domingo, 31 de março de 2019

Bolsonaro diz no Twitter que governo estuda reduzir impostos de empresas

Bolsonaro explica que a ideia seria a troca pela cobrança de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) sobre os dividendos

O presidente viaja neste sábado (30) para Israel / Foto: Agência Brasil
O presidente viaja neste sábado (30) para Israel
Foto: Agência Brasil
Estadão Conteúdo

O Ministério da Economia estuda reduzir impostos de empresas a fim de impulsionar a economia brasileira, nos moldes dos Estados Unidos, informou neste sábado (30) no twitter o presidente Jair Bolsonaro. O objetivo, afirma, é gerar competitividade interna, empregos, barateamento do produto e competitividade também no exterior, "a exemplo de @realDonaldTrump, nos EUA."


Bolsonaro explica que a ideia seria a troca pela cobrança de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) sobre os dividendos. Conforme ele, desde 1995 o País não cobra IR sobre a parcela do lucro distribuída aos acionistas de uma companhia, na contramão da prática internacional.
"Atualmente, as empresas do Brasil que lucram mais de R$ 20 mil por mês pagam 25% de IRPJ e 9% Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), totalizando 34%", escreveu.

Israel

presidente viaja neste sábado (30) para Israel. Na última sexta-feira (29), o porta-voz da Presidência da República, general Otávio Santana do Rêgo Barros disse que Bolsonaro deverá discutir e assinar acordos em diversas áreas como defesa, saúde, serviços aéreos e educação.
"Buscaremos acordos concretos nas áreas de ciência, tecnologia, defesa, entre outras. Ótimas expectativas! Israel é uma nação amiga e juntos temos muito a somar", disse ontem também pelo twitter Bolsonaro.

Santa Cruz vence Confiança e enfrenta CRB nas quartas de final da Copa do Nordeste

Os gols da vitória do Santa Cruz foram marcados pelo zagueiro Vitão e o atacante Guilherme Queiroz

Vitão abriu o placar para o Santa Cruz diante do Confiança / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Vitão abriu o placar para o Santa Cruz diante do Confiança
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Davi Saboya
Twitter: @davisaboya
O Santa Cruz entrou em campo buscando a liderança do Grupo A da Copa do Nordeste. Venceu de forma tímida, mas não adiantou. Bateu por 2x0 o Confiança, neste sábado, no Arruda, na última rodada da fase de grupos do Nordestão, e acabou na segunda colocação com 12 pontos. Os gols foram marcados por Vitão e Guilherme Queiroz, que marcou fez o primeiro com a camisa tricolor.
Assim, a Cobra Coral enfrenta o CRB, que chegou a nove na classificação, nas quartas de final. Como avançou de fase entre os dois primeiros, tem o direito de disputar o jogo único dentro de casa. No mesmo grupo, o Fortaleza, líder com 13, recebe o Vitória, que chegou a sete.
O próximo confronto é uma decisão. O Santa enfrenta o ABC, nesta quarta-feira, em Natal, no jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A importância do confronto é tão grande que o técnico Leston Júnior poupou os titulares do duelo contra o Confiança, que também entrou com a equipe reserva e cheia de garotos da base visando o Campeonato Sergipano.

O JOGO

A partida começou fria no estádio José do Rego Maciel. Muita marcação e pouca criação dos dois lados. Tanto que o jogo ficou preso no meio-campo e a primeira ameaça do Santa Cruz foi utilizando o jogo aéreo. E deu certo para os corais que não conseguiram trocar passes no início do confronto.
Aos 11 minutos, pelo lado direito, Marcos Martins cobrou a falta e levantou a bola na grande área. No “primeiro pau”, o zagueiro Vitão desviou de cabeça e abriu o placar. O terceiro gol dele na temporada e no retorno ao time titular, já que perdeu a vaga para o prata da casa João Victor.
Pouco tempo depois, o Tricolor do Arruda teve a chance de ampliar o placar. Mas um lance inacreditável aconteceu. O atacante Elias arrancou pelo lado esquerdo e cruzou rasteiro para o meia-atacante Patrick Vieira, que não aproveitou o lance. Sozinho na pequena área, não dominou direito e bateu em cima do goleiro Genivaldo.
Do outro lado, o adversário pouco ameaçou os donos da casa. O Confiança não conseguiu encaixar uma jogada e apenas assistiu os corais buscando espaço, no entanto, errando muitos passes.


