segunda-feira, 20 de março de 2017

Felicidade

Brasil é o 22° país mais feliz do mundo, aponta relatório


NE10
Maioria dos países nos últimos lugares do pódio fica na África / Foto: Pixabay
Maioria dos países nos últimos lugares do pódio fica na ÁfricaFoto: Pixabay
Segundo o Relatório Mundial da Felicidade 2017, divulgado nesta segunda-feira (20), em Nova Iorque, o Brasil é o 22º país mais feliz do mundo. O estudo levou em consideração 155 países, utilizando dados coletados entre 2014 e 2016. O país mais bem colocado foi a Noruega, que saiu da quarta posição no ano passado, para a primeira este ano, desbancando a Dinamarca que agora consta na segunda posição. A lista foi elaborada pela Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDSN) e divulgada devido ao Dia Internacional da Felicidade, celebrado desde 2012.
O levantamento leva em consideração o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, a expectativa média de vida, a percepção de apoio recebido no ambiente social e a percepção de confiança no governo e nas empresas em relação à corrupção. Também são levados em consideração critérios como percepção dos entrevistados quanto à liberdade de tomar decisões próprias que influenciam suas vidas e a generosidade em relação a doações. Pontos negativos, como preocupações, tristeza e raiva também desempenham um papel no estudo.

Na América Latina, o país mais bem colocado foi a Costa Rica, que ficou com a 11ª colocação, com 7,079 pontos. O país é seguindo por Chile (20), Brasil (22), Argentina (24) e México (25), todos com mais de 6,5 pontos.
Os últimos colocados no ranking são Tanzânia, Burundi e República Central Africana. Com exceções, entre outros, de Síria, Afeganistão, Haiti, Ucrânia e Iêmen, a maioria dos 30 países em pior colocação fica na África.
São Paulo

Morador encontra onça-parda dentro de casa no interior de SP


Agência Estado
O felino, um exemplar jovem, com cerca de 50 quilos, foi examinado por um veterinário, que o considerou apto para retornar à natureza. A onça foi solta em uma área de matas, em Quatá, cidade vizinha. / Foto: Reprodução
O felino, um exemplar jovem, com cerca de 50 quilos, foi examinado por um veterinário, que o considerou apto para retornar à natureza. A onça foi solta em uma área de matas, em Quatá, cidade vizinha.Foto: Reprodução
Um morador levou um grande susto ao chegar em casa e encontrar, no interior do imóvel, uma onça-parda, neste domingo, 19, em Bastos, cidade do interior de São Paulo. A onça, também conhecida como suçuarana, estava no corredor interno da casa, que dá acesso ao quintal. Assustado, o homem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que usou uma armadilha para capturar o animal.
O felino, um exemplar jovem, com cerca de 50 quilos, foi examinado por um veterinário, que o considerou apto para retornar à natureza. A onça foi solta em uma área de matas, em Quatá, cidade vizinha.

Embora tenha se tornado rara em algumas regiões do Sudeste brasileiro, a onça-parda não é considerada em risco de extinção pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Estudo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mostrou que, no Estado de São Paulo, com a redução das matas, seu habitat original, o felino acabou se adaptando aos canaviais.
Há um mês, os bombeiros resgataram uma onça-parda em pleno centro da cidade de Lins, na região noroeste paulista. Ainda no final de fevereiro, uma onça-parda foi flagrada pelas câmeras "passeando" em um condomínio fechado, em Salto.

Jiboia

Na sexta-feira, 17, uma jiboia de 1,5 m invadiu a garagem de uma casa, em Pedreira, na região de Campinas. Na tentativa de capturar o réptil, um bombeiro civil da Brigada de Emergência da cidade foi atacado pela cobra. Ferido no braço, o homem foi levado para um hospital e recebeu atendimento.
A jiboia não é animal peçonhento, ou seja, não injeta veneno nas vítimas, mas a mordida pode transmitir bactérias. Conforme a brigada, a cobra estava agitada porque os moradores a acuaram com paus, antes da chegada dos bombeiros. O réptil foi solto em um bosque da cidade.
Câmara

