriam refrigeradas, como as outras 15 que já funcionam em trechos do Corredor Leste-Oeste. Quando as obras foram paradas por envolvimento da construtora responsável na Operação Lava-Jato, as estações viraram o retrato do abandono. Foram ocupadas por moradores de rua. A solução só veio com a colocação de tapumes, no início deste ano. Segundo a Secretaria das Cidades, a retomada das obras ocorrerá após o lançamento de uma nova licitação, o que é previsto para janeiro de 2017.
O destino desses pontos depende da concretização das outras duas estações. Se isso não ocorrer, eles atenderão ao BRT, como já estava previsto. Se o projeto sair do papel, as seis estruturas provisórias passarão a atender ônibus convencionais.
O destino desses pontos depende da concretização das outras duas estações. Se isso não ocorrer, eles atenderão ao BRT, como já estava previsto. Se o projeto sair do papel, as seis estruturas provisórias passarão a atender ônibus convencionais.
“Não vai haver prejuízo para o Estado. O que pode acontecer é essas estações não serem usadas por BRTs, e sim por ônibus convencionais, se o que está em estudo for viabilizado. Mas as seis estações que tiveram a construção iniciada serão concluídas”, garante o diretor de operações do Grande Recife Consórcio, André Melibeu.
A implantação das duas estações definitivas para o BRT está na fase de discussão com outros órgãos envolvidos, como a Secretaria Municipal de Mobilidade e Controle Urbano e o Instituto Pelópidas Silveira, já que as estruturas ficariam no meio da Conde da Boa Vista e interfeririam na requalificação finalizada pela Prefeitura do Recife em 2008, a um custo de R$ 14 milhões. “Para a operação do BRT, seria fantástico se saíssem do papel”, complementa Melibeu.
Na avenida, a possibilidade é vista com desconfiança. “O que incomoda é só pensarem nisso depois que se gasta dinheiro. Nem terminaram essas estações e já se pensa em outras”, afirma o soldador José Silva, 57. Em todo o Leste-Oeste, já se investiu 80% dos R$ 169 milhões previstos.
A implantação das duas estações definitivas para o BRT está na fase de discussão com outros órgãos envolvidos, como a Secretaria Municipal de Mobilidade e Controle Urbano e o Instituto Pelópidas Silveira, já que as estruturas ficariam no meio da Conde da Boa Vista e interfeririam na requalificação finalizada pela Prefeitura do Recife em 2008, a um custo de R$ 14 milhões. “Para a operação do BRT, seria fantástico se saíssem do papel”, complementa Melibeu.
Na avenida, a possibilidade é vista com desconfiança. “O que incomoda é só pensarem nisso depois que se gasta dinheiro. Nem terminaram essas estações e já se pensa em outras”, afirma o soldador José Silva, 57. Em todo o Leste-Oeste, já se investiu 80% dos R$ 169 milhões previstos.
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