No segundo tempo, os dois clubes voltaram com mais intensidade e o jogo ficou equilibrado. Em boa troca de passes, o lateral Carlos Renato foi até a linha de fundo pelo lado esquerdo e cruzou para Elias tirar tinta da trave na cabeçada. Logo em seguida, foi a vez do Confiança acertar a primeira finalização e assustar a Cobra Coral.
Da meia lua da grande área, Jonatas soltou o pé e acertou a trave do goleiro Ricardo Ernesto. Depois, as duas equipes conseguiram chegar no ataque, mas erravam no último passe. No último quarto do confronto, o técnico Leston Júnior e o comandante Geraldo realizaram as mudanças sem grandes pretensões e visando uma maior minutagem para os respectivos atletas.
E brilhou a estrela do treinador coral. Aos 37, o prata da casa Warley, que entrou na etapa final, puxou o contra-ataque e encontrou Guilherme Queiroz livre pelo lado direito. O atacante dominou, invadiu a grande área e tocou por cima do goleiro Genivaldo.
FICHA DO JOGO - SANTA CRUZ 2X0 CONFIANÇA
Santa Cruz - Ricardo Ernesto, Marcos Martins, Vitão, William Alves e Carlos Renato; Charles, Lucas Gonçalves e Patrick Vieira (Luiz Felipe); Cesinha (Jô), Elias (Warley) e Guilherme Queiroz. Técnico: Leston Júnior.
Confiança - Genivaldo; Aderlan, Zé Carlos, João Paulo e Tauã; Pablo, Jonatas, Bareta e Rafa Marcos (Marcelo Ryan); Amilcar (Vander) e Gustavinho (Juan). Técnico: Geraldo (auxiliar).
Local: Estádio do Arruda, Recife-PE. Árbitro: Adriano Barros Carneiro (CE). Assistentes: Jailson Albano da Silva e Renan Aguiar da Costa (ambos do CE). Gols: Vitão aos 11' do 1ºT e Guilherme Queiroz aos 37' do 2ºT. Cartões amarelos: Carlos Renato e Lucas Gonçalves (Santa Cruz). Pablon e Aderlan (Confiança). Público: 3.523 torcedores. Renda: R$ 15.385,00

Governo autoriza aumento de até 4,33% no preço de medicamentos

O aumento está publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira (29)

Diferentemente de anos anteriores, o reajuste em 2019 será linear para todos os tipos de medicamentos / Foto: Pixabay
Diferentemente de anos anteriores, o reajuste em 2019 será linear para todos os tipos de medicamentos
Foto: Pixabay
Estadão Conteúdo

O governo federal autorizou reajuste de até 4,33% no preço dos remédios para 2019, já a partir deste domingo (31). O aumento está publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira (29) em decisão da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). "As empresas produtoras de medicamentos poderão ajustar os preços de seus medicamentos em 31 de março de 2019, nos termos desta resolução", diz o ato.
Diferentemente de anos anteriores, o reajuste em 2019 será linear para todos os tipos de medicamentos. Este ano, o aumento ficará um pouco acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No acumulado de março do ano passado até fevereiro deste ano, esse índice foi de 3,89%.


O Ministério da Saúde explica em nota que o porcentual não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Com isso, cada empresa pode optar por aplicar o índice total ou menor. "Será uma correção igualitária para os três grupos de insumos: os de maior concorrência, concorrência moderada e concentrada", diz a pasta. De acordo com o ministério, mais de 12 mil apresentações de medicamentos são comercializadas no Brasil.

Monitoramento

Outra resolução da Cmed, também publicada no Diário Oficial extra, dispõe sobre o monitoramento e liberação de critérios para o estabelecimento ou ajuste de preços dos medicamentos isentos de prescrição médica, medicamentos fitoterápicos, produtos tradicionais fitoterápicos e anestésicos locais injetáveis de uso odontológico. A norma "aplica-se a quaisquer pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado que atuem no mercado de medicamentos, dentre as quais, as empresas produtoras de medicamentos, representantes, distribuidoras de medicamentos e o varejo".
Dentre outros pontos, a resolução classifica em três grupos os medicamentos passíveis de monitoramento e liberação dos critérios de estabelecimento ou ajuste de preços.