Deputados querem esclarecimentos sobre denúncias da Operação Carne Fraca


NE10
 / Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A Frente Parlamentar da Agropecuária da Câmara dos Deputados defende a realização de audiência pública no Congresso sobre os desdobramentos da Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira (17) pela Polícia Federal. As investigações apontaram diversas irregularidades no controle sanitário de carnes produzidas no País.
O presidente da frente, deputado Nilson Leitão (PSDB-MT), acompanhou reunião no Palácio do Planalto no fim de semana sobre a operação. O parlamentar ressaltou que é preciso punir os responsáveis pelas irregularidades, mas sem demonizar todo o setor. "O Brasil tem 4.837 unidades de processamento animal. Desses, apenas 21 estão citados na operação, pelo menos, por enquanto. Sendo duas unidades de embutidos de frango no Paraná, mais uma unidade da BRF que está fechada desde fevereiro, proibida de exportação”, disse.
Leitão: menos de 0,5% das unidades de processamento animal existentes no País foram citadas na operação da PF
Leitão: menos de 0,5% das unidades de processamento animal existentes no País foram citadas na operação da PFFoto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Leitão ressalta ainda que, dos 11 mil servidores do Ministério da Agricultura, apenas 33 foram envolvidos por desvio de conduta e estão sendo investigados. “Ora, o Brasil exporta para 185 países. Nós representamos 40% da exportação de carne de aves para o mundo inteiro."
A União Europeia decidiu nesta segunda-feira (20) que vai suspender a importação de carne de todas as empresas brasileiras envolvidas na operação Carne Fraca. Os governos da China e do Chile também disseram que vão barrar temporariamente a entrada de toda carne brasileira.
Em nota, a Frente Parlamentar da Agropecuária diz que é preciso debater a Operação Carne Fraca com todos os representantes do segmento de carne e com a sociedade civil. Dessas discussões, segundo a frente, pode resultar um novo modelo de controle sanitário no País.

CPI na Câmara sobre a Operação Carne Fraca

Na Câmara, as lideranças do PT e do PSOL já defendem a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) sobre a produção de carne no Brasil.
O líder do PT, Carlos Zarattini (SP), disse, em nota, que o Congresso deve contribuir com as investigações, para evitar danos à imagem do Brasil no exterior, assim como as exportações.
O deputado Ivan Valente (Psol-SP) também defendeu a coleta de assinaturas para uma CPI e argumentou que é preciso esclarecer a citação ao ministro da Justiça, Osmar Serraglio, nas investigações da Polícia Federal.
Zarattini: o Congresso tem que contribuir com as investigações
Zarattini: o Congresso tem que contribuir com as investigaçõesFoto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Já o líder do PPS, deputado Arnaldo Jordy (PA), afirmou que irá acompanhar os desdobramentos da operação, mas também não descarta a criação de uma CPI sobre o caso.
Jordy foi membro da CPI do Bndes, que funcionou até fevereiro de 2016 na Câmara, e também foi autor de um pedido de convocação para ouvir os executivos do grupo frigorífico JBS/Friboi no colegiado sobre suposto favorecimento das empresas na concessão de empréstimos pelo Bndes.

Economia: Falência do Grupo João Santos

Por Rubens Frota, do Jornal O Estado do Ceará

Com 12 fábricas, detendo 13% do mercado de cimento no Brasil, acaba de falir, oficialmente, o Grupo João Santos, dono da marca Nassau. A Nassau produzia 6,4 milhões de toneladas de cimento. Mas, o Grupo João Santos não era só cimento. Tinha usinas de açúcar e etanol, de papel e celulose e uma rede de comunicação, a Rede Tribuna.

No epicentro dos atrasos salariais e desvalorização de seus produtos está a questão familiar. Uma reportagem produzida pela revista Isto É Dinheiro, em 2010, já anunciava a crise instaurada que, mais cedo ou mais tarde, resultaria na situação local. No entanto, o império do Grupo começou a andar mal das pernas há sete anos, na ocasião da morte do patriarca e presidente do conglomerado, João Pereira dos Santos.

Segundo a reportagem, a briga pelo controle do grupo teria de um lado Fernando Santos, José Bernadino Santos e Maria Clara Santos, filhos de João Santos, e do outro lado, as irmãs de João Santos, Ana Maria Santos e Rosália Santos, além de Alexandra. Rodrigo e Maria Helena, filhos do primogênito João Santos Filho, que faleceu na década de 80. As discórdias entre os parentes de João Santos começaram em 2009, durante o inventário de bens deixado por ele.

sábado, 4 de março de 2017

Polícia: Acusado de homicídio é preso em Caaporã

A Polícia Civil da Paraíba, através da equipe do Núcleo de Homicídios Litoral Sul da 6ª Delegacia Seccional de Alhandra, prendeu na tarde desta sexta-feira (03), um criminoso acusado de praticar homicídio em desfavor de Andegilson Simplício da Silva, o popular "Andrinho".