Suspeito tenta colidir veículo com viatura da PM, é baleado e preso em Afogados

Homem, de 25 anos, foi levado para UPA dos Torrões, no Recife, onde recebeu atendimento

Os PMs atiraram contra o suspeito, que foi atingido duas vezes / Foto: Bruno Campos/TV Jornal
Os PMs atiraram contra o suspeito, que foi atingido duas vezes
Foto: Bruno Campos/TV Jornal
JC Online
Com informações da TV Jornal
Atualizada às 19h24
A Polícia Militar (PM) deteve um homem de 25 anos, suspeito de praticar assaltos na Estrada dos Remédios, Afogados, Zona Oeste do Recife, na tarde deste sábado (30). De acordo com a PM, uma equipe do 12º Batalhão foi verificar uma denúncia de assalto na área, quando tentou se aproximar do veículo que o suspeito dirigia, um Prisma.
Ainda segundo a polícia, Fernando Henrique de Souza Ramos, 25 anos, tentou colidir o carro com a viatura da polícia e, segundo os policiais, fez menção de que ia efetuar disparos com um revólver que portava. Os PMs atiraram contra o suspeito, que foi atingido duas vezes.
Os policiais estavam monitorando Fernando desde o bairro da Estância, ainda na Zona Oeste. Um sargento que estava na ação afirmou que Fernando bateu contra um hidrante depois de rodar na pista após a tentativa de colidir com a viatura. O suspeito chegou a dirigir por cerca de 300 metros com o carro batido, antes de parar e se entregar.


Estado de saúde

Baleado, ele foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento dos Torrões, também na Zona Oeste, onde foi atendido. Segundo a Polícia Militar, o estado de saúde dele é estável.
Com o suspeito, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 com seis munições intactas e um "big big" de maconha. O Prisma que ele dirigia estava com uma placa clonada e também foi apreendido.

quinta-feira, 28 de março de 2019

Santa Cruz cai mais uma vez nas quartas do Pernambucano

Nos pênaltis, o Tricolor perdeu para o Afogados, após empatar em 1x1 no tempo normal
Afogados encara o Náutico na semifinal. / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

Afogados encara o Náutico na semifinal.
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Karoline Albuquerque
Do Blog do Torcedor
Faltava só o Santa Cruz do Trio de Ferro. E vai continuar faltando. Mais uma vez, a equipe cai nas quartas de final do Campeonato Pernambucano. Se o Tricolor tem feito chover em dias de jogos seus, as águas pluviais são só fora de campo. Dentro das quatro linhas, faltou efetividade. O time sofreu e, nas penalidades, perdeu para o Afogados, na noite desta quarta-feira (27), no Arruda.
Durante os 90 minutos, o placar ficou no 1x1, com gols de Rodrigo e Allan Dias empatando. As cobranças de pênaltis terminaram em 3x1 para a Coruja. Pipico marcou o pênalti tricolor, enquanto Neto Costa, Patrick Vieira e Allan Dias desperdiçaram. Jader, Márcio e Thalison fizeram os pênaltis visitantes. Agora, o Afogados enfrenta o Náutico na semifinal. Na outra chave, Sport e Salgueiro duelam por uma vaga na grande decisão do Estadual.

PRIMEIRO TEMPO

Sem o peso da responsabilidade e com a missão cumprida no Estadual, o Afogados não se intimidou na casa do adversário. Tanto que a primeira finalização do jogo foi do time sertanejo, antes dos três minutos de partida.
Mas, esta primeira sem grande perigo. Assim como tudo que se sucedeu durante boa parte da primeira etapa. Desde investida em posição de impedimento do Santa Cruz a cobrança de falta da Coruja sertaneja.
Foi só aos 33 minutos que os visitantes deram o primeiro susto maior ao adversário. Em uma forte finalização de Léo Cotia, o goleiro Anderson foi obrigado a fazer uma boa defesa.
A resposta tricolor chegou três minutos depois. Diego Lorenzi cobrou falta e ninguém alcançou na área do Afogados, fazendo com que Walef defendesse, cedendo escanteio. Nesta cobrança, João Victor cabeceou perto do gol.
Porém, por parte do Santa Cruz, ficou por aí. Trabalhando a bola, o time comandado por Pedro Manta conseguiu uma cobrança de escanteio já aos 45 minutos. Na área coral, Rodrigo, subiu mais que a defesa, cabeceou para baixo, a bola bateu no chão e entrou no gol, sem que Anderson alcançasse.

SEGUNDO TEMPO

O placar aberto no Arruda anotou o quarto gol do atacante no Pernambucano. E aumentou, ou melhor, iniciou a pressão do Santa Cruz no segundo tempo. O começo desta etapa foi apenas o ataque coral em cima da defesa afogadense, com Elias tendo a melhor oportunidade aos 15 minutos.
Pouco depois, aos 17, mais uma investida do Afogados. Léo Cotia avançou no mano a mano com João Victor, abriu para Douglas na direita, que finalizou perto da trave direita de Anderson.
Seria, porém, o Tricolor a finalmente ter efetividade. Aos 20 minutos, Marcos Martins cobrou falta na intermediária, Allan Dias subiu na primeira trave e cabeceou para o gol, igualando o placar. Assim, a partida se dirigiu aos pênaltis.

PÊNALTIS

Nas cobranças de pênaltis, Pipico abriu para o Santa Cruz e Anderson defendeu o chute de Douglas em seguida. A resposta de Walef chegou ao defender a cobrança de Neto Costa e o Afogados empatou com Jader. O goleiro, mais uma vez, defendeu a cobrança de Patrick Vieira e Márcio virou para os sertanejos. Na quarta cobrança, Allan Dias isolou e Thalison colocou o Afogados na semifinal do Campeonato Pernambucano.

FICHA DA PARTIDA - (1) SANTA CRUZ 1x1 AFOGADOS (3)

Santa Cruz: Anderson; Marcos Martins (Neto Costa), João Victor, William e Bruno Ré; Diego Lorenzi, Ítalo Henrique e Allan Dias; Luiz Felipe (Patrick Vieira), Augusto (Elias) e Pipico. Técnico: Leston Júnior
Afogados: Walef; Jader, Oseas, Marcio e Thalison; Douglas, Gustavo, Léo Cotia (Grafite) e Candinho (Juninho); Rodrigo (Madson) e Diego Ceará. Técnico: Pedro Manta
Campeonato Pernambucano (quartas de final) Local: estádio do Arruda, no Recife (PE). Árbitra: Déborah Cecília (FIFA) Assistentes: Bruno Vieira e Danielle Andrade (ambos AB) Gols:Rodrigo, aos 45' do 1T (A); Allan Dias, aos 20' do 2T (S) Cartões amarelos: Douglas Bomba e Oseas (A) Público: 3.259 Renda: R$ 29.410

Vídeo: ônibus pega fogo na Avenida Ayrton Senna, em Piedade

Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para apagar as chamas, não houve feridos.

O incidente aconteceu em frente à Padaria Globo / Foto: Artur Carvalho/Cortesia
O incidente aconteceu em frente à Padaria Globo
Foto: Artur Carvalho/Cortesia
JC Online

Um ônibus da empresa Borborema pegou fogo, nesta quarta-feira (27), na Avenida Ayrton Senna da Silva, Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Segundo o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para apagar as chamas no local, não houve feridos.


Vídeo

Causa

Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte informou que o veículo teve uma pane elétrica. Confira a nota completa:
"O Grande Recife informa que o veículo da linha 061- Piedade com o número de ordem 602 teve uma pane elétrica na Avenida Ayrton Senna, em Jaboatão dos Guararapes, na tarde desta quarta-feira (27). Na ocasião, os passageiros juntamente com os profissionais do transporte que se encontravam dentro do veículo saíram ilesos e foram colocados em outro ônibus. Uma equipe da empresa operadora se encontra no local para realizar a remoção do veículo."


GALERIA DE IMAGENS

Legenda
Anteriores
  • Foto%3A%20Cortesia
  • Foto%3A%20Artur%20Carvalho/Cortesia
  • Foto%3A%20Artur%20Carvalho/Cortesia
  • Foto%3A%20Artur%20Carvalho/Cortesia
Próximas

Serviço

Em caso de acidente, o motorista ou as testemunhas devem entrar em contato com os órgãos de trânsito dos municípios. Na Região Metropolitana do Recife, os principais telefones são:
LocaisTelefone
Recife0800.081.1078
Olinda(81) 3305.1021
Jaboatão3342.1857
Cabo(81) 3521.6763
Paulista(81) 98181.2070
Camaragibe(81) 3458.2983
BRs191
PEs190
Quando há vítimas192 e 193

Polícia detalha prisão de membros de quadrilha suspeita de homicídios em Goiana

O grupo trabalha com assassinatos por encomenda, tráfico de drogas e roubos em Pernambuco e na Paraíba

Fábio foi flagrado com uma quantidade de maconha pronta para a venda, além de uma balança de precisão / Foto: Divulgação/PCPE
Fábio foi flagrado com uma quantidade de maconha pronta para a venda, além de uma balança de precisão
Foto: Divulgação/PCPE
JC Online