O acusado Elton Dyony Tenório de Almeida, vulgo "Macaxeira", de 19 anos, foi preso em cumprimento de mandado de prisão preventiva, expedido pela Comarca de Caaporã. O crime ocorreu em 19 de janeiro de 2017, por volta das 20h30, na Praça do Colorido, no município de Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba. Na ocasião, a vítima foi alvejada por disparos de arma de fogo e, depois de socorrida com vida, veio a óbito no Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa.

Elton confessou a prática do crime e encontra-se recolhido na Cadeia Pública de Alhandra, onde aguardará realização de audiência de custódia.

blog do anderson pereira

quinta-feira, 2 de março de 2017

Depoimento

Odebrecht diz que 4/5 de doações para chapa Dilma-Temer são de caixa 2


Estadão Conteúdo
Marcelo lembrou que o valor acertado para a campanha presidencial do PT de 2014 foi de R$ 150 milhões / Foto: Arquivo/Agência Brasil
Marcelo lembrou que o valor acertado para a campanha presidencial do PT de 2014 foi de R$ 150 milhõesFoto: Arquivo/Agência Brasil
Em depoimento à Justiça Eleitoral realizado nesta quarta-feira (1º), o executivo Marcelo Odebrecht, herdeiro e ex-presidente do grupo que leva seu sobrenome, afirmou que 4/5 das doações para a campanha presidencial de Dilma Rousseff tiveram como origem o caixa 2. A audiência comandada pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Herman Benjamin ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em Curitiba. 
Segundo relatos, Marcelo afirmou no depoimento que a petista tinha dimensão da contribuição e dos pagamentos, também feitos por meio de caixa 2, ao então marqueteiro do PT, João Santana. A maior parte dos recursos destinados ao marqueteiro era repassada em espécie.
As negociações eram feitas diretamente entre Marcelo, Santana e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Na audiência, Marcelo cita inclusive um encontro que teria tido com Dilma no México, ocasião em que teria lembrado que os pagamentos feitos a Santana estavam "contaminados", uma vez que as offshores utilizadas por executivos do grupo serviam para pagamento de propina. 

Marcelo lembrou que o valor acertado para a campanha presidencial do PT de 2014 foi de R$ 150 milhões. Deste total, R$ 50 milhões eram uma contrapartida à votação da medida provisória do Refis, encaminhada ao Congresso em 2009, que beneficiou a Braskem, empresa petroquímica controlada pela Odebrecht e pela Petrobras. 

Ao detalhar a distribuição de recursos, Marcelo informou ainda que R$ 10 milhões foram diretamente para a campanha de Dilma, como doação oficial. Outros R$ 5 milhões foram repassados via PT Também teriam ocorridos pagamentos de "dezena de milhões" para partidos aliados.
Marcelo foi questionado sobre o início da relação com o governo do PT. Ele ressaltou que as primeiras conversas ocorreram em 2008, quando o ex-ministro Antônio Palocci o procurou para pedir doações para as eleições municipais daquele ano, especificamente para as que João Santana estava trabalhando. 
Na ocasião, o empresário disse a Palocci que não lidava com campanha municipal, mas apenas com as presidenciais. Considerou, contudo, que podia ser acertado um valor para 2010 e que, quando chegasse o período da campanha presidencial, a quantia entregue para a campanha municipal seria descontada. Quando Palocci deixou a Casa Civil, Dilma teria definido que o novo interlocutor seria Guido Mantega, dessa forma estava encerrada a conta "italiano" e esta sendo aberta a "pós-italia".
Torre e Madalena

Falha técnica provoca queda de energia em dois bairros no Recife


NE10
Escuridão tomou conta das ruas da Madalena e da Torre / Foto: Luiza Freitas/JC
Escuridão tomou conta das ruas da Madalena e da TorreFoto: Luiza Freitas/JC
Por volta das 23h desta quarta-feira (1º) foi registrada uma queda de energia elétrica em parte dos bairros da Madalena e da Torre, na região Oeste do Recife. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Celpe, uma falha técnica em um equipamento provocou o problema.

Ainda de acordo com a Celpe, há equipes da companhia no local para manutenção e retorno da energia. A previsão é que o problema seja resolvido dentro de uma hora.
Rede social

Snap estreia em Wall Street avaliada em US$ 24 bilhões


AFP
No mundo de redes sociais, o Snapchat é considerado por alguns especialistas como uma aposta segura no mercado / Foto: AFP
No mundo de redes sociais, o Snapchat é considerado por alguns especialistas como uma aposta segura no mercadoFoto: AFP
Snap, a companhia matriz do popular aplicativo de mensagens instantâneas Snapchat, anunciou nesta quarta-feira (1º) que ingressa em Wall Street nesta quinta, com um valor de US$ 17, o que dará à empresa um valor de mercado de cerca de US$ 24 bilhões.