A Polícia Civil divulgou nesta quarta-feira (27) os detalhes da Operação Olhos de Fogo, que prendeu três pessoas envolvidas em um grupo suspeito de roubos e homicídios em Goiana, no Grande Recife. Foram presos cinco pessoas, que estariam ligadas ao assassinato de um homem chamado Antônio Bento, ocorrido em 29 de janeiro no município.
Foram presos Daniel Miguel de Sousa e Natanael Miguel de Sousa, seu filho, além de um outro indivíduo identificado como Gerlan Ferreira dos Santos, além de Fábio Antônio da Silva, que tem o apelido de “Coroa”. Pai e filho estariam envolvidos no homicídio investigado. Segundo o delegado Altemar Mamede, que comandou as investigações, esse crime foi o ponto de partida para a tentativa de desbaratar o grupo criminoso, envolvido também em roubos e tráfico de entorpecentes.
“Conseguimos identificar Daniel como o mandante do assassinato de Antônio Bento. O filho dele, Natanael, participou ativamente do crime”, explicou Mamede. As investigações apontam que Gerlan foi contratado para matar Antônio Bento. Para esse homicídio, ele chamou outros dois homens, identificados como Eto e Denis, que estão foragidos.


Quadrilha especializada em assassinatos

O inquérito chegou à conclusão de que Gerlan, Eto, Denis, Fábio Coroa e um suspeito conhecido como Bira fazem parte de uma quadrilha. O grupo trabalha com assassinatos por encomenda, tráfico de drogas e roubos em Pernambuco e na Paraíba.
A operação prendeu Fábio Coroa e Gerlan em Tejucupapo, distrito do município de Caaporã, na Paraíba. Na mesma cidade foram presos Daniel e Natanael. Bira, Eto -- também conhecido como Galego --  e Denis ainda estão sendo procurados.
Fábio foi flagrado com uma quantidade de maconha pronta para a venda, além de uma balança de precisão. Ele foi preso em flagrante por tráfico de entorpecentes. As prisões de Gerlan, Daniel e Natanael foram em cumprimento de mandados de prisão. 

quarta-feira, 27 de março de 2019

Duas crianças ficam feridas após ventania no Recife

Uma menina de 5 anos e seu irmão, de 4, foram atingidos por telhas que se soltaram com a força do vento

O menino já teve alta, enquanto sua irmã continua internada após uma cirurgia para reimplantar um dedo do pé / Foto: Diego Nigro/JC Imagem/Acervo
O menino já teve alta, enquanto sua irmã continua internada após uma cirurgia para reimplantar um dedo do pé
Foto: Diego Nigro/JC Imagem/Acervo
JC Online

Dois irmãos, de 5 e 4 anos, foram atingidos por telhas que foram arrastadas durante uma forte ventania que atingiu o bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife. O acidente aconteceu na rua Epaminondas Mendonça, por volta da 13h desta terça-feira (26), enquanto as crianças caminhavam com a mãe para a escola onde estudam.
A menina, de 5 anos, foi atingida na cabeça, na mão e no pé esquerdo, e teve seu sapato rasgado por uma das telhas. Em consequência, perdeu parte de um dedo e teve outro quebrado. O menino, por sua vez, teve apenas escoriações leves.
Eles foram socorridos por vizinhos e levados para a UPA de Nova Descoberta, de onde foram transferidos para o Hospital da Restauração. O garoto já teve alta, mas a menina segue internada após passar por uma cirurgia para reimplantar o dedo. Segundo a família, a operação não foi bem sucedida.


Testemunhas

No momento da ventania, estavam presentes na casa de dois andares de onde voaram as telhas uma outra menina e sua mãe, que não foram atingidas. Próxima ao local estava a dona de casa Zilda Santana, que presenciou a situação da sua residência.
"A mãe estava levando o casal de filhos pra escola, de repente veio uma ventania bem forte derrubando aquelas telhas. Pensei até que era um carro entrando na minha casa, o barulho era muito alto. Eu estava com minha filha gestante e ela ficou até passando mal", relata Zilda.

Pedido de prisão do prefeito de Camaragibe é negado pela Justiça

Além do prefeito, mais oito agentes públicos também estão sendo investigados

O gestor teria desviado dinheiro público com mais 8 agentes públicos do município / Foto: Marcos Pastich/ Arquivo JC Imagem
O gestor teria desviado dinheiro público com mais 8 agentes públicos do município
Foto: Marcos Pastich/ Arquivo JC Imagem
Da Editoria de Política
Atualizada às 11h50
Na manhã desta quarta-feira (27), em coletiva para a imprensa, a pela Polícia Civil disse que o prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB) e outros sete agentes públicos, foram autores de um esquema de corrupção que teria desviado dinheiro dos cofres da cidade. A polícia também contou que solicitou a prisão e o afastamento cautelar do gestor municipal para a Justiça, mas os dois pedidos teriam sidos negados pelo desembargador Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Mauro Alencar. 
Os suspeitos foram alvo da Operação Harpalo, deflagrada na última terça-feira (26). O petebista teira cometido os crimes de organização criminosa, fraude à licitação, peculato e lavagem de dinheiro. 
Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), serviços como fornecimento de merenda escolar, compra de matéria gráfico, distribuição de material médico hospitalar, publicidade e locação de imóveis são algumas das atividades suspeitas investigadas. 
"Estamos investigando basicamente o diferente do que foi contratado e na execução não é realizado aquilo que foi previsto.O Tribunal está auditando contratos de fornecimento de medicamentos, fornecimento de refeições, tanto hospitalar quanto de merenda escolar. A gente está analisando o fornecimento de material escolar, materiais gráficos. Tudo ainda está sob análise, mas que há sim irregularidades nesses contratos", afirmou o gerente regional da Metropolitana Sul do TCE, Elmar Pessoa.  
As empresas envolvidas no esquema de corrupção, até o momento, foi a vencedora do contrato, C.A. Construções Civis LTDA, localizada em Natal (RN) e a empresa concorrente Esfera Construções, que fica em São Lourenço da Mata, interior de Pernambuco.  
Além de Camaragibe, foram cumpridos mais quatro mandados nos municípios pernambucanos de São Lourenço da Mata, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Gravatá e dois no Rio Grande do Norte.


Respostas

O JC entrou em contato com a prefeitura de Camaragibe, mas o órgão afirmou que manterá a mesma nota que foi encaminhada na última terça-feira (26). Na nota, a prefeitura afirma que todos os processos de licitação têm sido realizados de "forma transparente e legal". Confira a nota completa:

"A respeito da Operação Harpalo da Polícia Civil em Camaragibe, a Prefeitura Municipal esclarece que todos os processos de licitação têm sido realizados de forma transparente e legal. O órgão municipal irá aguardar as investigações para que todas as medidas legais e necessárias sejam tomadas, a fim de que tudo seja esclarecido."
Já a resposta do Tribunal de Justiça sobre a decisão que negou a prisão e o afastamento do prefeito de Camaragibe, informaram que ainda será possível que outras medidas poderão ser tomadas durante a investigação. Confira:
O desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Mauro Alencar, é o relator do inquérito policial que apura supostos crimes praticados pela Administração Municipal de Camaragibe. O magistrado informa que, analisando os autos, deferiu algumas medidas cautelares requeridas pela autoridade policial e pela Procuradoria da Justiça. No entanto, como a investigação ainda não foi concluída, outras medidas ainda poderão ser adotadas para subsidiar eventual oferecimento da denúncia pelo procurador geral da Justiça. Por fim, informou o desembargador relator que o inquérito tramita no âmbito do TJPE sob sigilo, e qualquer pronunciamento do Judiciário fora dos autos poderá prejudicar a fase inquisitiva.

Operação 

Ainda nessa terça (26), o delegado Jean Rockfeller, responsável pela Diretoria Integrada Especializada (Diresp), afirmou que todos os crimes investigados pela Operação Hárpalo, deflagrada na manhã desta terça-feira (26), aconteceram na gestão do atual prefeito de Camaragibe, Demóstenes Meira (PTB).
"Tudo faz parte da administração do prefeito. Isso é objeto da operação da Polícia Civil, que está investigando a gestão do prefeito e seus auxiliares", disse o delegado Jean Rockfeller ao ser questionado sobre o envolvimento de Meira nos crimes de fraude em licitação, corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Segundo o delegado Jean, o secretário de Serviços Públicos e Infraestrutura de Camaragibe, Silvano Queiroz, foi afastado cautelarmente de suas funções. Na operação também foram cumpridos dois mandados de medida protetiva contra o prefeito Demóstenes Meira e um de seus assessores. "A medida serve para proteger a testemunha de possíveis agressores. Portanto, o prefeito e o assessor não podem se aproximar da testemunha, para não atrapalhar as investigações", falou o delegado.