A empresa fixou sua oferta inicial pública por ação em US$ 17, acima do valor entre US$ 14 e US$ 16 estabelecidos inicialmente, em meio a uma grande demanda de papéis por parte dos investidores, indicou a empresa em um comunicado.
Ao todo, 200 milhões de ações serão postas no mercado, mas 55 delas já são propriedade dos atuais fundadores e dirigentes da empresa.
Trata-se da maior entrada de ações desde que o gigante chinês do e-commerce Alibaba ingressou em Wall Street em 2014 e a maior companhia americana a fazer sua estreia no mercado desde o Facebook em 2012.
Nesta quinta, as ações da empresa começarão a ser comercializadas sob o símbolo SNAP na Bolsa de Nova York.
No mundo de redes sociais, o Snapchat é considerado por alguns especialistas como uma aposta segura no mercado, como o Facebook, enquanto outros veem uma aposta medíocre, como o Twitter.
Crime

Fanáticos religiosos ameaçam família de jovem queimada na Nicarágua


AFP
 / Foto: reprodução
Foto: reprodução
A nicaraguense Vilma Trujillo, de 25, morta em um ritual de exorcismo em uma comunidade do Caribe, será enterrada longe de sua aldeia, devido às ameaças que sua família estaria recebendo de fanáticos religiosos - informou a representante de uma ONG nesta quarta-feira (1º).

O corpo da vítima será enterrado por seu marido Reynaldo Peralta na distante comunidade caribenha Castillo de Casa Alta, disse à AFP a defensora dos direitos humanos, Herenia Amaya.
A Polícia escoltou o caixão que deixou Manágua, nesta quarta, já que "o marido estava com medo", relatou Amaya.
"Se chegar aqui, matamos você", foi uma das mensagens que Peralta contou ter recebido da família e de seguidores do pastor Juan Rocha, que dirigiu o ritual e está detido, relatou Amaya.
Amarrada e jogada em uma fogueira durante um ritual religioso para purificar sua alma "endemoninhada", Vilma não resistiu às graves queimaduras no corpo e faleceu no hospital na terça-feira (28), segundo uma fonte oficial.

Mãe de dois filhos, a vítima morreu no hospital Lenín Fonseca da capital, depois de passar vários dias internada em estado grave, afirmou a vice-presidente e porta-voz do governo, Rosario Murillo.
A mulher "foi queimada em 22 de fevereiro por membros de sua comunidade, alegando estar possuída", disse a vice-presidente à imprensa oficial, classificando o ato como "lamentável e condenável".
A tragédia aconteceu na remota comunidade El Cortezal, na região do Caribe Norte da Nicarágua.
Segundo relatos de familiares e grupos feministas aos jornais locais, Vilma foi retida e submetida a um ritual por Juan Rocha, que se fazia passar por pastor da Igreja da Assembleia de Deus.
"É uma ordem de Deus queimar o corpo da vítima para sanar o espírito maligno que está dentro dela", teria dito o pastor, durante o ritual, segundo o Nuevo Diario.
O presidente da Assembleia de Deus, Rafael Arista, negou ao Canal 15 de Manágua que Rocha fosse membro de sua congregação e rejeitou qualquer vínculo com o crime.
"Minha mulher não estava endemoninhada. O que fizeram nela foi uma bruxaria", disse o marido da vítima ao jornal La Prensa.
Canadá

Internautas estão apaixonados pelas fotos antigas de Justin Trudeau


NE10
Fotos antigas de Trudeau têm arrancado suspiros de internautas / Foto: reprodução
Fotos antigas de Trudeau têm arrancado suspiros de internautasFoto: reprodução
O primeiro-ministro do Canadá tem dado o que falar por sua política humanitária, acolhedora e oposta ao do líder do país vizinho Estados Unidos, Donald Trump. Justin Trudeau, além de reunir os requisitos para se tornar um grande representante, também é referência no assunto beleza. Aos 45 anos, tem chamado a atenção de homens e mulheres pela boa aparência e, mais recentemente, fotos de sua juventude deixaram internautas ainda mais apaixonados por ele.


Em diversas imagens compartilhadas nas redes sociais, como o Twitter, o premiê canadense é elogiado e alvo de cantadas. "Trudeau poderia até me atropelar que eu o agradeceria", brincou uma usuária no Twitter. "Bom dia a todos, especialmente ao Trudeau jovem", diz outra. "O jovem Justin Trudeau está aqui para levá-lo até ao baile e quebrar seu coração." Alguns até tentam comparar a aparência de Trudeau com a de Trump.

Confira alguns tweets sobre Justin Trudeau: